terça-feira, 12 de julho de 2022

Ato inter-religioso relembrará Bruno e Dom

Por Altamiro Borges

No próximo sábado, 16 de julho, às 10 horas, um encontro inter-religioso na Catedral da Sé, em São Paulo, homenageará o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, assassinados em 5 de junho último no Vale do Javari (PA). O ato ecumênico também servirá como brado de luta em defesa dos povos indígenas e contra a devastação ambiental.

Convocado pela Frente Inter-religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, Comissão Justiça e Paz de São Paulo, Instituto Vladimir Herzog, Comissão Arns e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), “o encontro pretende ressaltar a importância de defender a vida, a terra e a cultura dos povos indígenas e tradicionais, proteger o meio ambiente e aqueles que lutam para preservá-lo, em meio a violações sistemáticas e institucionalizadas de direitos”.

Inadimplência bate novo recorde no Brasil

Foto: Bancários CGR
Por Altamiro Borges


Enquanto o “capetão” Jair Bolsonaro segue com os discursos golpistas e de ódio, estimulando seus psicopatas assassinos, o Brasil continua afundando na miséria. Dados divulgados pelo Serasa Experian nesta segunda-feira (11) confirmam que o número de pessoas com contas atrasadas bateu novo recorde no país. Segundo o estudo, o mês de maio registrou 66,6 milhões de brasileiros inadimplentes. É o maior índice desde 2016, quando a série histórica teve início.

Assassinato no Paraná repercute no exterior

Virtudes e defeitos do jornalismo econômico

A onda progressista na América Latina

Ilustração: Ribs
Por José Eduardo Bernardes, no jornal Brasil de Fato:

O momento auspicioso da América do Sul, que tem oito de seus 12 governos considerados progressistas, pode ganhar ainda mais força caso a eleição no Brasil se concretize com a vitória de um candidato que defenda correntes políticas que se alinhem ao continente.

É o que garante o ex-ministro das Relações Exteriores (nos governos Lula) e da Defesa (na gestão de Dilma Rousseff), Celso Amorim.

Ao analisar a conjuntura local, Amorim acredita que o momento atual é diferente da primeira onda progressista que tomou a região, entre os anos de 2002 e 2015, vividos intensamente pelo diplomata, que carrega entre os avanços de sua gestão, a criação de importantes instituições como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Carta para uma ex-amiga

Charge: Pedro Silva
Por Lira Neto


Não, minha cara ex-amiga, não podemos continuar amigos, nem lá no Facebook nem aqui na vida real.

Sinto muito. Amigos meus não fazem arminha com a mão, nem muito menos tripudiam da morte de alguém, alvejado por arma de verdade, no dia do próprio aniversário de cinquenta anos.

Amigos meus não fazem piada de atentados terroristas, não acham graça de bombas caseiras espalhando fezes, urina e veneno.

Amizade, minha cara ex-amiga, pressupõe afinidades, conexões, empatias. Comunhão de interesses, sintonia de afetos.

Entre amigos, as diferenças são bem vindas, os modos de pensar não precisam ser idênticos. Você torce Fortaleza; eu, Ceará. Você se diz conservadora; eu sou progressista. Você é de direita; eu, de esquerda. Até aí tudo bem. As assimetrias nunca impediram nossos abraços a cada reencontro.

De novo, o tumor Bolsonaro

Charge: Pete Kreiner
Por Cristina Serra, em seu blog:


A morte a tiros do guarda municipal Marcelo de Arruda, em Foz do Iguaçu, evidencia o quanto a violência associada à campanha eleitoral já está disseminada e tende a piorar. Mas o assassinato do militante petista pelo bolsonarista Jorge José Guaranho não é o primeiro ato de violência política neste Brasil inoculado pelo vírus da brutalidade.

É preciso recuar no tempo. O marco zero do ciclo de barbárie é 14 de março de 2018, com o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, quando o Rio de Janeiro estava, havia um mês, submetido à intervenção federal na segurança pública, algo inédito desde a Constituição de 1988.

Violência bolsonarista repercute no exterior

Por Altamiro Borges

A escalada da violência fascista no Brasil – que adquiriu contornos trágicos neste sábado (9) com o assassinato de um dirigente petista em Foz do Iguaçu (PR) – já é destaque na imprensa internacional. Conforme registra o colunista Nelson de Sá, na Folha, a bárbara execução virou notícia nas principais agências internacionais e nos maiores veículos do mundo.

“A cobertura externa dos ataques à campanha petista já vinha crescendo, com relatos como ‘polícia prende homem que jogou explosivo no comício de Lula’, na Bloomberg, e ‘ex-presidente passa a usar colete à prova de balas’, do argentino Ámbito Financiero a portais chineses como Sina Finance”.

Violência de Bolsonaro é contra a democracia

Charge: Miguel Paiva
Por Guiomar Prates, no site Vermelho:


Reunião realizada nesta segunda (11) entre o pré-candidato a presidente Lula, seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin e os presidentes dos partidos que compõem o movimento Vamos Juntos pelo Brasil definiu por apresentar ao Tribunal Superior Eleitoral um Memorial da Violência Política contra a Oposição no Brasil. Também divulgaram nota conjunta intitulada A violência de Bolsonaro é contra a democracia: o Brasil precisa de paz.

No início, um minuto de silêncio em memória de Marcelo Arruda, tesoureiro do PT de Foz de Iguaçu, assassinado no sábado na festa de aniversário de 50 anos, por um bolsonarista incomodado com a temática da festa em apoio a Lula.

O isentão é cúmplice do fascismo

Charge: Machado
Por Moisés Mendes, em seu blog:

O fascista Jorge José da Rocha Guaranho, que matou o guarda municipal Marcelo Aloizio Arruda, em Foz do Iguaçu, está vivo, depois de ter sido dado como morto pela polícia.

Por que a informação era errada e todos os jornais publicaram? É muito provável que para tentar proteger o assassino de reações da população. Mas a guerra de Foz pode se alastrar por toda parte.

A repercussão desse crime vai nos dizer, a partir principalmente das omissões e dos silêncios dos isentões, o que poderemos ter mais adiante.

Os isentões, os que acham que são o Brasil que deu certo, a turma do me deixa fora disso do Carlinhos Brown, todos eles são cúmplices do avanço do fascismo.

Os isentões são os militantes mais admirados pela extrema direita. A militância do isentão é a que mais faz bem ao bolsonarismo.

Conspiração militar e pistolagem política

Charge: Paixão
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O comportamento das cúpulas partidarizadas das Forças Armadas brasileiras não é o esperável de comandos profissionais, legalistas e leais à Constituição.

Os comandantes militares sabem disso. Eles também sabem perfeitamente o que estão fazendo, mas perigosamente continuam se distanciando da legalidade e da institucionalidade.

Não são só os setores democráticos brasileiros que vêm alertando sobre a postura antiprofissional e conspirativa dos chefes militares que, ao interferirem na política, agem como milícias fardadas.

O mundo inteiro também já percebeu que eles ameaçam a democracia, intimidam as instituições civis e planejam replicar no Brasil um processo semelhante ao ocorrido em 6 de janeiro de 2021 nos EUA, a invasão do Capitólio.

A indústria das armas lucra com a morte

Charge: Sebastien Thibault 
Por Jair de Souza

Quando teve início a conflagração militar aberta na Europa, com a intervenção das tropas da Federação Russa na Ucrânia, muita gente acreditava que seria um conflito de curta duração.

Em razão da superioridade das forças militares russas face às ucranianas e considerando que os russos estavam atuando em um território onde a esmagadora maioria de seus habitantes lhes era simpática (não podemos nos esquecer que a região de Donbass é majoritariamente composta por pessoas de nacionalidade e língua russas, que vinham sofrendo violenta repressão desde o ano 2014 por parte do governo central em Kiev e dos batalhões neonazistas a ele vinculados), nada mais lógico do que antever um rápido desfecho para este conflito.