sábado, 5 de novembro de 2022

Até o príncipe saudita parabeniza Lula

Lula e o desafio dos movimentos populares

O significado da vitória de Lula

Golpe rodoviário perde força

Chora mais!

A atualidade da crítica do fascismo

Neoliberalismo e a economia de Francisco

Os absurdos dos atos golpistas

Bolsonaro deixa pior orçamento da história

Bolsonarista no para-brisa vira meme

Começa a transição para o governo Lula

Piquet incita morte de Lula e segue solto

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges

O Ministério Público Federal (MPF) pediu na quinta-feira (3) a abertura de um inquérito policial contra Nelson Piquet, que insinuou o assassinato do presidente eleito num ato golpista em Brasília. "Vamos botar esse Lula filho da puta para fora. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. E o Lula lá no cemitério”, afirmou o ex-piloto, famoso por suas posições fascistas e seus trambiques e rolos judiciais.

Em nota branda, o MPF alega que houve “possível incitação pública ao crime” e “à animosidade entre as Forças Armadas e os poderes constituídos”. O órgão informa que o procedimento foi aberto após receber vídeo com declarações do tricampeão e solicita que ele seja ouvido pela Polícia Federal.

Até o príncipe da Arábia Saudita saúda Lula

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges

Enquanto fanáticos bolsonaristas rejeitam o resultado das urnas, pedem intervenção militar e fazem bloqueios criminosos de estradas, o mundo inteiro parabeniza Lula por sua vitória épica nas eleições. Até famosos aliados do “capetão” rejeitado, como o príncipe da Arábia Saudita e a presidenta da Hungria, já divulgaram notas efusivas de congratulações ao novo presidente brasileiro.

O primeiro-ministro saudita Mohammed bin Salman divulgou comunicado em que “expressa sinceras felicitações ao presidente eleito, desejando-lhe todo sucesso, e ao governo e amigável povo do Brasil, firme progresso e prosperidade”. Como ironizou o jornal Folha de S.Paulo, MbS – como é conhecido o truculento príncipe saudita – foi um dos primeiros a abandonar seu amigo facínora.