segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Caetano Veloso e a lógica da destruição

Cambridge Analytica e Bolsonaro

Eleição e a guerra da Globo com a Record

Por Jeferson Miola, em seu blog:

No último debate do primeiro turno, em 4 de outubro, Bolsonaro reafirmou seu profundo desprezo pela democracia e pelas regras do jogo eleitoral.

Escudado num atestado médico, fugiu do debate na Globo com todos os candidatos mas, curiosamente, encontrou condições físicas e de saúde para participar de uma longa e amistosa entrevista na TV Record do “fundamentalista charlatão” Edir Macedo, como Haddad definiu o dono da Igreja Universal do Reino de Deus.

Bolsonaro quer jogar pobres contra pobres

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Espanta-me o fato de que sejam tão poucos os cidadãos capazes de entender a unicidade do Brasil no confronto com quaisquer países há muitos séculos saídos da Idade Média.

Aqui, casa-grande e senzala continuam de pé. Conservo a esperança de que Bolsonaro não confirme o assombroso resultado do primeiro turno, prova implacável da nossa medievalidade.

Consta que os fiéis do deus mercado estão em festa, o que não há de surpreender. Não nos força a espremer as meninges perceber que o capitão cabe no papel de capataz da casa-grande.

Bolsonaro contra os trabalhadores

Editorial do site Vermelho:

A proposta de uma carteira de trabalho verde e amarela é a concretização da falsidade do nacionalismo de araque do ex-capitão de extrema-direita Jair Bolsonaro, que concorre à Presidência da República. A ideia enganosa tem o único objetivo de atender à ganância patronal sobre os direitos trabalhistas. Essa proposta infame, se fosse efetivada, criaria duas categorias de trabalhadores. A daqueles que têm a carteira profissional normal, a azul, que lhes garante os direitos que ainda restam na CLT. E, abaixo deles, os trabalhadores de segunda, sem direitos nem reconhecimento que, portadores daquela carteira discriminatória, ficarão à margem da lei e sujeitos às arbitrariedades patronais.

Minha declaração de voto no segundo turno

Por Henrique Matthiesen

A democracia é um regime de conquistas onde a força da maioria se impõe de forma soberana e inconteste; e também um espaço onde reafirmamos nossos valores e nossas concepções de sociedade.

Somente em um sistema democrático é possível este exercício e, para os que o praticam a democracia, torna-se um valor inegociável, inarredável.

Nestas eleições de 2018 comunguei do Projeto Nacional de Desenvolvimento - apresentado por Ciro Gomes -, o qual apoiei por sua experiência como prefeito, governador e ministro, entre outros.

Eleição no Brasil e a lição de Lênin

Por Marcos Dantas, no Jornal GGN:

No início do século XX, os partidos social-democratas revolucionários europeus propunham-se a "nacionalizar a terra" quando chegassem ao poder. Coerentemente com o projeto de acabar com a propriedade privada dos meios de produção, tratava-se de tornar o solo agrícola um bem comum, a ser coletivamente aproveitado pelo conjunto dos trabalhadores rurais, ou camponeses.

O líder revolucionário russo Vladimir Lênin percebeu, no entanto, que essa palavra de ordem não era entendida e aceita pelo campesinato de seu país. Embora, na sua imensa maioria, não fossem proprietários, os camponeses sonhavam, algum dia, possuírem um pedaço de terra. Além do mais, eram quase todos analfabetos, incultos (no sentido iluminista da palavra), fervorosos religiosos, submissos à palavra dos padres de aldeia e à imagem quase divina do Czar. Não lhes era difícil acreditar que os "bolcheviques", por baixo daquela palavra de ordem, queriam, na verdade, tomar ou roubar suas terras...

Slogan de Bolsonaro e o lema de Hitler

Por Raquel Wandelli, no site Jornalistas Livres:

Na manhã deste domingo (14/10) a Capela da Igreja Católica de São Pedro da Serra, em Friburgo (RJ), amanheceu pichada com símbolos da suástica, como provável resposta ao encontro mantido pelo candidato Fernando Haddad com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. O fato coroou de horror a onda de violência na semana em que bolsonaristas assassinaram o mestre baiano Moa do Katendê, agrediram e marcaram uma estudante gaúcha de 19 anos com a suástica na barriga porque vestia uma camiseta do Ele Não. 

Rede para combater fake news dos fascistas

Do blog Socialista Morena:

Uma iniciativa para romper o bloqueio da mídia e superar as estruturas de distribuição de conteúdo dos partidos, instituições e coletivos foi idealizada por engenheiros eletricistas, programadores, matemáticos e profissionais liberais do Rio de Janeiro para permitir que as fake news e mentiras dos apoiadores do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro sejam rebatidas rapidamente e de forma descentralizada, garantindo que os participantes de cada grupo não sejam expostos fora de seus grupos.

Bolsonaristas são sujos; mídia é cúmplice

Por Bepe Damasco, em seu blog:

É certo que nada se pode esperar de grupos de mídia tão calhordas como os nossos. No entanto, não deixa de ser estarrecedor o tratamento dado pelo monopólio midiático à violência protagonizada por seguidores do capitão nazista, que cresceu de forma alarmante na primeira semana do segundo turno.

Para o portal UOL, da Folha de São Paulo, a violência não tem digitais nem rosto. Matéria publicada com destaque pelo veículo enfatiza que a violência verificada nesta campanha é algo inédito desde a redemocratização. Mas deve estar sendo praticada por ectoplasmas, porque o UOL se limita a fazer uma pobre análise sociológica do problema.

Resignação ou resistência

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

O tempo está correndo e daqui a 14 dias será o segundo turno.

Bolsonaro manteve, segundo a primeira pesquisa Datafolha, a vantagem de 16 pontos percentuais sobre Fernando Haddad (58% a 42% dos votos válidos) obtidos no primeiro.

Os Pilatos da direita lavaram as mãos, alegando tratar-se de disputa entre dois extremos; Ciro Gomes e Marina Silva saíram de cena lambendo as mágoas com o PT.

Apontar Haddad como o outro extremo é desonesto e o dilema é falso.

A escolha a ser feita é entre a continuidade da experiência democrática, que já fez do Brasil um país bem melhor, e o início de uma nova aventura autoritária.

Velha mídia dança a beira do abismo

Campo de concentração Dachau/
Por Antonio Barbosa Filho

Quando você entra no campo de concentração de Dachau, próximo a Munique, na primeira sala encontra uma espécie de pequena mesa, quase uma cela de cavalo, onde cada preso era forçado a se inclinar para levar chibatadas, apenas para saber que dali para frente não seria mais tratado como ser humano. Um por um, uma por uma.

Na mesma sala, vitrines exibem documentos e fotos de vários presos, naquele que foi o campo pioneiro, modelo depois copiado em dezenas de prisões por toda a Europa ocupada pelos nazistas. Vê-se logo que, pelos documentos e fichas expostos, os prisioneiros não eram apenas judeus. Na verdade, começaram pelos ciganos, depois intelectuais, depois sindicalistas e operários, depois os judeus.