sábado, 10 de setembro de 2011

O 11 de Setembro no Chile e nos EUA



.

Anvisa adverte: Veja faz mal à saúde

Por Altamiro Borges

A revista Veja não tem cura. Na edição da semana retrasada, ela estampou na capa o título “O poderoso chefão” e publicou uma “reporcagem” cheia de adjetivos contra o ex-ministro José Dirceu. O seu repórter tentou invadir o apartamento do dirigente do PT e imagens ilegais foram usadas na matéria. A ação criminosa está sendo investigada pela polícia e a Veja está acuada.

Nesta semana, na edição número 2233, a revista preferiu uma capa mais light, talvez tentando esfriar a reação à sua ação mafiosa contra Dirceu. “Parece milagre!” foi a manchete da longa reportagem sobre um novo remédio “que faz emagrecer entre sete a 12 quilos em apenas cinco meses”. Novamente, porém, a revista parece ter cometido outro crime.

Matemática macabra do 11 de setembro

Por Marco Aurélio Weissheimer, no blog RS Urgente:

O mundo se tornou um lugar mais seguro, dez anos depois dos atentados de 11 de setembro e da “guerra ao terror” promovida pelos Estados Unidos para se vingar do ataque? A resposta de Washington ao ataque contra o World Trade Center e o Pentágono engendrou duas novas guerras – no Iraque e no Afeganistão – e uma contabilidade macabra. Para vingar as mais de 2.900 vítimas do ataque, mais de 900 mil pessoas já teriam perdido suas vidas até hoje. Os números são do site Unknown News, que fornece uma estatística detalhada do número de mortos nas guerras nos dois países, distinguindo vítimas civis de militares. A organização Iraq Body Count, que usa uma metodologia diferente, tem uma estatística mais conservadora em relação ao Iraque: 111.937 civis mortos somente no Iraque.

Defender o salário mínimo

Por João Franzin, no sítio da Agência Sindical:

O inimigo não dorme. Não dorme e instiga as Cassandras de sempre, que agora têm a mídia para repercutir suas profecias pestilentas.

O alvo, desta vez, é o aumento de 13,6% para o salário mínimo, elevando seu valor para R$ 619,21, no início de 2012.

Protesto chique e o fracasso do Cansei

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Eles não aprendem e não desistem. Derrotados três vezes nas eleições presidenciais, os valentes da fina flor paulistana foram de novo às ruas para protestar "contra tudo o que está aí". Desta vez, o álibi foi a Marcha Contra a Corrupção organizada nas redes sociais em várias regiões do país.

CIA virou uma organização paramilitar

Do sítio Carta Maior:

Em entrevista à Carta Maior, o historiador e cientista político Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira aponta a ação clandestina de forças especiais dos Estados Unidos, Inglaterra e França nos conflitos da Líbia e Síria e critica a política externa do governo Barack Obama que usa os direitos humanos para justificar intervenções em qualquer parte do mundo. "A CIA mais e mais se torna uma força paramilitar, deixando de ser uma agência de espionagem e coleta de inteligência. Os drones, aviões sem pilotos, teleguiados pela CIA, já mataram, desde 2001, mais de 2.000 supostos militantes e civis em vários países", afirma Moniz Bandeira.

Jovens camponeses retornam ao Haiti

Por Camila Queiroz, no sítio da Adital:

Como resultado das ações da Via Campesina, no Brasil, em apoio e solidariedade ao Haiti, um grupo de 76 jovens camponeses haitianos deve retornar ao seu país de origem na próxima quarta-feira (14) deste mês, com mais conhecimento e prática na área rural. Isso foi possível por conta de um intercâmbio iniciado há um ano, onde os (as) participantes puderam ter acesso a técnicas de agroecologia, informações sobre estrutura de cooperativas, funcionamento de acampamentos e assentamentos, entre outros.

A fábrica de dossiês do PSDB

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

O governo do estado de São Paulo mantém, há três anos, um contrato com uma empresa que, segundo seu proprietário, trabalha com "contrainformação" e faz "varreduras" em escutas telefônicas. Atualmente, Geraldo Alckmin (PSDB) ocupa o Palácio dos Bandeirantes, mas o contrato com a Fence Consultoria Empresarial Ltda. foi firmado durante a gestão de José Serra (PSDB) e foi mantido no período em que Alberto Goldman (PSDB) esteve no posto.

A consultoria Fence Consultoria Empresarial Ltda. pertence a um coronel da reserva, Ênio Gomes Fonteneli, e foi contratada em julho de 2008. No dia 19 de agosto, o Diário Oficial do Estado publicou a segunda prorrogação do contrato. As varreduras são feitas na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa de economia mista que gerencia toda a rede de dados do Executivo estadual. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.