sexta-feira, 11 de julho de 2014

O massacre israelense em Gaza

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Mais de 100 palestinos teriam sido mortos e outros 700 feridos, pelo Exército israelense, na faixa de Gaza, por conta da ação “Limite Protetor'', na atual escalada de violência – que começou após o sequestro e morte de jovens israelenses e palestinos.

As Nações Unidas definiram a situação como “uma emergência humanitária crescente''. Ao mesmo tempo, o lançamento de foguetes dos militantes do Hamas feriram moradores de Israel, alguns em estado grave. A maior parte dos alvos têm sido civis, incluindo casas em áreas povoadas.

Copa vai desmascarar Aécio Neves

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Uma das perguntas “difíceis” que o candidato Aécio Neves terá que responder durante a campanha eleitoral, é a seguinte: afinal de contas, a organização da Copa do Mundo de 2014 é ou não é responsabilidade de Dilma Rousseff?

Segundo o candidato a presidente Aécio Neves, as obras da Copa só seriam responsabilidade da adversária petista se, como ele previu, o evento tivesse sido um fiasco no quesito organização. Ao ter sido um sucesso, o tucano agora diz que o mérito é “do povo”.

O verdadeiro programa da direita

Por Silvio Caccia Bava, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

É um exercício de juntar as partes e buscar compreender esse discurso, que agora se torna raivoso, de uma direita que está presente no espaço público e nos estádios de futebol e já disputa as eleições, com as armas que tem.

A volta do complexo de vira-latas

Por Rafael Gonçalves de Lima, de Pequim, no site Vermelho:

Nelson Rodrigues já tinha nos alertado sobre o complexo de vira-latas dos brasileiros. Excluindo-se a discriminação contra essa raça de cães tão malandra, resistente e esperta, assim como o povo brasileiro, parece que ele tinha certa razão.

Para o dramaturgo pernambucano, o “complexo de vira-lata” é uma atitude de inferioridade na qual muitos brasileiros se colocam voluntariamente. Foi o que vimos acontecer ontem (8) após a perda do Brasil para a Alemanha por 7x1.

A goleada e a ressaca brasileira

Por Mauro Santayana, em seu blog:

"Quem teme ser vencido tem a certeza da derrota."

No Day After da histórica goleada de sete a um, da Alemanha sobre a seleção brasileira, no Mineirão, a frase de Napoleão Bonaparte ajusta-se, sem dificuldade, à campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Como a Copa afeta as eleições

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Muito se vai especular, na política, sobre os efeitos da paulada que o Brasil levou da Alemanha.

Os comentários mais apocalípticos partirão, ou já estão partindo, dos interessados numa brusca mudança no quadro existente hoje.

Sob essa ótica, a derrota vai levar os brasileiros a descontar em Dilma, em outubro, a raiva que os sufoca.

O processo da Globo apareceu!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Com essa os Marinho e os Kamel não contavam.

Mal digeriram o “vexame” dos 7 x 1, que trataram editorialmente como uma vitória da teoria deles, dos vira-latas, de que o Brasil é mesmo uma merda, e agora podem ter uma indigestão.

O processo da Receita Federal, contendo todos os detalhes da sonegação da Globo nas Ilhas Virgens Britânicas, finalmente apareceu.

Reforma política e mídia democrática


A Copa e a goleada de sofismas

Por Gilson Caroni Filho

Após a derrota do Brasil, choveram análises na grande imprensa associando o fracasso da seleção a uma urgente necessidade de reorganizar o país (não apenas reformular as instâncias responsáveis pelas diversas práticas esportivas) em moldes "modernos". Leia-se: uma modernização radical feita pelo mercado, com claras associações ao modelo neoliberal que pretende ressurgir na candidatura Aécio Neves. Em conversa com amigos, sempre tentei explicar a falácia da proposta, apontando para o que, deliberadamente, ocultava. A todos respondi com um " a resposta está dentro de campo". Como vários não entenderam, volto a elencar os sofismas.

Aécio omite origem de seu patrimônio

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Ao entregar sua declarações de bens apresentada à Justiça Eleitoral para registro de candidatura à Presidência da República, o tucano Aécio Neves (MG) contraria a Lei 4737/1965 do Código Eleitoral brasileiro, que em seu artigo 94 é claro ao determinar que o requerimento de registro deve conter "declaração de bens, de que constem a origem e as mutações patrimoniais".

A Copa e o mistério argentino

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Falando com clareza: uma das provas definitivas de subdesenvolvimento mental consiste em torcer contra a Argentina na final de domingo.

Toda pessoa tem seu gosto e sua preferência. Os povos têm sua identidade, sua história e sua cultura, que uns podem admirar ou não.

Rede Globo e a reforma do futebol

Do blog de Zé Dirceu:

Felizmente, muita gente entrou no debate sobre a necessidade de renovação no futebol brasileiro. Nem tinha como ser diferente. A situação atual chegou a um ponto de não retorno. Ou se discutem essas mudanças, ou vamos jogar o sonho do hexa para nunca mais, deixar para trás uma de nossas marcas – a do país do futebol – e ficar remoendo derrotas. E administrando o prejuízo, este futebol e política de esportes, em geral, ultrapassados, clubes falidos e cartolas que se tornaram verdadeiros imperadores em seus postos.