quinta-feira, 22 de junho de 2017

Direita sonha em voz alta com Macron tropical

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Porta-vozes de uma espécie de sabedoria mundial importada de laboratórios ideológicos do império tentam transformar Emmanuel Macron, o novo presidente da França, numa espécie de modelo a seguir no Brasil de 2018.

"Com Macron, a França se afasta um pouco mais de propostas nacionalistas camufladas em discursos modernizantes", escreveu o Globo em editorial (9/5/2017).

Diante da vitória de Macron no segundo turno das eleições parlamentares, onde 75% das cadeiras terão novos ocupantes, o Estado de S. Paulo celebrou: "Tudo indica que a crise de representatividade, que atinge vários países de todos os continentes, está sendo resolvida ali rapidamente e sem maiores abalos." (20/6/2017)

'Le Monde" e o fiasco de Temer no mundo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Sobre o fiasco da viagem de Michel Temer ao exterior, a reportagem de hoje do Le Monde, em versão em português pela Rádio França Internacional:

A estrela pálida do Brasil na cena internacional” é o título da análise que o Le Monde traz nesta quinta-feira, assinada pela sua correspondente no país, Claire Gatinois. Segundo ela, o presidente brasileiro ignorou a ameaça da Justiça e foi para Rússia em viagem oficial, posando até mesmo ao lado do chefe de Estado russo Vladimir Putin em um espetáculo do balé Bolshoi, em Moscou.

Comerciários debatem o poder da imprensa


Nesta quarta-feira, 21/6, o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor) realizou, no Teatro Municipal Glória Giglio, o seminário “Comunicação: ferramenta de mobilização e resistência dos trabalhadores”, que contou com a presença de, aproximadamente, 300 pessoas, entre sindicalistas, centrais sindicais, partidos, estudantes, autoridades e personalidades da região.

Para enriquecer o discurso, o Secor convidou grandes nomes atuais da luta pelos trabalhadores e pela democracia, sendo eles o membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos; o jornalista, blogueiro e coordenador do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé e autor do livro “A ditadura da mídia”, Altamiro Borges; e a autora do blog Maria Frô, Conceição Oliveira.


PEC da Morte já mostra suas garras

Por Alexandre Padilha, na revista Fórum:

Uma instituição que atende a milhares de pessoas da cidade de São Paulo, do estado e do Brasil. Que realiza procedimentos de média e alta complexidade e é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em atendimento, ensino e pesquisa. O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo passa pela pior crise financeira de sua história, chegando a restringir atendimentos no pronto-socorro para apenas casos de urgência e emergência. Além disso, profissionais e alunos tiveram de organizar “vaquinhas” para a compra de materiais básicos.

O Instituto Arnaldo Vieira de Carvalho, especializado no tratamento de câncer, fazia 300 cirurgias oncológicas mensalmente, que foram reduzidas à metade. Está dispensando pacientes por falta de recursos financeiros.

Por que Temer ainda não caiu?

Por Roberto Amaral, em seu blog:

Muitos se perguntam: por que, após tantas denúncias, ditadas e repetidas por fontes as mais diversas, e insuspeitas, como a voz dos ex-sócios, Michel Temer ainda não caiu, quando foi tão fácil depor a presidente Dilma Rousseff?

Como se sustenta um presidente sem apoio no voto, ungido ao poder por um golpe de Estado midiático-parlamentar (onde começa a desmilinguir-se seu mando), e desfrutando do desapreço da população de seu país, de quem foge, acuado, escondido no bunker em que foi transformado o Palácio do Jaburu?

Vários fatores podem, no conjunto, constituir uma resposta mais ou menos satisfatória. Mas, antes de mais nada, lembremos que, divergências secundárias à parte, mantem-se de pé a coalizão econômico-política montada lá atrás para assegurar o impeachment. O capital financeiro, o agronegócio, as igrejas pentecostais e suas representações no Congresso e nos grandes meios de comunicação, permanecem unificados em torno das ‘reformas’, eufemismo com o qual se designa o projeto, em curso acelerado, de regressão política, social e econômica do País, cujo alcance paga qualquer preço.

O que o filho do Roberto Marinho não disse

A política externa dos golpistas

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Os políticos golpistas instalados no poder em 2016 estão reeditando, com agravantes, as páginas mais vergonhosas da história da política externa brasileira. Tal como em situações constrangedoras do nosso passado, a linha de conduta adotada por José Serra, em sua breve passagem pelo comando do Itamaraty, e levada adiante por seu sucessor e “alter ego”, Aloysio Nunes Ferreira, tem como marca a submissão a interesses estrangeiros e o apoio ativo a forças antidemocráticas no exterior.

Esses elementos estão presentes nas três prioridades que, juntamente com a tarefa inglória de obter reconhecimento externo ao governo ilegítimo de Michel Temer, se estabeleceram em lugar da diplomacia “ativa e altiva” do período anterior: a) alinhamento incondicional aos Estados Unidos em todos os temas, fóruns e instâncias do sistema internacional; b) adesão irrestrita à globalização neoliberal; c) envolvimento ostensivo na campanha internacional para depor o presidente venezuelano Nicolás Maduro e esmagar a Revolução Bolivariana, devolvendo o poder à direita local, aliada aos EUA.

STJ rejeita censura à 'Falha de S.Paulo'

Da Rede Brasil Atual:

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou ontem (21) a veiculação do site Falha de S.Paulo – uma paródia do jornal Folha de S.Paulo. Por quatro votos a um, o colegiado entendeu que a proibição, pedida pela Folha, era uma tentativa de censura e fere à irreverência do direito ao entretenimento. O site estava fora do ar desde que o processo começou, em 2010.

O colegiado também rejeitou a tese da violação de marca, por usar tipologia semelhante, mas o ministro Luís Felipe Salomão rejeitou a tese, já que os dois veículos podem ser reproduzidos se destinadas a fins diferentes.

Parlamentares criam frente nacionalista

Do blog Nocaute:

Deputados e senadores formaram na quarta-feira (21/6) a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional. Composta por 19 senadores e 201 deputados, a Frente é presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). A vice-presidente é a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

“A Frente em Defesa da Soberania Brasileira vai contra, fundamentalmente, o domínio do capital financeiro e essa história de privatizar o petróleo, a Petrobras. O petróleo nacional é o sangue do desenvolvimento de qualquer país moderno. Não podemos admitir que quando o mundo inteiro resolve crises de recessão com investimentos públicos (…) que o Brasil encolha investimentos, reduzindo salários e acabando com a demanda interna”, declarou Requião.

Equador denuncia tentativa de golpe

Do blog Resistência:

O vice-presidente do Equador Jorge Glas esteve, na última terça-feira (20), na Comissão de Fiscalização da Assembleia Nacional, onde assegurou que há, no Equador, um processo em curso para dar um golpe de Estado brando, contra o atual governo.

“Há um processo sistemático que tenta desacreditar o governo (…) Está em marcha no Equador um golpe de Estado brando, porém não vencerão” enfatizou o segundo mandatário, em relação à posição de certos setores que propõem o seu julgamento pela sua responsabilidade política no tratamento de setores estratégicos, nos quais foram detectados casos de corrupção.

“Este processo, que tem muitas similaridades com o que ocorreu no Brasil, esconde processos de desestabilização democrática para uma volta ao passado”, afirmou.

Como a Globo caiu nas mãos do FBI

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a corrupção histórica da FIFA

No dia 23 de maio passado, a edição em inglês do El Pais noticiava a prisão de Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona de 2010 a 2014, ex-executivo da Nike (https://goo.gl/R9W6yx).

Era uma notícia curiosa. O Ministério Público da Espanha prendeu Rosell e desvendou uma organização criminosa cujo epicentro estava no Brasil.

Preso na Espanha, Sandro Rosell foi quem trouxe a Nike para a Seleção brasileira.. Quando foi preso, El Pais, ABC e Publico manchetaram que “esquema brasileiro cai na França”.

As investigações mostraram que Rosell atuava em parceria com o ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira através da empresa Alianto.

A demolição de direitos dos jornalistas

Por Flaviana Serafim, no site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

A “reforma” trabalhista (PLC 38/2017), defendida pelo presidente ilegítimo Michel Temer (PSDB), será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (28), terceira e última comissão na qual a proposta será discutida antes da decisão final pelos 81 senadores no plenário, prevista para a primeira semana de julho.

Nesta terça (21), a base do governo golpista sofreu uma derrota com a rejeição do relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) por 10 votos a nove na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Na primeira votação, no último dia 6, foram 14 votos a favor e 11 contrários ao relatório na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Temer lesa Pátria

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

A verdadeira obstinação com que Michel Temer e sua turma se agarram ao poder a qualquer custo tem causado um profundo e extenso conjunto de maldades ao nosso país. No início, tudo parecia caminhar às mil maravilhas. A unificação dos grupos mais expressivos das classes dominantes em torno do projeto do golpeachment oferecia o sedutor ingresso para adentrar as portas do paraíso. Pouco importava, à época, se o casuísmo implicava destituir sem nenhuma base legal ou constitucional uma presidenta eleita democraticamente pela maioria da população. Afinal, tudo valia para colocar em prática o programa que havia sido derrotado nas urnas.

Jornal Nacional, 48 anos contra o Brasil

Por Renata Mielli, no site Mídia Ninja:

Nesta segunda-feira, 19 de junho, o Jornal Nacional foi um pouco diferente. A inauguração das novas dependências e do cenário do JN deram um tom de autocelebração ao noticiário noturno da Rede Globo de Televisão.

Um novo estúdio, de 1370 m2, com 189 profissionais, 18 ilhas de edição, câmeras robóticas, e toda uma parafernália tecnológica foi apresentada para tentar convencer o telespectador de que o compromisso do Jornal Nacional e da Rede Globo é com o jornalismo, com a “verdade” e com o Brasil. Tudo foi feito “pensando em gente e a serviço da informação” diz a reportagem.

Moro atropela lei brasileira

Por Gustavo Aranda, no site Jornalistas Livres:

O Juiz Sérgio Moro determinou em 2007 a criação de RG e CPF falsos e a abertura de uma conta bancária secreta para uso de um agente policial norte-americano, em investigação conjunta com a Polícia Federal do Brasil. No decorrer da operação, um brasileiro investigado nos EUA chegou a fazer uma remessa ilegal de US$ 100 mil para a conta falsa aberta no Banco do Brasil, induzido pelo agente estrangeiro infiltrado.

Na manhã da última terça-feira (20), os Jornalistas Livres questionaram o juiz paranaense sobre o assunto, por meio da assessoria de imprensa da Justiça Federal, que afirmou não ter tempo hábil para levantar as informações antes da publicação desta reportagem (leia mais abaixo).