segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Mais um governador bolsonarista deve cair

Charge: Bagge
Por Altamiro Borges


Mais um governador eleito na cavalgada bolsonarista de 2018 está prestes a ser defecado do cargo. Depois do “tiro na cabecinha” de Wilson Witzel, deposto no Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa de Tocantins aprovou na semana passada, por unanimidade, a abertura de processo de impeachment contra Mauro Carlesse (PSL). Acusado de vários crimes de corrupção, ele já estava afastado do governo desde outubro após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Bolsonaro e o tributo ao facínora Major Curió

Sergio Moro: De herói de araque a traidor

Cuba e o pão nosso de cada dia

Ilustração: Ares (cartilha Plan San de Cuba)
Por Frei Betto, em seu site:


Em novembro, passei duas semanas em Cuba para assessorar o governo no programa de Soberania Alimentar e Educação Nutricional, apoiado pela FAO, Oxfam e União Europeia. Lançado em fevereiro de 2020, o programa, conhecido como Plan San, teve aprovação oficial em julho de 2020. Em breve, o parlamento cubano dará sua chancela à Lei de Segurança Alimentar e Educação Nutricional.

O Plan San se centra em quatro objetivos fundamentais: 1) Reduzir significativamente a importação de alimentos; 2) Incrementar a produção local de alimentos, valorizando a agricultura familiar, urbana e suburbana; 3) Ampla campanha de educação nutricional; 4) Intensa comunicação do Plan San.
Os objetivos estão interligados, e sua execução envolve a atuação articulada de todos os ministérios do governo, bem como instituições e associações do país (Comitês de Defesa da Revolução, Federação de Mulheres, sindicatos, cooperativas etc).

Desmontando o mito da austeridade fiscal

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Orçamento, teto de gastos, dívida pública, reforma tributária, mercado financeiro, desmonte da Petrobras, bolsa-família e alternativas à catastrófica política econômica de Paulo Guedes são temas tratados no seminário “Decifrando o economês e desmontando o mito da austeridade fiscal”, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em junho último e agora aberto ao público.

Pedro Monzón: 'A revolução cubana é o povo'

Cena emblemática do filme de Coppola: um bolo com desenho
da ilha sendo repartido entre chefes mafiosos. Foto: arquivo GMB
Do site da CTB:

Em uma longa entrevista aos jornalistas Umberto Martins e Osvaldo Bertolino, o Cônsul Geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón, mostra as razões pelas quais recorrentes ofensivas dos Estados Unidos para sufocar a Revolução e reinstalar no país um regime capitalista subserviente a Washington são rechaçadas e têm fracassado ao longo da história. A Revolução resgatou a dignidade do povo. Consumada em 1959, sob a liderança de Fidel Castro e Che Guevara, completa 63 anos no reveillon de 2022. Antes da vitória dos rebeldes a sedutora ilha caribenha era governada pelo ditador Fulgêncio Batista e mais parecia um grande bordel controlado pela máfia estadunidense, como sugere “O poderoso chefão (2)”, filme do célebre cineasta Francis Ford Coppola.

A primeira advogada do Brasil

O pensamento desenvolvimentista no Brasil

A mídia rumou para o golpe com o mensalão

Moro é conspirador, movido por uma obsessão

Ratinho perde 40% da audiência e afunda no SBT

Charge: Berzé
Por Altamiro Borges


O apresentador Ratinho vai ter que bajular ainda mais o fascista Jair Bolsonaro e o seu patrão Silvio Santos para se salvar. Segundo o site especializado Notícias da TV, o seu programa de baixarias no SBT perdeu mais de 40% da audiência em apenas três anos. Ele está derretendo no Ibope e vive a sua maior crise, inclusive com a fuga de anunciantes.

No ar desde 1998, o Programa do Ratinho fechou com 9,4 pontos de média anual de audiência em São Paulo em 2018. No ano seguinte, ele caiu para 8,7; depois, foi para 6,2; e o Ibope de 2021, até 6 de dezembro, estava em 5,4 – queda de quatro pontos de média e de 42,6% em três anos. O puxa-saquismo não lhe rendeu audiência!