terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Impostos para os mais ricos na Argentina

Resiliência de Bolsonaro e o poder da mídia

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:


A resiliência de Jair Bolsonaro nas pesquisas de opinião é mais um capítulo decisivo do fim de uma era no mercado de informações: o poder dos grupos de mídia, o mais relevante ator do mercado de informações durante todo o século 20.

Foram mais influentes do que as religiões, os partidos políticos, os sindicatos, as associações empresariais.

Em ambientes cartelizados, ganhou poder de derrubar presidentes, recorrendo a um mesmo modelo de atuação: um massacre diário de notícias negativas, de acusações de toda ordem, de denúncias falsas ou irrelevantes, influenciando radicalmente aspectos psicológicos e sociais do país, criando um clima clima tão opressivo que a reação social passa a ser explosões de ódio, manifestações de rua, caça aos inimigos.

Foi assim na campanha contra Getúlio Vargas, contra Jango, no impeachment de Fernando Collor, na campanha do mensalão, na campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff, em todos esses casos atuando com enorme eficácia.

Empregos para a retomada do crescimento

Por Clemente Ganz Lúcio


O mundo parou para enfrentar os efeitos letais do novo coronavírus. O isolamento e o distanciamento social, necessários para bloquear a propagação do vírus e o agravamento da crise sanitária, travou a atividade produtiva com os mais severos impactos para o mundo do trabalho ao longo de 2020. Os gravíssimos problemas exigiram medidas de emergência e políticas públicas nas áreas da saúde e da proteção de renda e empregos.

Decisão do PT fortalece luta contra Bolsonaro

Por José Dirceu, no site Poder-360:


A decisão do PT e dos partidos de esquerda, à exceção do Psol, de se somar aos partidos de oposição da direita liberal para construir uma candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados para fazer frente à candidatura do deputado Arthur Lira, apoiado por Bolsonaro e pelos partidos de sua coalizão (PP, PSD, PL, Republicanos e outros), vem recebendo duras críticas dentro do próprio PT, entre os jovens e muitos setores da esquerda.

E o caos chegou à Europa

Por Flavio Aguiar, no site Carta Maior:
 

Como se não bastasse a pandemia, há o Brexit. Resultado: a sensação de pandemônio se instalou, apesar de todos os pedidos de calma por parte das autoridades. Da Índia à Argentina, passando por vários países de várias latitudes, incluindo pelo menos uma dezena de europeus, os voos provenientes do Reino Unido foram bloqueados a partir da madrugada de segunda-feira, 21. A medida coincidiu com o aperto dos prazos para o Brexit, sem acordo no horizonte. O resultado deste desacerto é que milhares de caminhões se acumularam em filas de mais de 50 km. nos portos britânicos, com produtos de exportação para o continente. No Parlamento Britânico crescem as insatisfações com o desempenho do primeiro-ministro Boris Johnson. 

O ano do isolamento. E 2021?

Charge: Adam/Gulf
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Não me lembro, nem mesmo nos tempos de breu da ditadura que durou de 1964 a 1985, de ter visto o Brasil tão isolado, principalmente de seus vizinhos sul-americanos, como agora, com Jair Messias.

Até mesmo porque ao longo dos longuíssimos 21 anos, dois fatores contribuíram para que o isolamento não fosse como o que vivemos hoje.

Primeiro, houve a coincidência de várias outras ditaduras terem sido implantadas no Uruguai, no Chile, na sempre instável Bolívia, na Argentina, e já fazia muito tempo, no Paraguai.

O segundo fator foi a eficácia do Itamaraty.

Bolsonaro fará “live” em apoio a Crivella?


Por Altamiro Borges


Jair Bolsonaro dá azar. Na eleição para a prefeitura do Rio de Janeiro, o "capetão" fez lives em apoio ao "bispo" Marcelo Crivella, participou de atos e até de patéticas dancinhas. Os seus filhotes – o 01, Flávio Rachadinha, e o 03, o Carluxo Pitbull – inclusive ingressaram no Republicanos, o partido da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).

Apesar do forte apoio, o prefeito não foi reeleito, teve uma votação medíocre e, para piorar, na manhã desta terça-feira (22) ele ainda foi preso, acusado de corrupção. Ainda não há muitos detalhes sobre os motivos da midiática prisão, que deve abalar ainda mais o acalentado projeto de poder da Iurd de Edir Macedo.