segunda-feira, 19 de março de 2012

Parabéns Serra, o eterno candidato!

Por Altamiro Borges

O eterno candidato José Serra completou 70 anos nesta segunda-feira (19). O tucano teve o que festejar. Depois da segunda derrota na disputa presidencial, ele quase foi dado como morto politicamente. A direção nacional do PSDB tratou de isolá-lo, dando-lhe um cargo decorativo. Já Geraldo Alckmin, traído por Serra em 2008, vingou-se do rival, reduzindo os seus espaços na política paulista.

Panorama da comunicação no Brasil


Os corvos da mídia e a Copa do Mundo

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

À medida que se aproxima a Copa de 2014, a histeria ansiosa que marca as expectativas quanto à suposta incapacidade do Brasil de preparar o evento vai atingindo índices superlativos. Por toda a parte lê-se que fracassaremos, que não temos capacidade de produzir um evento de tal porte, que os turistas ficarão presos no trânsito, sem conseguir chegar aos estádios - os quais, por sua vez, não ficarão prontos a tempo.

Prévias de mentira e o medo serrista

Por José Dirceu, em seu blog:

Neste domingo, pela primeira vez, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) declarou apoio ao pré-candidato à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra nas prévias tucanas, remarcadas para o próximo domingo, dia 25. "Enquanto filiado ao PSDB, militante e liderança do partido, o meu voto vai ser para o José Serra”, afirmou neste final de semana.

Barão solicita espaço na TV Cultura

Do sítio do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

A entidade encaminhou nesta segunda-feira, 19 de março, ofício ao presidente-diretor da Fundação Padre Anchieta solicitando audiência para discutir a abertura de editais com o objetivo de selecionar programas para a emissora. O Centro de Estudos Barão de Itararé já manifestou interesse em participar do processo seletivo.

E se fosse a CartaCapital na TV Brasil?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na mesma semana em que a Folha de São Paulo repercutiu em suas páginas, em tom de denúncia, um contrato de publicidade por prazo determinado celebrado entre um banco controlado pelo governo federal e um dos blogs políticos mais conhecidos do Brasil, o jornal foi premiado pelo governo de São Paulo com um programa no horário mais nobre da TV brasileira, o das noites de domingo, e bem na emissora pública paulista, a TV Cultura.

Crise, alianças e compromissos

Editorial do sítio Vermelho:

Política se faz com programas, alianças e compromissos. A mídia conservadora costuma investir contra esta verdade e tenta estigmatizar as negociações feitas pelo governo para fortalecer sua base e garantir a governabilidade juntando, em torno de seu projeto, forças políticas e sociais diversas mas afinadas com o mesmo propósito de mudanças. E, em análises que revelam quase sempre má disposição em relação às ações conduzidas pelo governo, tentam enxovalhar as negociações, rotulando-as de “balcão de negócios”.

A festança dos golpistas de 1964

Por Altamiro Borges

O jornalista Ilimar Franco publicou em sua coluna “Panorama Político” do jornal O Globo de sábado (17):

*****

Insubordinação


Como a presidente Dilma proibiu as comemorações oficiais de 31 de março, o Clube Militar antecipou a festa para dia 29. Os militares da reserva farão um painel sobre "A Revolução de Março de 1964". O convite exige traje esporte fino.

Zara tenta “renovar imagem”

Por Altamiro Borges

As redes sociais continuam causando abalos. A denúncia de que a rede Zara utilizava trabalho escravo no Brasil para produzir suas roupas de grife percorreu o mundo e obrigou a multinacional espanhola a inaugurar um novo modelo de loja para “renovar sua imagem”. A repentina mudança foi anunciada pelo empresário Pablo Isla, presidente do grupo que controla a lucrativa empresa.

Conforme noticiou a Folha, a loja inaugurada na semana passada na famosa Quinta Avenida, em Nova Iorque, já apresentou um novo desenho, que deverá ser seguido pelas demais unidades pelo mundo. “Segundo Pablo Isla, a sua arquitetura foi concebida para ‘renovar a imagem’ da cadeia de lojas – envolvida em 2011 em caso de trabalho irregular no Brasil que repercutiu globalmente”.

FHC faz campanha na Venezuela

Por Altamiro Borges

No final da semana passada, o ex-presidente FHC participou de um seminário em Caracas promovido pela chamada Internacional Socialista – a mesma que traiu suas origens, abraçou o receituário neoliberal e é uma das responsáveis pela grave crise econômica que afunda a Europa. Ele estava acompanhado dos ex-presidentes "sociais-democratas" Ricardo Lagos, do Chile, e Felipe González, da Espanha.


A mídia golpista da Venezuela saudou a presença dos três políticos derrotados e desmoralizados em seus países, apresentando-os como representantes da “esquerda moderada e moderna”, distantes do “radicalismo” de Hugo Chávez. Já a mídia mais próxima ao governo criticou duramente os visitantes, acusando-os de fazer campanha disfarçada do empresário direitista Capriles Radonski.