terça-feira, 21 de novembro de 2017

Maia e Temer fazem o jogo do “mais esperto”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O que levaria Michel Temer, o vaidoso que pretendia entra na história como “o homem que uniu o Brasil (e talvez tenha sido nisso bem-sucedido, pois uniu ao menos 95% dos brasileiros contra si) e como o presidente que levaria os desmanches neoliberais a um grau que nem Fernando Henrique Cardoso alcançou, a entregar para Rodrigo Maia o lugar de patrono da joia da coroa “reformista”, a reforma da Previdência?

A “sinuca de bico” de Lula em tempo real

Foto: Ricardo Stuckert
Por Tarso Genro, no site Sul-21:

“Duas frases exprimem a insustentabilidade do reducionismo” – diz Karel Kosik – no seu Dialética do Concreto – “Franz Kafka é um intelectual pequeno-burguês; mas nem todo intelectual pequeno-burguês é Franz Kafka”. Parodiando o filósofo tcheco, nascido em Praga em 1926, transitando dos escritores para personalidades políticas, poder-se-ia dizer que “Lula é um político democrático de caráter pragmático, mas nem todo o político pragmático democrático é como Lula”. Assim como poder-se-ia dizer que “Macron foi uma saída liberal de centro-direita genial, das altas finanças do capital financeiro, para a França, mas nem toda a saída liberal de centro-direita – num momento de aperto – é genial, basta ver Temer”. Poderíamos prosseguir ao infinito- no plano da política, normalmente mais acolhedor dos reducionismos vulgares, mas a questão que inspira este artigo é outra.

A "MP dos ingleses" no leilão do pré-sal

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Com o leilão do pré-sal marcado para o dia 27 de outubro passado, o Palácio do Planalto, mesmo estando às voltas com a votação da segunda denúncia contra Temer (já marcada para o dia 25), fez uma grande pressão para que a MP 795 fosse aprovada pela comissão especial antes desta data, o que aconteceu no dia 18 de outubro. Aprovando a MP na comissão antes do leilão, o governo sinalizou aos concorrentes, especialmente aos ingleses, com o atendimento legislativo das exigências deles.

Raramente uma MP é aprovada em comissão especial antes de 30 dias de sua edição, como aconteceu neste caso. O relator foi o notório deputado Julio Lopes, do PP-RJ, citado nas planilhas da Odebrecht como recebedor de R$ 15 milhões. Mas, depois de passar pela comissão, a MP 795, agora apelidada de “MP dos ingleses”, empacou na Câmara e não foi aprovada pelo plenário, embora tenha entrado em pauta no dia último dia 6. Com o escândalo da rendição ao lobby inglês, ela agora corre sérios riscos de ser rejeitada ou modificada.

Manuela D’Ávila não divide a esquerda. Soma!

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Todo mundo que me conhece sabe que fui, sou e serei eleitor do Lula. Até que a morte nos separe.

Mas agora quero me manifestar em favor da candidatura de Manuela d’Ávila. Sem prejuízo de que, se eu puder, votarei no Lula.

Andei lendo frases de sobrolhos preocupados: "ela está dividindo a esquerda"…

Marisa Letícia e as maldades da "Justiça"

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região negou na terça-feira, dia 21, a ‘absolvição sumária’ de Marisa Letícia.

A defesa de Lula havia pedido o reconhecimento da inocência de Marisa nas duas ações penais nas quais ela era ré.

Com sua morte em fevereiro, em decorrência de um AVC, Sergio Moro decretou a “extinção de sua punibilidade”.

A Globo não manda no mundo

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e outros cartolas do esporte nacional estão encalacrados com a Justiça. No Brasil e nos Estados Unidos. Os crimes de que são acusados vão do recebimento de propina para contratos de transmissão de jogos a extorsão, fraude financeira e lavagem de dinheiro. Com a certeza da impunidade e ambição desmedida, dominaram o esporte nacional com mão de ferro e goela larga por muitos anos.

A mudança dos ventos na política brasileira

Por Wellington Calasans, no blog Cafezinho:

O desespero da Lava Jato e da Globo nos seus dias de agonia diante da opinião pública contrasta com a tranquilidade de Lula, sobretudo após os resultados das recentes pesquisas de opinião pública divulgadas que dão ao petista uma esmagadora vantagem na corrida presidencial 2018.

Tacla Durán e o escândalo da Fifa destruíram em poucos dias a esperança dos moralistas sem moral de que manteriam a narrativa e a pauta do debate político até o próximo ano. Nas cordas, acuados com o desmonte das próprias imagens, forjadas na mentira, tentam desesperadamente uma reação, mas usam a tática manjada de apontar o dedo para a “corrupção dos outros”.

Ministro inglês fez lobby para Shell e BP

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

O braço jornalístico do Greenpeace, Unearthed, pediu informações ao governo inglês, com base na lei de acesso à informação, sobre a visita de Greg Hands, ministro do Departamento de Comércio Exterior britânico, ao Brasil em março desse ano.

Os funcionários do departamento mandaram, acidentalmente na avaliação do Unearthed, o comunicado sem edição e marcado com tinta amarela (veja abaixo). Pouco depois, o departamento emitiu uma segunda versão do documento, com as mesmas passagens editadas, numa tentativa de encobrir os fatos, avalia Rebecca Newsom, assessora sênior de política do Greenpeace.



Record detona máfia Globo-Fifa