quinta-feira, 9 de junho de 2022

Bolsonaro teme sua prisão e dos filhotes

Charge: Zepa
Por Altamiro Borges


O colunista Vinicius Torres Freire especula em texto publicado na Folha nesta quarta-feira (8) que “Jair Bolsonaro acredita que o Tribunal Superior Eleitoral pode cassar sua recandidatura. Ele está muito nervoso porque governo e aliados no Congresso não conseguem implementar medidas que diminuam sua impopularidade (combustíveis, salários, redução do Imposto de Renda, etc.) –, não o ajudam a governar e o enrolam”.

Falso, Bolsonaro ataca ICMS do combustível

Sumiço no Amazonas repercute no mundo

Privatizar a Petrobras compromete o futuro

Bolsonaro e o ICMS dos combustíveis

A exclusão de países na Cúpula das Américas

Endividamento dos brasileiros é desesperador

Charge: Nani
Por Altamiro Borges


Levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgado nesta terça-feira (7) dá o alerta de que o número de famílias endividadas em maio foi de 77,4%. Houve um aumento de 9,8% em relação ao mesmo mês do ano passado – que foi de 68%. Já 28,7% das famílias estão com dívidas ou contas atrasadas.

Esse percentual de inadimplência é 4,4% maior que o registrado no mesmo período de 2021. O "vermelho" no cartão de crédito representa 88,5% das dívidas dos brasileiros, com um crescimento de 7,6% no mesmo período. Em segundo lugar estão os carnês, com 18,2%. A situação dos brasileiros é desesperadora!

O golpe será bem sucedido?

Charge: Enio
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

São curiosos os cenários traçados pelo mercado. Em geral, pegam séries históricas e projetam levando em conta fatores macroeconômicos que surgem no horizonte: aumento da inflação global, queda no PIB mundial, inflação brasileira etc.

Em qualquer cenário que se trace, o fato mais relevante são as análises de probabilidade de um golpe de Estado bolsonarista ser bem sucedido.

Não falei em análise de probabilidade de haver um golpe. A probabilidade é de 100 por cento. As análises são em relação à probabilidade do golpe ser bem sucedido ou não. E, em caso de não ser bem sucedido, quais as consequências de sedições e atentados insuflados pelos Bolsonaro.

Moro 'volta' ao Paraná para trair

Charge: Don Ramón
Por Fernando Brito, em seu blog:

Lauro Jardim, em O Globo, diz que Moro não recorrerá da anulação de sua transferência de domicílio eleitoral para São Paulo e pensa em concorrer no Paraná.

Só não diz a quê: “Pode disputar tanto uma cadeira de deputado federal ou senador ou até o governo do Paraná pelo União Brasil.”

Como deputado, trai o companheiro de Lava Jato, Deltan Dallagnol. Como senador, Álvaro dias é quem leva a punhalada e, como governador, é Ratinho Júnior que entra na regra morista do “primeiro eu, o resto que se dane”.

Qualquer que seja a escolha, Moro entra mal na disputa.

Os empresários e o jogral de hienas

Charge: Rico
Por Moisés Mendes, em seu blog:

A elite alemã resistiu por um bom tempo até aceitar que Hitler era o cara. Os relatos do pós-guerra contam que parte desse apoio, no começo, era constrangido e quase camuflado.

Grandes empresários sabiam que aquele era um bandido, mas aderiram ao projeto porque ganhariam muito dinheiro com o nazismo e a guerra. E ainda seriam bajulados.

Hitler chamava ou era chamado pelos líderes da indústria para reuniões fechadas. Ali anunciava seus planos, sempre com o apelo do combate aos comunistas, aos judeus e aos trabalhadores organizados. A elite amoral foi parte decisiva do nazismo, como ocorreu na ditadura no Brasil.

Bolsonaro também é chamado por empresários para reuniões fechadas, sem acesso da imprensa, porque essa é a característica do colaboracionismo das elites em tempos de anormalidades.

Moro a caminho da insignificância absoluta

Charge publicada no Jornalistas Livres
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Sérgio Moro figura na galeria dos maiores criminosos do país.

Ele faz companhia, neste desonroso pódio, a outros personagens – fardados ou civis, togados ou leigos, do setor público ou da iniciativa privada – que tiveram papel central na condução do país ao precipício fascista-militar.

Algum dia, quando a democracia for restaurada e o Brasil tiver a coragem de se encontrar com uma justiça de transição, todos estes criminosos serão levados aos tribunais nacionais e internacionais, no marco do devido processo legal, para serem processados e condenados às penas que a Constituição e as Leis internacionais determinam.