sexta-feira, 16 de março de 2018

Cunhado atrapalha Alckmin, cutuca a ‘Época’

Por Altamiro Borges

Na eleição presidencial de 1989, a primeira após a redemocratização do país, a direita nativa ficou meio perdida. Ela só estava unida no intento de derrotar o operário Luiz Inácio Lula da Silva, da coligação PT-PSB-PCdoB, mas não sabia qual dos postulantes reunia as melhores condições para isto. Expressão desta confusão ficou evidente na cobertura manipulada da Rede Globo – a emissora do golpe e da ditadura militar. Num primeiro momento, ela apoiou Aureliano Chaves, o vice-presidente do general João Batista Figueiredo. Com o seu fiasco, ela se bandeou para a candidatura do empresário Afif Domingos, que também não vingou. No desespero, a famiglia Marinho até cogitou apoiar Mário Covas, mas só após este divulgar o manifesto “choque de capitalismo”. No final, sem alternativas, ela apoiou o outsider Collor de Mello, apesar das desavenças entre os dois barões da mídia.

Marielle e o ódio fascista na internet

Ilustração: Titi Carnelós
Por Altamiro Borges

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) causou uma comoção nacional. Milhares de manifestantes saíram às ruas em várias cidades nesta quinta-feira (15) para exigir justiça e o fim da onda de ódio e preconceito que cresceu no país desde a cruzada golpista contra a nossa democracia. Até a TV Globo, que sempre inviabilizou a luta das forças democráticas por direitos humanos, foi forçada a recuar, tentando capturar o sentimento de revolta da sociedade. Mas nas redes sociais, os fascistas voltaram a sair do esgoto para destilar seu veneno. Alimentados por alguns “calunistas” da mídia tradicional e por grupelhos da extrema-direita, eles culparam a própria vítima pela barbaridade cometida.

A morte de Marielle e o fascismo

Por João Ricardo Dornelles, no blog Cafezinho:

No dia 10 de junho de 1924, milicianos fascistas sequestram o deputado socialista Giacomo Matteotti, secretário-geral do Partido Socialista Unitário italiano, e opositor ferrenho ao poder crescente de Benito Mussolini.

Matteotti foi sequestrado em Roma permaneceu desaparecido, tendo o corpo encontrado apenas dois meses depois. Uma onda de revolta agitou a Itália e a opinião pública internacional, chegando a chegando a criar algum embaraço entre as forças do Partido Nacional Fascista e as suas milícias de camisas negras.

A ciência é contaminada pela crise política

Por Cezar Xavier, no site da Fundação Maurício Grabois:

Na sexta (9), o Programa de Pós-graduação em Ciência da Comunicação da ECA-USP recepcionou seus alunos no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) para uma Aula Magna de Olival Freire Jr, um dos cientistas brasileiros mais destacados internacionalmente, pesquisador da história da ciência. A aula magna versou sobre a trajetória da ciência no Brasil.

Olival Freire Júnior é pesquisador em história da teoria quântica, história da física no Brasil e utilizações da história e filosofia da ciência no ensino das ciências. Já realizou estágios de pesquisa pós-doutoral nas universidades Paris 7, Harvard, MIT e Maryland. Em 2004, recebeu a Senior Fellowship do Dibner Institute for the History of Science and Technology, MIT, EUA. Em 2011, ganhou o Prêmio Jabuti pela obra Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, co-editado com O. Pessoa e J.L. Bromberg. É o atual Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovacão da UFBa e integra o conselho da History of Science Society (EUA).

Um tiro na intervenção militar no RJ

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) foi um xeque na intervenção militar no Rio de Janeiro.

Primeiro, por comprovar que o combate ao crime organizado não reside nessa farsa de ocupação de territórios. O crime está instalado no comando do PCC e na Polícia Militar. Dias antes, Marielle denunciou especificamente as violências cometidas pelo 41º Batalhão da PM.

Depois, por ser um desafio ostensivo à intervenção militar no Rio – que, entre suas missões mais relevantes, incluiu a limpeza da Polícia Militar.

Somos todos (as) Marielle

Por Frei Betto, no site Jornalistas Livres:

Os assassinatos da vereadora Marielle Franco, do PSOL, na noite de 14 de março, no Rio, e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, equivalem ao do estudante Edson Luis, no Calabouço, em 28 de março de 1968. Este representou o desmascaramento da ditadura militar e de sua natureza cruel, sacramentada pelo AI-5, a 13 de dezembro de 1968.

Agora, o crime organizado escancara suas impressões digitais e proclama que é o dono do pedaço carioca. Não pretenda a intervenção militar extirpar o conluio entre a banda podre da polícia e o narcotráfico, nem ousar defender os direitos humanos dos moradores de favelas. Este o recado dado.

Assassinato de Marielle: “recado” à esquerda

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A recém-falecida vereadora carioca Marielle Franco não foi vítima da violência urbana brasileira, não morreu por reagir a um assalto; foi executada com 4 (!!) tiros na cabeça por um carro que parou ao lado do seu. A quem interessava sua morte? Só se pode concluir que foi um assassinato político – ou seja, foi morta por sua militância política. Nada foi roubado e os tiros foram para matar. Matar Marielle interessava a quem quer acabar com a esquerda brasileira. Foi um recado.

Quem Marielle criticava?

Abusos marcam um mês de intervenção no RJ

Por Júlia Dolce, no jornal Brasil de Fato:

A intervenção federal militar no Rio de Janeiro completa um mês nesta sexta-feira (16), apenas dois dias após o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol). Cenas como crianças tendo suas mochilas revistadas antes de entrarem na escola e moradores das favelas serem fotografados segurando a identidade para circular pela cidade se tornaram corriqueiras e exemplificam a arbitrariedade da ações militares desde a intervenção.

Para Filipe dos Anjos, secretário geral da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro (Farferj), essas mudanças na rotina das favelas mostram que o principal interesse do Estado com a intervenção não é a garantia da segurança da população.

Trump e a escalada da ignorância

Ilustração: Thomas James
Por Marilia Bassetti Marcato, no site Brasil Debate:

"Homem doido, estás incorrendo em erro. Afirmo que não há escuridão, mas sim ignorância, na qual tu estás mais perdido que os egípcios em sua bíblica neblina". (Noite de Reis (Cena II, Quarto Ato), William Shakespeare)

Poucos líderes de Estado mostraram tamanha capacidade política para semear o caos no comércio internacional como o Sr. Donald Trump. Durante sua campanha, Trump afirmou que abandonaria os acordos comerciais que não fossem “justos” e que, segundo ele, geram desemprego e baixa produção industrial aos Estados Unidos. Sua lógica é clara: é preciso retomar a produção industrial em território estadunidense para recuperar os empregos perdidos. Da visão (pouco) multilateral de Obama para a explícita política comercial americana guiada pela filosofia “America First”, o governo Trump tem alterado o protagonismo dos Estados Unidos no mundo.

Elite não consegue sair do labirinto

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:

As evidências são de que o cérebro estratégico do golpe está decidido a levar Lula à prisão. E pretende fazer isso o antes possível.

Calculam que esta operação, ainda que contenha o risco – improvável – da ira e da comoção popular, é a que apresenta o maior benefício ao menor custo.

Para o establishment, o efeito da prisão do Lula é um risco intrínseco à lógica do golpe. Um risco que, nas circunstâncias atuais, precisa e vale a pena ser corrido.

Marielle: a iniquidade sangra o Brasil

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A sociedade brasileira tem motivos para sentir medo da própria imagem refletida num cotidiano de sobressalto, sangue e dor.

O assassinato frio, cruel e repugnante da vereadora do PSOL do Rio, Marielle Franco, vem acentuar os traços de um país onde forças econômicas e mafiosas se desconectaram da democracia, transitando livremente por uma nação fragmentada.

Nela, o golpe de abril de 2016 cuida de eliminar os derradeiros contrapesos à barbárie enfeixados na Carta de 1988, bem como as lideranças e organizações sociais que os expressam.

A greve dos servidores contra Doria

Foto: Joanne Mota 
Por Gabriel Valery, na Rede Brasil Atual:

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirma que não recuará em sua intenção de promover uma reforma na previdência dos servidores municipais. A gestão vem pressionando o Legislativo a apressar a matéria para que ela seja aprovada até abril, quando o tucano deixa a prefeitura para concorrer ao governo do estado. Do outro lado, estão os trabalhadores que, organizados, decidiram em assembleia conjunta nesta quinta-feira (15) continuar com a greve e mobilizações.