quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Brasil na Segunda Guerra Mundial


MTST esclarece confronto com fascistas

Por Altamiro Borges

O clima esquentou no gramado diante do Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (28). Cerca de 120 ativistas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que foram a Brasília protestar contra a votação da chamada "lei antiterrorismo" - que criminaliza os movimentos sociais -, entrou em confronto com os engravatados do Movimento Brasil Livre (MBL), um grupo direitista que prega o impeachment de Dilma e a volta dos militares ao poder. Houve bate-boca e empurra-empurra. A mídia golpista, que nunca criticou as hostilidades e as agressões patrocinadas pelos fascistas mirins, já tenta manipular as informações para satanizar o MTST e endeusar os "coxinhas" do MBL.

Fiscais corruptos de SP. Alckmin sumiu!

Por Altamiro Borges

É impressionante o esforço diário da mídia chapa-branca para blindar o governador paulista Geraldo Alckmin, provável presidenciável do PSDB em 2018. Há alguns meses foi comprovada a existência de um bilionário esquema de corrupção na Receita Estadual de São Paulo. Na semana passada, em mais um capítulo deste escândalo, descobriu-se que onze fiscais, acusados da cobrança de propina de empresas, compraram ou venderam 143 imóveis que, juntos, valem cerca de R$ 62 milhões.

Na lista das propriedades estão casarões em bairros nobres da capital paulista, apartamentos de frente para a praia em Niterói (RJ) e fazendas no Centro-Oeste. A imprensa até trata do escândalo, mas evita citar o “picolé de chuchu”. Se o esquema mafioso ocorresse na órbita federal, com certeza o nome da presidenta Dilma já estaria nas manchetes dos jornalões, nas capas das revistonas e nos destaques do Jornal Nacional da TV Globo. E ainda tem gente que acredita na imparcialidade da mídia!


O Enem e o caminho sem volta

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:

O tema de redação do Enem como "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" causou furor em nossa sociedade. Uma minoria, abraçada a suas visões limitadas de mundo, acusou a prova de "petista" e "comunista", de "doutrinária", reduzindo o debate sobre a violência contra mulher e desconsiderando totalmente a realidade das mulheres. Como se vê, não há limite para a ignorância.

Lula resiste à guerra suja da mídia

Por Darío Pignotti, no site Carta Maior:

Hoje, 365 dias após a reeleição de Dilma Rousseff, e 364 do início da campanha de desprestígio contra ela e contra Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente brasileiro completa seus 70 anos de vida, com uma porcentagem de eleitores fiéis que é mais alta que a de todos os políticos brasileiros.

No primeiro aniversário do triunfo de Dilma sobre seu rival Aécio Neves, o jornal Estado de São Paulo publicou ontem que Lula conta com 23% de eleitores incondicionais, cifra que aumenta a 41% se incluem os eleitores potenciais.

Quando o Estado vira a Gestapo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Os jornais se lambuzam hoje com um suposto pedido da Receita Federal para a quebra do sigilo bancários das empresas dos filhos de Lula e de Gilberto Carvalho.

O primeiro já disse quanto e porque recebeu dinheiro de um empresa investigada na operação Zelotes, quatro anos depois do episódio que esta é apontada como suspeita.

No segundo caso, da filha de Gilberto Carvalho, uma simples fábrica artesanal de macarrão – e uma cantina, simples, até pouco tempo atrás, agora fechada – nem sequer se alega nada: apenas “querem saber” se ela recebeu dinheiro de alguém sob suspeita.

A Zelotes voltou, com outro foco

Da revista CartaCapital:

Deflagrada no início do ano, a Operação Zelotes chamou a atenção por envolver bancos, grandes empresas e uma afiliada da Globo e investigar um escândalo que pode ter tirado dos cofres públicos até 19 bilhões de reais, por meio de fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o Carf.

A Zelotes teve um caminho cheio de dificuldades, em especial por conta do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, afastado do caso, e não sensibilizou a Justiça e a mídia. Nesta semana, a operação foi retomada, com um foco diferente: o novo alvo é Luis Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.

Ataques a Lula atingem conquistas do povo

Editorial do site Vermelho:

Incomodada há exatamente um ano com a quarta derrota seguida numa eleição presidencial, a oposição direitista não dá tréguas à presidenta Dilma e, ao mesmo tempo, promove uma verdadeira campanha de desconstrução da imagem do ex-presidente Lula.

A trama oposicionista não tem escrúpulos e ocorre de forma articulada com a mídia, que lhe dá ampla repercussão. À tentativa de vincular o ex-presidente às investigações da Polícia Federal e à acusação de haver tirado proveito pessoal através de lobby em favor de empresas brasileiras no exterior, soma-se atos de pura e simples difamação com a utilização de bonecos detratores que circulam nas capitais e em algumas cidades brasileiras.

Contra Lula, FHC quer pôr fogo no circo

Por Osvaldo Bertolino, no site da Fundação Maurício Grabois:

O programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, emissora estatal que em tempos passados tinha grande prestígio, é conhecido como poleiro de tucanos. Na segunda-feira (26), quem sentou no centro do cenário foi o chefe das ditas aves, o ex-presidente neoliberal Fernando Henrique Cardoso (FHC), que deitou falação golpista, corroborando os processos viciados que abrem caminho para as marchas que desafiam abertamente a democracia.

O silencioso golpe de Estado em Portugal

Por Jacques Sapir, no site Outras Palavras:

Portugal é vítima, nos últimos dias, de um silencioso golpe de estado organizado pelos dirigentes portugueses pró-Europa [1]. É evento especialmente grave. Acontece quando ainda está fresco na memória o golpe de força bem-sucedido contra o governo grego, pela combinação de pressões políticas vindas do eurogrupo e pressões econômicas (e financeiras) vindas do Banco Central Europeu. E confirma a natureza profundamente antidemocrática, não só da zona do euro, mas também - e muito se deve lamentar - da União Europeia.


Fujimori manda lembranças a FHC

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Toda vez que se coloca em questão a diplomacia de um governo, convém tomar uma providência mental básica: lembrar a velha lição de que a política externa de um país é um reflexo de sua política interna. Isso quer dizer que nenhum governo sustenta ou critica outro governo em função de belos princípios mas em função de interesses e daquilo que julga ser a prioridade para seu país em determinado momento.

As fofocas da 'Folha' contra Lula

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A guerra entre Luiz Inácio Lula da Silva e quatro empresas que dirigem a dita “grande imprensa brasileira” remonta a pouco mais de um quarto de século. Globo, Grupo Folha, Grupo Estado e Editora Abril declararam guerra ao líder petista em 1989 e essa guerra prossegue até hoje.

Alguns diriam que nem é bem uma guerra, mas um cerco. Afinal, durante os últimos 25 anos um lado sempre esteve no ataque e o outro, sempre na defesa. Lula nunca fez uma única denúncia contra esses grupos empresariais. Eles é que, nesse um quarto de século, nunca pararam de fazer denúncias contra ele.

O Enem e a educação democrática

Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB:

Os 7.746.261 jovens, dentre os quais 4.458.265 (57,5%) do sexo feminino, inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano tiveram que refletir sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", tema da redação do exame.

A proposta do Enem trouxe à baila velhos rancores dos setores conservadores da sociedade que atacaram de modo virulento o tema da redação, assim como outras questões de ciências humanas com destaque para o debate acerca da igualdade.