quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Agressão à Venezuela alerta à América Latina

Charge: Umpiérrez/Rebelión
Editorial do site Vermelho:


O envio pelos Estados Unidos de navios de guerra com 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, para o Caribe Sul, perto da costa da Venezuela, é um grave gesto de provocação imperialista. Sob o pretexto de enfrentar ameaças de cartéis de drogas latino-americanos, o governo de Donald Trump – que em fevereiro designou grupos criminosos do México e da Venezuela como organizações terroristas globais – lançou a operação para limitar a migração e reforçar os navios da guarda costeira e da Marinha que operam regularmente na região, apoiada por voos de espionagem.

As manifestações do 7 de Setembro

Reprodução
Por João Guilherme Vargas Netto


As mobilizações sindicais raramente tomam a forma de grandes manifestações de rua distantes dos locais de trabalho.

Isto só acontece em situações muito especiais ou em conjunturas bem definidas. Aqui no Brasil foram acontecimentos marcantes relacionados à luta pela democracia, à renovação sindical e ao fim da ditadura.

Basta lembrar as manifestações na Vila Euclides, as grandes aglomerações de trabalhadores em algumas greves e até mesmo, tardiamente, as centenas de milhares de pessoas nas comemorações do 1º de Maio da Força Sindical, com espetáculos musicais e sorteios.

Hoje em dia as praças e as ruas são ocupadas maciçamente por ocasião de espetáculos musicais, passeatas religiosas e identitárias e eventualmente por convocação partidária.

Venezuela aciona ONU contra ameaças dos EUA