quinta-feira, 9 de maio de 2013

A violência contra a blogosfera

Ley de Medios no Uruguai. Já no Brasil

Por Altamiro Borges

Nos próximos dias, o governo do Uruguai deve enviar ao Congresso Nacional o seu projeto de nova lei dos meios de comunicação. A proposta, elaborada pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo Ministério da Indústria, tem cerca de 200 artigos e visa democratizar a radiodifusão no país. Ela regula as concessões de rádio e televisão, restringe os monopólios privados neste setor estratégico e garante maior pluralidade na mídia.

Para além da maioridade penal

Por Luis Fernando Vitagliano, no sítio Outras Palavras:

Uma dentista assassinada por bandidos que atearam fogo em seu corpo por ter somente 30 reais em sua conta bancária; um garoto assassinado com um tiro a queima roupa na cabeça por não entregar sua mochila. A crueldade dos crimes praticados por menores de idade chama a atenção midiática nesses dois casos. Somados a isso, os índices divulgados na semana passada só vêm comprovar o que a percepção da população já havia expressado: o aumento significativo da criminalidade em São Paulo, principalmente de assassinatos e latrocínios.

Eleição na OMC e o complexo de capataz

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Quando a gente fala em “Velho Mundo”, o que vem ao pensamento é a Europa. Ou a Eurásia e a África. Mas a expressão tem uma dimensão temporal, como demonstra o adjetivo. E nesta dimensão o Velho Mundo é a pátria da direita brasileira e de seus arautos embora, é claro, eles vivam assombrados, lembrando livremente comentário de Sérgio Buarque de Hollanda, pelo “secreto horror” que a pátria brasileira lhes desperta.

OMC: Uma vitória do Brasil

Por Renato Rabelo, em seu blog:

O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Começa a exercer suas funções como tal a partir de setembro deste ano, em Genebra, na Suíça. Trata-se de uma vitória que não se restringe à nacionalidade do novo chefe da OMC, mas principalmente como uma vitória a ser celebrada e expressão de uma política externa séria, independente, soberana e em concordância com as profundas transformações em curso no mundo.

Da mídia de massa às massas de mídia

Por Joanne Mota, no sítio Vermelho:

Pensar o processo de comunicação no Brasil, aprender com os modelos desbravadores na América Latina e fortalecer a frente de luta contra a comunicação imperialista produzida pelos setores conservadores no país. Esse foi o ritmo do primeiro dia de debates do Curso Nacional de Comunicação realizado pelo Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, iniciado nesta quarta-feira (8), em São Paulo.

A falta de memória de José Serra

Por José Dirceu, em seu blog:

O ex-governador tucano paulista e sempre presidenciável José Serra - agora um pouco escanteado pela candidatura ao Planalto do senador Aécio Neves (PSDB-MG) - ocupa o sempre generoso espaço que lhe é concedido pela mídia, em particular pelo Estadão, e hoje no jornalão da família Mesquita pontifica em artigo com três pérolas. Ele diz que o ex-presidente Lula deveria figurar no livro dos recordes mundiais "pelo menos com três verbetes no Guiness World Records: prejudicou a Petrobras, a indústria do país e o equilíbrio do balanço de pagamentos".

Barão debate 'a arte da comunicação'

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Nesta quarta-feira (8), cerca de 130 jornalistas, sindicalistas, blogueiros e ativistas sociais de 16 estados do país participaram da abertura do 1º Curso Nacional de Comunicação do Barão de Itararé, em São Paulo. A atividade, que conta com oficinas de capacitação e estímulo à produção da mídia alternativa, além de debates que promovem uma reflexão crítica sobre a comunicação no país e propõem horizontes possíveis para uma mídia livre, vai até domingo (12).

ICIA na América Latina

Por Luciano Wexell Severo

ICIA é uma sigla que poderia sintetizar a atual ofensiva dos setores mais conservadores da sociedade sul-americana. Condensaria as bandeiras de "luta" da classe alta, historicamente privilegiada, contra os avanços progressistas e democratizantes promovidos principalmente pelos governos de Cristina Kirchner, Evo Morales, Rafael Correa e Hugo Chávez (agora Nicolás Maduro).

Nem farda nem toga

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Mauricio Dias, na revista CartaCapital:

De uma só canetada o ministro Gilmar Mendes bloqueou o projeto que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou em velocidade comparativamente semelhante: um minuto. Medida pela contagem de tempo foi assim que teria se formado a explosão do conflito entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) que levou submissos o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente da Câmara, Henrique Alves, à sala do ministro do STF, em busca da conciliação.

Congresso precisa voltar a legislar

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Roberto Amaral, em seu blog:

O Congresso não recuperará sua legitimidade, nem o perdido respeito do cidadão, valendo-se simplesmente de emenda constitucional tendente a blindá-lo contra os repetidos abusos legiferantes do STF. Tampouco este se firmará perante a opinião pública (distinta da opinião publicada) interferindo na vida interna do Poder Legislativo.

A autodestruição de Marina Silva

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Marina está abatendo a si própria antes de sequer levantar vôo.

Dois passos recentes foram particularmente desastrosos para quem tem, ou tinha, a ambição de fisgar um eleitorado de esquerda e centro-esquerda insatisfeito com o PT.

Xaropada golpista de Roberto Damatta

http://www.ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Se havia alguma dúvida sobre a aliança espúria entre o STF e a mídia, um texto publicado hoje no jornal da maior empresa de mídia no país esclareceu tudo.

“Joaquim Barbosa seria meu candidato definitivo à presidência da república e estou certo que ele venceria no primeiro turno”, afirmou hoje, em sua coluna semanal, o antropólogo Roberto Damatta.

TVT divulga curso do Barão