quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Bolsonaro esconde crianças mortas por Covid

Malafaia atiça o TSE com fake news

Bolsonaro aposta na guerra das rejeições

Bolsonaro esconde crianças mortas por Covid

Gráfico do site da Fiocruz publicado em 16/08/2021
Por Altamiro Borges

Jair Bolsonaro é um mentiroso compulsivo, doentio – e o pior é que ainda tem otário que acredita em suas fake news. Na semana passada, o farsante afirmou e reafirmou em entrevista aos canais do YouTube "Paparazzo RubroNegro", "InstaVerde" e "Futbolaço" que nenhuma criança morreu no Brasil em decorrência da pandemia da Covid-19. “Alguém conhece algum filho de alguém que morreu de vírus? Não tem”, rosnou o genocida e negacionista.

O bolsonarismo no comando do Cade

Charge: Nando Motta
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


O Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) deveria ser um órgão respeitado e tratado com muito carinho pelos diferentes governos que estiveram à frente do Estado brasileiro. Afinal, trata-se de uma instituição cuja missão principal é zelar pelo respeito à concorrência econômica e impedir que a concentração excessiva de poderes de mercado se torne prejudicial à maioria da sociedade.

No mês passado, a autarquia federal completou 60 anos de existência. Ao longo destas 6 décadas, houve diversas alterações em sua legislação, tendo sido a última efetuada em 2011. Naquele momento, por meio da aprovação da Lei nº 12.529 foi constituído o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, em que o CADE cumpre papel estratégico. Dentre outras atribuições, caberia ao Conselho as missões de prevenir, punir e educar em todos os aspectos relacionados à garantia de ambientes de concorrência, impedindo a formação de cartéis e outras práticas nocivas à economia e à sociedade, todas derivadas da tendência intrínseca à concentração de capital e à formação de conglomerados e oligopólios.

Empresários bolsonaristas são escravocratas

Charge: Mau
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Num país incapaz de acertar as contas de uma pesada herança escravocrata, é bom prestar atenção nos movimentos finais do bolsonarismo em seu esforço para interromper a ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva e impedir de qualquer maneira uma provável vitória no segundo turno.

Vamos olhar o essencial. Dados do Ministério Público do Trabalho informam que entre 2018 e 2022, as denúncias contra empresas que, através de artifícios variados, tentam impedir seus trabalhadores de exercer o direito constitucional de escolher o presidente da República sofreu uma elevação gigantesca, da ordem de 40%.

Foram 212 casos no pleito passado, contra 294 até agora -- em registros oficiais que, como é sabido, apresentam uma pequena parcela do mundo real.

Bolsonaro e os ladrões de Brasil

Charge: Bruno Struzani
Por Cristina Serra, em seu blog:


Ao dar exemplos de profissões para os jovens, no debate da Band, Bolsonaro mencionou marceneiro e auxiliar de enfermagem, ofícios dignos e honrosos, sem dúvida. Mas o que Bolsonaro expressou foi a visão excludente (a mesma de Guedes e de Milton Ribeiro), de que a universidade não cabe nos sonhos da juventude das periferias.

A aversão aos pobres também ficou explícita quando o tema foi a visita de Lula a uma comunidade, no Rio de Janeiro. Bolsonaro disse que só tinha “traficante” em volta do ex-presidente. Para o candidato que tem conexões com milicianos (um deles, seu vizinho até ser preso), quem mora em favela é bandido.

A inquisição bolsonarista nas igrejas

Por Fernando Brito, em seu blog:

Quem acha que é exagero dizer que há um processo de talibanização da fé religiosa promovido pelo bolsonarismo deve ler a reportagem de hoje da BBC News sobre o afastamento de fiéis, por expulsão ou decepção, que não concordam com a “pregação” do voto em Jair Bolsonaro em igrejas – não só evangélicas, mas também católicas – em todo o Brasil.

Um deles conta que o pastor ameaçou “queimar” quem, na igreja, votasse em Lula:

“Teve um culto em que o pastor chegou e falou que se o candidato Lula fosse eleito e fossem queimar as igrejas, ele ia mandar queimar primeiro quem votou nele. Isso não foi fora da igreja, não foi nos corredores, foi na frente da igreja toda”

Bolsonarismo e a contrarrevolução fascista

Charge: Leebaneo/Deviant Art
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O bolsonarismo é uma força-movimento revolucionário que revoluciona a política. O bolsonarismo revoluciona a política, porém, na perspectiva de uma contrarrevolução fascista; é um movimento de caráter revolucionário – ainda que de sentido regressivo, do ponto de vista civilizatório.

Os bolsonaristas exercem a política na sua essência, ou seja, como um meio violento, dissuasivo e conflitivo para a disputa e a conquista do poder político, que é “o poder do homem sobre outro homem” para a imposição da sua cosmovisão na sociedade.

O bolsonarimo esgarça o conflito e atiça a luta política e ideológica. Milita fervorosamente para a construção de uma nova ordem – reacionária, retrógrada e arcaica; mas, ainda assim, uma “nova” ordem.

Daí o sentido renascentista do bolsonarismo, equivalente ao sentido renascentista do fascismo, que se assenta no aniquilamento de “inimigos” [internos] para a purificação da sociedade.

Uma sangria a ser estancada

Porto Alegre, 19/10/22
Foto: Ricardo Stuckert
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Talvez o maior problema da reta final da campanha seja o avanço da tática de Bolsonaro de apostar na ampliação da rejeição a Lula. A pesquisa do Ipec divulgada na noite desta segunda-feira (17) mostra uma preocupante aproximação dos índices de rejeição entre os dois candidatos: 46% Bolsonaro, 41% Lula. Esse quadro precisa ser revertido com urgência.

Fala hipotética de Lula: “É puro cinismo de Bolsonaro falar de corrupção. Que autoridade moral tem um sujeito como ele para atacar quem quer que seja com um governo enlameado pela roubalheira. É propina para vacina, enquanto o povo chorava seus mortos, assalto ao MEC usando barras de ouro e corrupção desenfreada na Codevasf. Tudo escondido pelo sigilo de 100 anos decretado por ele. Ah, e tem as rachadinhas. Sabe o que é rachadinha? Simples: Bolsonaro e seus filhos enriqueceram metendo a mão no bolso dos funcionários de seus gabinetes. Daí deve ter vindo a grana para comprar 51 imóveis com dinheiro vivo. Ou também do Bolsolão, maior esquema de desvio de dinheiro público da história, conhecido como orçamento secreto. Explica aí, Bolsonaro, para o povo brasileiro, como você construiu o enorme patrimônio que possui com o salário de deputado.”

A falsa moralidades das classes dominantes

Charge: Duke
Por Jair de Souza


Nos últimos dias, com a divulgação do vídeo em que aparece a expressão “pintou um clima”, a podridão moral do bolsonarismo ficou ainda mais evidente do que já estava. Mesmo assim, o impacto da revelação desta e de tantas outras provas de perversão praticadas por destacados próceres bolsonaristas não parece ter afetado significativamente a disposição de seus seguidores de manter sua fidelidade ao atual governo.

O que poderia justificar que certas pessoas que costumam se apresentar como paladinos da família, da moral, dos bons costumes e do cristianismo insistam em manter seu apoio a este governo a despeito de seus líderes exibirem comportamentos depravados e de baixo nível moral, que não encontram nenhum amparo na tradição familiar, moral e religiosa, e que não têm absolutamente nada a ver com os ensinamentos de Jesus?