sábado, 23 de março de 2019

Sem reforma, deus-mercado chuta Bolsonaro

Por Altamiro Borges

A revista Exame, que tem como público alvo a cloaca empresarial nativa, publicou nesta sexta-feira (22) um texto emblemático de um legítimo representante do chamado “deus-mercado”. Sérgio Vale, mestre em economia pela USP e pela Universidade de Wisconsin, é economista-chefe da consultoria MB Associados – um antro dos abutres financeiros. O título já é bombástico: “Sem reforma da Previdência, presidente não termina mandato”. Em dez parágrafos, o autor deixa explícito que Jair Bolsonaro é um autêntico “laranja” dos rentistas e que foi eleito com a missão principal – quase exclusiva – de acabar com a aposentadoria de milhões de trabalhadores brasileiros para beneficiar os banqueiros e os especuladores. O resto é para enganar os trouxas!

Golpe da Previdência é repudiado nas ruas

Salvador, 22/3/19. Foto: Mídia Ninja
Editorial do site Vermelho:

Os protestos desta sexta-feira (22) contra a “reforma” da Previdência ficam registrado como um enérgico pronunciamento dos trabalhadores. Seu vigor decorre da unidade das entidades sindicais, uma ação nacional que uniu as centrais, mas o determinante foi a crescente percepção de que essa medida anunciada pelo governo Bolsonaro é uma das mais perversas, para o povo, de que se tem notícia na história deste país. Ela simplesmente passa a borracha numa epopeia que ergueu o edifício que abriga a legislação social brasileira.

Prisão de Temer é espetáculo da Lava-Jato

Por Frederico Santana Rick, no jornal Brasil de Fato:

A prisão de Temer vem em boa hora para o governo Bolsonaro e para os defensores da reforma da Previdência. Enquanto foi útil para aprovar medidas a favor do capital financeiro e da burguesia interna, foi mantido solto. Provas não faltavam, mas o Congresso impediu sua prisão em duas votações. A prisão, bem no aniversário de Bolsonaro, é um gesto, um agrado ao presidente de ultradireita com propósitos fascistas.

O chanceler e o tolo na montanha

Por Kjeld Jakobsen, na revista CartaCapital:

A recente “aula magna” do novo ministro das Relações Exteriores do Brasil aos alunos do Instituto Rio Branco trouxe à memória a letra de Fool on the Hill, de autoria de Lennon e McCartney. A letra, por sua vez, revela uma ironia sobre o guru Maharishi Yogi que, segundo eles, “na montanha vê o sol se pondo, seus olhos no rosto veem o mundo girando e nunca dá resposta alguma”.

A aula se inicia com a “importante” constatação de que os ingressos no IRBr não são estudantes de Relações Internacionais. Depois, desfia um diagnóstico crítico sobre a política externa brasileira dos últimos anos, usando o mesmo sufixo ao mencionar itens daquela agenda diplomática como comercialismo, nominalismo, tematismo, climatismo, globalismo, universalismo e multilateralismo. No entanto, para classificar as alternativas que propõe para a agenda seriam necessárias palavras com os sufixos “ice”, “ante”, “ez” e “em”.

A prisão de Temer e as reações políticas

Por Renato Rovai, em seu blog:

Quando Temer foi escolhido candidato a vice de Dilma seu currículo (ou folha corrida, para ser mais preciso) já era conhecido. Temer sempre foi um político do esquema. E dos muitos esquemas.

Não à toa, por exemplo, escolheu colocar seu principal pupilo e com quem pode vir a dividir cela nos próximos dias, Moreira Franco, para controlar Portos e Aeroportos. Ele sempre operou nessas áreas.

Aliás, sempre me perguntei por que cargas d´águas esse controle de entrada de mercadorias interessava tanto ao esquema Temer. Quem sabe isso fique mais claro nos próximos dias. Mas nunca me pareceu que os interesses se relacionavam apenas a ganhar uns trocados com empresas que operam nessas áreas, como a Engevix.

A essência da previdência bolsonarista

Por José Celso Cardoso Jr. e Tiago Oliveira, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

As primeiras medidas já tomadas pelo governo Bolsonaro, assim como aquelas em elaboração ou tramitação legislativa, notabilizam-se pela profunda arrogância e simplismo no trato de assuntos tão complexos como os são, por exemplo, os do crescimento econômico, das finanças públicas, do mercado de trabalho e das políticas sociais, apenas para ficarmos nos mais evidentes desde o golpe de 2016. Na base dessas medidas encontram-se interpretações não só irreais e falaciosas do ponto de vista da teoria e da história, mas sobretudo negativas acerca das razões da sociabilidade humana, das motivações comportamentais dos agentes econômicos e demais atores sociais, como ainda, negativas acerca da própria natureza e funcionamento das instituições do Estado brasileiro.

O IBGE e o censo demográfico de 2020

Por Eduardo Pereira Nunes, no site Brasil Debate:

Durante a posse da nova presidente do IBGE, o ministro Paulo Guedes criticou a dimensão e custo do Censo Demográfico de 2020. Não perdeu a oportunidade para incluir o Censo na lista de cortes de despesas que pretende fazer, com o argumento de que este é enorme e muito caro.

É preciso que o ministro saiba que as informações do Censo são vitais para a sociedade “conhecer a realidade econômica, social e ambiental do país, para o melhor exercício da cidadania” que sintetiza a missão do IBGE.

Ao IBGE compete retratar a realidade brasileira para que a sociedade conheça o seu passado, entenda o presente e decida sobre o seu futuro. E, para tanto, o Censo de 2020 é essencial.

Temer, Lava-Jato e o preço da demagogia

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A prisão de Michel Temer - arbitrária, como já escrevi aqui, e isso não é defesa do cidadão que você e eu sabemos quem é - contém várias lições.

Uma delas é de que a Lava Jato é um projeto de poder da República de Curitiba e funciona como uma pororoca na democracia, alargando e destruindo as margens do estado de direito.

Temer, constitucionalista, corrupto, demagogo, tentou surfar na imagem da operação quando assumiu a presidência da República.

Interino e efetivo, postou no Twitter as seguintes imbecilidades:

Previdência: fábula da República das Laranjas

Por David Deccache, no site Outras Palavras:

Se no futuro teremos mais idosos em relação ao total da população é natural que uma maior parcela da riqueza produzida seja apropriada por eles. Para entendermos esta dinâmica vamos usar o exemplo de uma aldeia hipotética chamada de República das Laranjas.

Vamos supor que na República das Laranjas se produza apenas pães. Nesta aldeia, os adultos trabalham enquanto as crianças vão para a escola e os idosos, depois de toda uma vida de dedicação ao trabalho, descansam. Os adultos, que podem trabalhar, repartem os pães que produziram com as crianças e os idosos. Portanto, trata-se de um sistema solidário de repartição muito parecido com o que temos no Brasil.

Lava-Jato e a guerra contra as milícias

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O primeiro passo é entender que se tem um país com instituições em ruínas. A normalidade democrática de um país depende da Constituição, do conjunto das leis, mais que isso, das práticas democráticas consolidadas.

Essa institucionalidade foi rompida pelo impeachment e pelo papel do STF (Supremo Tribunal Federal) levando ao desmonte dos partidos políticos, à desmoralização das instituições, dentre as quais o próprio STF, germinando esse monstro da Lagoa – os Bolsonaros.

Mas não foi em decorrência de um movimento organizado. Foi uma onda de dejetos arrastando tudo o que encontrou pela frente, sem nenhum laivo de racionalidade.

A crise da Boeing e a entrega da Embraer

Por Allan Nacif, no site da Fundação Maurício Grabois:

A queda do Boeing 737 Max 8 da Ethiopian Airlines, menos de cinco meses após outro acidente fatal com um avião do mesmo modelo da Lion Air, jogou a gigante norte-americana Boeing numa crise sem precedentes na indústria aeronáutica moderna.

Não existe caso de outro modelo de avião comercial de passageiros em fabricação que tenha tido dois acidentes fatais em tão curto espaço de tempo. E acidentes causados por falhas no projeto da própria aeronave, como está claro para todos que acompanham as notícias referentes ao assunto.

Dois acidentes com muitas semelhanças: ocorridos poucos minutos após a decolagem, com aviões novinhos em folha, tripulações experientes, levando a trágica morte de 346 pessoas e causados por problemas nos sistemas do novo jato narrow-body (corredor único), que obteve as maiores e mais rápidas vendas da história da Boeing.