domingo, 5 de dezembro de 2021

Planos de saúde preparam golpe contra idosos

Por Altamiro Borges


Os idosos brasileiros estão novamente na mira do "deus-mercado". Ou eles se organizam em entidades para lutar pelos seus direitos, como sindicatos e associações, ou sofrerão duros retrocessos em breve. A jornalista Mônica Bergamo revelou na Folha na semana passada que a "Câmara Federal debate alterar estatuto do idoso pra permitir aumento de planos de saúde".

O fascista da Cultura contrata sem licitação

Por Altamiro Borges

Todo metido a valentão, o ex-ator global Mário Frias, que hoje comanda a Secretaria Especial de Cultura, está calado e até escondeu a arminha que gosta de ostentar pela Esplanada dos Ministérios em Brasília. O jornal O Globo revelou nesta semana que a sua pasta contratou sem licitação, por R$ 3,6 milhões, uma empresa sem funcionários ou sede física.

Segundo a bombástica denúncia, a Construtora Imperial Eireli, da Paraíba, foi escolhida a dedo para prestar serviços de conservação e manutenção do Centro Técnico Audiovisual, no Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a matéria, a empresa está em nome de Danielle Nunes de Araújo, que em 2020 se inscreveu e recebeu o auxílio emergencial por oito meses.

O que as quatro últimas pesquisas sinalizam?

Lula com Alckmin: O Brasil vale uma missa

Lula e Alckmin. Foto: Maurício Lima/AFP
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Bastou Lula admitir que está "em processo de conversa" com Alckmin, e este afirmar que está "caminhando" a ideia de sua participação como vice na chapa do petista, para começar o ranger de dentes na esquerda e na direita.

Enquanto nas redes militantes petistas esconjuram a aproximação com o "neoliberal", porta-vozes da direita na mídia atacam o ex-governador, reduzindo seu gesto político a mera desejo de vingança contra João Dória.

E com isso, sectários dos dois lados estão dizendo que, apesar dos discursos feitos nestes últimos tristes tempos, para eles a prioridade não é derrotar Bolsonaro e o fascismo, restaurar plenamente a democracia e tirar o país da decadência intolerável a que foi condenado pela ignorância e a incompetência do bolsonarismo.

Bolsonaro e as mentiras do fascista chileno

José Pérez Debelli 
Por Caio Teixeira e Leonardo Wexell Severo, de Santiago

A reforma administrativa de Bolsonaro, em votação na Câmara dos Deputados, tem os mesmos fundamentos da realizada pelo ditador Augusto Pinochet no Chile e, caso aprovada, provocará os mesmos danos aos servidores, à sociedade e ao país. É o que alerta nesta entrevista José Péres Debelli, presidente da Associação Nacional dos Empregados Fiscais (ANEF), a maior entidade de servidores públicos do Chile, demonstrando no que foi transformado o Estado após ser privatizado, afogado pela onda neoliberal. Também vice-presidente de Comunicações da Central Unitária de Trabalhadores (CUT), Pérez alerta para a relevância do momento político diante do fascismo e da necessidade de unidade, mobilização e consciência para derrotar a José Antonio Kast.

O algoz do futuro golpeia a memória nacional

Charge: Enio
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Desde os primeiros dias deste malsinado governo, o bolsonarismo vem dando sinais inequívocos de sucesso na macabra faina a que se atribuiu, qual seja, a de destruir o país. O que poderia sugerir loucura, revela método, aplicação e coerência. Não nos esqueçamos do discurso que o capitão, recém empossado, pronunciou na embaixada brasileira em Washington em jantar com o qual recepcionou líderes da direita mais primitiva dos EUA. Ditou, no seu conhecido estilo tatibitate: “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o nosso povo. Nós temos é que desconstruir muita coisa. Desfazer muita coisa”. (Valor, 18/03/2019). Impune, sem peias, protegido pelos engalanados pendurados em comissões e sinecuras, está levando a cabo o projeto diabólico.

Os Lulas da internet incomodam os jornalões

Reprodução do Twitter: Podpah
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A Folha sempre foi o mais prepotente dos jornais das grandes organizações. Ao publicar hoje a notícia sobre a presença de Lula ontem no podcast Podpah, a Folha diz que este é um “programa online apresentado por dois influenciadores digitais”.

Os influenciadores que a Folha esnoba e não cita os nomes são o Thiago Marques, o Mítico, e o Igor Cavalari, o Igão (na foto), que estão entre os maiores fenômenos da internet no Brasil.

A Folha se fez de boba para duas figuras que têm mais audiência do que todos os jornalistas da Folha, do Globo e do Estadão juntos.

Pesquisas apontam vitória de Boric no Chile

Gabriel Boric
Por Jeferson Miola, em seu blog:


A duas semanas do 2º turno da eleição presidencial chilena, se acirra a disputa entre o progressista Gabriel Boric, pela Frente Ampla, e o ultradireitista José Antonio Kast, pelo Partido Republicano.

A vantagem apertada de Kast no 1º turno, de apenas 2,07% sobre Boric [146.610 votos], prenunciava uma disputa bastante difícil no 2º turno.

Todas as 9 pesquisas divulgadas no país desde 26 de novembro sobre a intenção de votos indicaram, entretanto, vantagem de Boric em relação a Kast.

A significativa variabilidade dos resultados encontrados, entretanto, ainda que sempre apontando tendência de vitória do Boric, desaconselha qualquer conclusão assertiva a respeito do prognóstico.

O neoliberalismo e a economia

O estrago do garimpo ilegal na Amazônia

Os pulinhos de Michele Bolsonaro

Agrotóxicos fazem vítimas no Brasil

Em defesa do Arquivo Nacional