quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Moro é investigado e vaiado. Vai desistir?

Charge: Jota Camelo
Por Altamiro Borges

A revista Veja, que deu nesta semana mais uma capa babona para Sergio Moro e aposta em seu nome como a tal "terceira via", parece preocupada com o futuro do ex-juizeco e ex-ministro do fascista Jair Bolsonaro. Agora ela destaca em seu site que "MP no TCU quer fim de sigilo sobre a relação de Moro com consultoria dos EUA".

Segundo a notinha, "o subprocurador-geral do TCU, Lucas Furtado, enviou ofício ao presidente do tribunal de contas, Bruno Dantas, pedindo que os processos no órgão sobre atuação de Sergio Moro na Lava-Jato sejam tornados públicos". Segundo Furtado, “diversas peças se encontram com permissões insuficientes para acesso ao conteúdo”.

Genro de Sílvio Santos processa ex-chanceler

Por Altamiro Borges

Ninguém mais se entende no laranjal bolsonariano. Cada dia tem um novo e divertido barraco na extrema-direita nativa. Nesta quinta-feira (20), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, tuitou que abriu processo contra o ex-chanceler Ernesto Araújo por calúnia, injúria e difamação. O genro de Silvio Santos, um oportunista profissional, apresentou queixa-crime na 7ª Vara Criminal Federal de Brasília, informa o colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo.

O motivo da confusão é que na segunda-feira (17), durante o programa de baixarias "ConservaTalk" no YouTube, o ex-ministro das Relações Exteriores afirmou que Fábio Faria teria “entregue o 5G” para a China e sugeriu que "o partido do ministro seria financiado diretamente pela República da China". O aloprado insinuou que ele e outros integrantes do antro bolsonarista seriam agentes do comunismo chinês. Pausa para a gargalhada!

Bolsonaro garante sigilo ao general Pazuello

Por Altamiro Borges


Isolado politicamente e rejeitado nas pesquisas, o “capetão” Jair Bolsonaro faz de tudo para manter o apoio do “partido dos milicos”. Segundo o noticiário desta quinta-feira (20), o governo manteve o sigilo de 100 anos para o processo interno do Exército contra o general Eduardo Pazuello pela participação num ato fascista ao lado do presidente em maio de 2021.

A desculpa para o criminoso sigilo é de que a divulgação do documento representaria "risco aos princípios da hierarquia e da disciplina do Exército". O ex-ministro da Saúde, o tal “craque em logística” que causou milhares de mortes por Covid, atualmente é “assessor especial” da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Ele está sumido, escondido!

Cidade Integrada ou armação bolsonarista?

Por Fernando Brito, em seu blog:


Uma operação que tem o nome de Cidade Integrada e que sequer foi comunicada – menos ainda discutida – com o prefeito da dita cidade.

Uma “ocupação” espetacular, com 1.200 policiais civis e militares, fardados como tropas do tipo “Tempestade no Deserto”, mas sem nenhuma prisão ou apreensão de armas e drogas realmente expressiva.

Um projeto “social” do qual ninguém sabe nada e que só será – sabe-se lá como – explicado no sábado, três dias depois do espetáculo.

Tudo na véspera do dia em que o ‘cantor gospel’ que governa o Estado encontrar-se com Jair Bolsonaro para pedir um “estica” no regime de recuperação fiscal.

Elite brasileira terceirizou o serviço sujo

Charge: Genildo
Por Maria Inês Nassif, no jornal Brasil de Fato:

Uma década de conspiração produziu efeitos irreparáveis no quadro político-partidário do país.

Ironicamente, os efeitos mais devastadores foram sentidos nas estruturas políticas de centro e de direita que, envolvidas na trama para desqualificar a política – que teve como centro a Operação Lava Jato – não entenderam que renunciavam à própria organicidade e terceirizavam poder (e hegemonia) a políticos de ocasião, levados à ribalta pela onda extremista de direita ceivada desde as manifestações de 2013.

Não sobrou pedra sobre pedra das organizações político-partidárias nas quais as classes dominantes “modernas” operavam antes.

E os partidos de aluguel e de extrema-direita, estimulados por elas para aumentar a onda antipetista, fogem totalmente ao seu controle: essas legendas são mais facilmente manipuláveis por lideranças militares e extremistas e mais facilmente corrompíveis por governos do momento. Não são cooptáveis por ideologia.

Tarefa de milhões e perseverança

Charge: Aroeira
Por João Guilherme Vargas Netto


Considero evidente que a esmagadora maioria do movimento sindical dos trabalhadores brasileiros é contra o presidente Bolsonaro e sua política.

O bolsonarismo lançou apenas raízes no movimento organizado dos caminhoneiros, de alguns profissionais com formação universitária, de trabalhadores em segurança privada, madeireiros e garimpeiros. E só!

Mas a imensa maioria oposicionista precisa permanentemente, vindo das lideranças que a representam, um trabalho de esclarecimento, organização e mobilização no enfrentamento cotidiano de seus problemas em busca da unidade de ação. Sem isto e sem um correlato trabalho de formação de uma plataforma do que precisam, do que querem e de como alcançá-lo, este movimento se manifestará apenas como caudatário de uma orientação político-partidária.

Lula além do PT

Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


"O PT é o meu partido mas eu quero ser candidato de um movimento pela restauração da democracia neste país".

E este movimento, disse Lula na entrevista às mídias independentes, é que garantirá a reconstrução do país, a redução da pobreza e da desigualdade, a retomada do crescimento econômico e tudo o mais que é necessário para virarmos a página infeliz do governo Bolsonaro.

A meu ver, este foi um dos recados mais importantes do ex-presidente na entrevista retransmitida pela TV 247 e outros veículos digitais do campo progressista.

O lulismo sempre foi maior que o PT e mais ainda terá que ser nessa eleição absolutamente singular e determinante do futuro.

Ubereats sairá do Brasil? E os entregadores?

Mineração, reprimarização e destruição

Lima Duarte critica Regina Duarte

Os desafios da educação brasileira em 2022

Como as cotas raciais impactaram o Brasil?