segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Quais as tendências das eleições municipais?


Entrevista com o sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi e articulista da revista CartaCapital e do site Brasil-247, que trata do cenário eleitoral pós-golpe do impeachment contra Dilma e da ascensão de Bolsonaro

Nádegas a declarar

Manifesto pela ética e pela democracia

O fim de Trump nas eleições dos EUA?

Bolívia foi às urnas para derrotar o golpe

Acate o incêndio, homem de bem!

Obra de Jean-Baptiste Debret
Por Manuel Domingos Neto

Alguns trataram o general Augusto Heleno como senil e imbecil por ter dito que a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) teria como missão espionar “maus brasileiros”.

A Lei 9.983/99 designa como missão desta Agência obter informações sobre ameaças internas e externas à ordem constitucional. As ameaças não estão claramente definidas, e o que sempre prevalece é a percepção dos próprios agentes. Os organismos legalmente destinados à preservação da Segurança definem o que constitui ameaça.

Movimentos sociais, ONGs, partidos políticos, parlamentares, militantes sindicais, anti-racistas e variados atores que se destacam na denúncia de injustiças sempre foram tratados como inimigos por instituições encarregadas de velar pela ordem e pela segurança do Estado.

Coragem!

Por Paulo Nogueira Batista Jr.

A Carol Solberg

Qualquer civilização cabe nos abismos da história. Digito essa frase apocalíptica e paro, um pouco constrangido. Brasileiro, verdade seja dita, não tende à generalização. Nossa contribuição à filosofia da história, e à filosofia em geral, é próxima de zero. Portanto, é o destino da civilização brasileira que nos angustia. Agora mais do que nunca. Estamos sem reservas espirituais, sobrecarregados com desafios e problemas próprios. As outras civilizações que cuidem de si mesmas.

Forças populares derrotam o golpe na Bolívia

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:


Luis Arce, ex-ministro do governo de Evo Morales e um dos principais líderes do Movimento ao Socialismo (MAS), alcançou uma retumbante vitória nas eleições presidenciais deste domingo (18).

A eleição, que se mostrava polarizada e esteve ameaçada por manobras de última hora, sugestivas de fraude e intervenção de forças policiais e militares, acabou sendo surpreendentemente decidida em primeiro turno, embora no momento em que estamos escrevendo os dados ainda sejam extraoficiais e a contagem dos votos esteja em marcha.