terça-feira, 14 de julho de 2015

Faustão, Marieta e o "monte de babaca"

Por Altamiro Borges

Talvez abalado com a insistente queda de audiência do seu "Domingão do Faustão", o apresentador global Fausto Silva anda meio irritadiço. No domingo retrasado (5), ele ficou com cara de nádega, ao vivo e a cores, ao ser rechaçado em seu pessimismo oposicionista pela atriz Marieta Severo. O vexame virou motivo de galhofa nas redes sociais. Já neste final de semana, Faustão explicitou que sentiu o golpe e que não gosta de ser questionado em seu pensamento único – que ainda faz a cabeça de um "monte de babaca" no Brasil. A cena hilária foi registrada pelo site UOL nesta segunda-feira (13):

Cunha, Gilmar, Paulinho: o trio golpista

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Folha estampou mais um título terrorista nesta terça-feira (14): "Cunha discute impeachment com ministro do Supremo". Já a reportagem, assinada por Marina Dias e Natuza Nery, dá alguns detalhes desta suposta conspiração golpista. "O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reuniu-se com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o deputado Paulinho da Força (SD-SP), dirigente da segunda maior central sindical do país, para avaliar, entre outros temas, os cenários da atual crise política, incluindo um processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O encontro, um café da manhã na residência oficial da Presidência da Câmara, se deu na última quinta-feira (9)".

Os 23 pedidos de impeachment de Dilma

Por Altamiro Borges

O Jornal do Brasil fez um levantamento dos pedidos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff já protocolados no Congresso Nacional. Ao todo, desde o início do seu primeiro mandato, já são 23. Destes, 17 foram arquivados por total inconsistência das solicitações, mas seis seguem tramitando no parlamento chefiado pela dupla Renan Calheiros e Eduardo Cunha. Alguns dos pedidos são risíveis, patéticos. "Dentre os que não foram aceitos, há três que querem a presidente fora de seu cargo por ela ter mostrado um vídeo do autor pelado na TV", descreve, irônica, a matéria postada no sábado (11).

Erguer-se para enfrentar os reacionários

Por Roberto Amaral, em seu blog:

Não deveriam despertar arrepios os dados de recente pesquisa do Datafolha, indicando que 45% dos brasileiros se identificam, ideologicamente, com a centro-direita e a direita (13% se assumem como de direita e 32% de centro-direita), contra 35% que se dizem de centro-esquerda ou de esquerda (28% de centro-esquerda e 7% de esquerda), o que não encerra tudo, pois esses números sequer têm correspondência na composição do Congresso Nacional, majoritariamente de direita.

A verdadeira missão do Jornal Nacional

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Provocou merecidas gargalhadas uma foto que circulou na internet. Nela, Bonner, num palco, aparece sob o que nos meio jornalísticos se chama de “missão” do Jornal Nacional.

Presume-se que Bonner estivesse falando a estagiários da Globo, ou algo do gênero.

O lado bom da imagem é que ela encheu de risos muitos brasileiros pelo completo ridículo de seu conteúdo.

A contagem regressiva para o refresco

pigimprensagolpista.blogspot.com.br
Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Esta última semana de funcionamento do Congresso antes do recesso indicará a temperatura atual da base parlamentar do governo em relação à crise política. As indicações são de maior coesão, depois de um aparente refluxo nas articulações golpistas e de um também aparente reposicionamento do PMDB – mais propenso a defender Dilma e Temer das manobras pelo afastamento de Dilma ou de ambos.

Lava Jato chega ao TCU, que ataca Dilma

Por Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Feito inédito na história da República: nos últimos meses, o Tribunal de Contas da União caiu nas graças da oposição ao acenar para a rejeição das contas do governo federal em 2014 e cobrar diretamente de Dilma Rousseff explicações sobre as “pedaladas fiscais”. Não tardou, porém, para a imagem de moralidade e independência da Corte ser maculada por nova denúncia. Investigado na Operação Lava Jato, o empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC, afirmou pagar uma mesada de 50 mil reais ao filho do presidente do TCU, Aroldo Cedraz, em troca de informações privilegiadas. Ainda segundo o delator, o advogado Tiago Cedraz foi contratado por 1 milhão de reais para atuar em um caso da Usina Angra 3, relacionado a uma licitação para obras de 2 bilhões de reais.

Não 'habemus' mais Papa?

Por Tarso Genro, no site Carta Maior:

Vamos imaginar uma situação diferente da que aconteceu na semana passada, na qual o Papa asseverou que o capitalismo é uma “ditadura sutil”, que a concentração monopolista dos meios de comunicação impõe “pautas alienantes” e gera um “colonialismo ideológico”, e supor o que ocorreria se o Papa defendesse a redução das funções públicas do Estado, o direito a monopolizar a formação da opinião, o mercado desregulado e o império cultural dos países ricos sobre os países pobres. Convém notar, em primeiro lugar, que as importantes manifestações do Papa tiveram escassos reflexos nas pautas nobres da grande mídia, com exceção da Folha de São Paulo, e só foram expandidas, como informação, pelas “redes” alternativas de comunicação.

Réquiem para a Europa na Grécia

Por Luiz Alberto Gómez de Souza, no site da Adital:

Depois de vibrarmos com a vitória de Alexis Tsipras no referendo do dia 5 de julho, na pátria da democracia (Platão) e da política (Aristóteles), vem o contraponto europeu (no passado subjugado pelas invasões dos hunos e de tantos povos bárbaros que ajudaram a moldar sua cultura – daí saíram os colonialismos dos dominadores).

Idade penal: Problema do menor é o maior

Por Marina Dias, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:


No fim de maio, um médico foi morto a facadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, local nobre da cidade do Rio de Janeiro. O crime recebeu ampla cobertura jornalística. A polícia rapidamente apontou adolescentes como culpados, e as mídias sociais bombaram, inflamando o discurso de que a redução da idade penal é uma medida urgente e necessária.

Aécio e o rombo na saúde em MG

Por Rafaella Dotta, no jornal Brasil de Fato-MG:

Aécio Neves, presidente do PSDB, senador e ex-governador de Minas Gerais, volta a ter o nome envolvido em um dos maiores casos de desvio de verba do Brasil. A investigação foi aberta pelo Ministério Público Federal (MPF), em 25 de junho, e envolve R$ 14 bilhões desviados do SUS de Minas Gerais. Além do extravio de recurso, questiona-se para onde o dinheiro foi.

O golpe no Conselho de Comunicação

Do site do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

As entidades da sociedade civil subscritoras da presente nota vêm a público expressar seu repúdio pelo procedimento inconstitucional, ilegal, antirregimental e ilegítimo que levou à homologação de uma nova composição para o Conselho de Comunicação Social (CCS), na última quarta-feira (8/7). Desrespeitando o §2 do Art. 4º da Lei nº 8.389, de 1991, e o Decreto Legislativo nº 77/2002, o Congresso supostamente escolheu os novos conselheiros numa sessão conjunta entre Senado e Câmara dos Deputados. Entretando, sem quórum deliberativo, a referida sessão sequer submeteu as indicações para votação secreta em plenário. Ainda que o tivesse, a previsão constitucional exige aprovação dos indicados por maioria simples das duas Casas legislativas, o que definitivamente não foi observado pela Mesa Diretora do Congresso – no dia, menos de 90 deputados e apenas 14 senadores estavam reunidos.

Grécia tem saída fora da rendição?

Por Breno Altman, em seu blog:

Guardadas as devidas e gigantescas proporções históricas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, está diante de seu Brest-Litovsk.

Explico-me.

Quando a revolução socialista foi vitoriosa na Rússia, em outubro de 1917, o país estava mergulhado na primeira grande guerra, que havia destruído praticamente toda a infraestrutura e ceifado milhões de vidas.