terça-feira, 31 de outubro de 2023

Instagram afeta crianças e sofre ações nos EUA

Charge: Angel Boligan
Por Altamiro Borges


Enquanto no Brasil as big techs – as gigantes da tecnologia – seguem sem qualquer regulação, até nos EUA elas são alvo de processos e sentenças punitivas. A agência de noticias Reuters informa que “dezenas de estados norte-americanos estão processando a Meta, dona do Instagram e do Facebook, sob a alegação de que eles contribuem para uma crise da saúde mental de jovens através da natureza viciante das suas redes sociais”.

TSE torna inelegíveis Bolsonaro e Braga Netto

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (31) aplicar uma nova pena de inelegibilidade ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A novidade agora é que o general Braga Netto, que foi vice do “capetão”, também foi condenado. A maioria dos ministros julgou que ambos cometeram abuso de poder político ao usar as comemorações oficiais do 7 de Setembro de 2022 para fins eleitoreiros.

Em junho, o fascista já tinha sido declarado inelegível por oito anos – até 2030. A nova condenação não vai se somar à sanção anterior. Ela só confirma e dá mais legitimidade à punição. Nunes Marques e Raul Araújo, dois notórios bolsonaristas, foram os únicos contrários à pena da inelegibilidade. Desta vez, nem mesmo o general se safou. “Lamentável a triste instrumentalização das Forças Armadas por uma candidatura a presidente e vice-presidente da República”, argumentou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Um filme sobre a blogosfera progressista

Argentina no olhar da imprensa brasileira

Compromissos sociais e ambientais de Itaipu

Eleição em Bogotá e a força da direita na AL

Campanha da candidata Luisa González, Equador
Por Altamiro Borges


Equador, Argentina e, agora, a Colômbia. As forças de direita e extrema-direita seguem causando estragos na América Latina, contrariando os que diagnosticam que elas estão em refluxo na região. Neste domingo (29), a oposição ao governo progressista de Gustavo Petro venceu as eleições em várias cidades colombianas. O baque mais sentido foi em Bogotá, a capital do país, que era considerado um reduto das esquerdas.

Bolsonarista é acusado de feminicídio

Cemitério de mulheres/Senal
Por Altamiro Borges


A Polícia Civil de Roraima deflagrou nesta segunda-feira (30) uma operação para tentar prender o ex-senador Telmário Mota. Ele é acusado de ter mandado matar Antônia Araújo de Souza, de 52 anos, após a filha do casal ter denunciado uma tentativa de estupro no ano passado. Ela foi assassinada com um tiro na cabeça em 29 de setembro último, quando deixou a sua casa em Boa Vista, capital do Estado, para ir trabalhar.

A polícia cumpriu três mandados de prisão e sete de busca e apreensão em Roraima e Brasília. Um sobrinho do ex-senador, identificado como Harrison Nei Correa, e um dos apontados como executor do disparo, Leandro Luz da Conceição, também são alvos da operação. A Folha informa que “Telmário Mota teve a prisão temporária decretada e é considerado foragido. A operação da Polícia Civil de Roraima foi denominada de Caçada Real” – o nome da fazenda do ruralista onde teria sido planejada a execução de Antônia Araújo.