quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Bolsonaristas agridem repórteres do Estadão

Charge: Sid
Por Altamiro Borges


Formados no ódio e na violência, os bolsonaristas são totalmente imbecis. Nesta terça-feira (21), um grupo de moradores do condomínio de luxo Villa de Anoman, em Maresias (SP), agrediu fisicamente dois repórteres do jornal Estadão, que foram chamados de “comunistas e esquerdistas” – logo eles que trabalham em um veículo oligárquico e conservador, conhecido por suas posições direitistas.

Conforme registro do próprio jornal, a agressão ocorreu durante a cobertura da tragédia das chuvas no litoral norte de São Paulo. Um dos agressores “obrigou o repórter fotográfico Tiago Queiroz a apagar fotos que tinha feito das ruas do condomínio alagado, com carros danificados. Outro empurrou a repórter Renata Cafardo em um alagamento e tentou roubar seu celular”. O condomínio tinha autorizado a equipe a entrar no local.

Lula propõe ação mundial contra fake news

Foto do site da Unesco
Por Altamiro Borges


A regulação das plataformas digitais e das redes sociais está sendo encarada como uma prioridade pelo governo brasileiro, como uma questão estratégica na defesa da democracia e contra a difusão do discurso de ódio e das fake news. Isto ficou evidenciado nesta quarta-feira (22), em Paris, durante conferência mundial organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O presidente Lula enviou mensagem – lida pelo secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), João Brant – em que pede uma ação global urgente para regular democraticamente esse setor. Após citar os ataques golpistas do 8 de janeiro em Brasília, ele conclamou: “Não podemos permitir que a integridade de nossas democracias seja afetada por decisões de alguns poucos atores que controlam as plataformas digitais”.

Daniel Alves e outros craques bolsonaristas

Os desafios das cidades no governo Lula-3

O Brasil de volta ao desenvolvimento

O 'pastor-capeta' de Michelle Bolsonaro

Biden vai à Ucrânia reforçar guerra à Rússia

A guerra dos juros e a crise no varejo

A tramoia golpista de Bolsonaro

Os vários casos suspeitos da Lava-Jato