terça-feira, 6 de outubro de 2020

Bia Kicis é acusada por crime de racismo

Por Altamiro Borges


Em 27 da setembro, a raivosa bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) postou no Twitter fotos em que os ex-ministros Sergio Moro e Luiz Mandetta aparecem pintados de preto – usando a famigerada técnica racista denominada de "blackface". Agora, informa o site Congresso em Foco, a deputada bolsonarista é acusada por crime racial.

De acordo com o site, "o professor Roberto Cardoso entrou com notícia-crime contra a deputada Bia Kicis... Segundo a petição, o 'blackface' foi muito utilizado no século XIX em que atores negros eram proibidos de atuar no teatro e cinema... Atores brancos eram pintados para encenar personagens negros".

Rio faz contagem regressiva para Crivella

Por Bepe Damasco, em seu blog:


“Com Deus, pela família, pelo Rio”. Este é o nome da coligação do candidato à reeleição Marcelo Crivella. De claro teor protofascista, tem como inspiração o lema do governo Bolsonaro – “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos."

Mas, a julgar pela recente pesquisa do Ibope, tudo indica que o Bispo neopentecostal logo terá um local mais apropriado para tratar de assuntos não terrenos e invocar o nome de Deus, além de manipular economicamente a fé das pessoas: o púlpito da Igreja Universal do Reino de Deus.

Elite apoiou tirano por pequenas tiranias

Por Pedro Serrano, na revista CartaCapital:

O comportamento da elite brasileira, ou de parte dela, revela que ainda não foi possível fazer a transição da estrutura colonial escravista para uma sociedade cidadã em que vigoram os princípios democráticos, constitucionais e civilizados.

Dois tristes episódios recentes expuseram esse viés colonial, anticidadania e autoritário das nossas elites: os conflitos ocorridos no restaurante Gero, em São Paulo, e na Praia do Leblon, no Rio de Janeiro.

Bolívia reabre disputa pela América Latina

Por Igor Fuser e Fábio Castro, no site Outras Palavras:


Na lista recente das reviravoltas políticas em países latino-americanos, com a substituição de governantes de esquerda ou “progressistas” por políticos a serviço das oligarquias locais e dos interesses dos EUA, a mudança de rumo que ocorreu na Bolívia em 10 de novembro de 2019 foi, entre todas, a mais claramente golpista – e também a mais violenta, acompanhada pelas tenebrosas sombras do fascismo e do racismo.

As ameaças à Constituição

Editorial do site Vermelho:


A Constituição de 1988, promulgada há exatos 32 anos, apesar das mutilações a que foi vítima ao longo do tempo, continua a ser um grande trunfo da nação brasileira. Essa importância se eleva nas circunstâncias de um governo de extrema direita, inimigo da democracia, traidor da pátria e carrasco do povo.

A Constituição é a viga mestre do regime democrático. É o fator de contenção ao projeto de Bolsonaro que visa a liquidação do regime democrático. Mesmo perdendo alguns dos traços que garantiram um relativamente longo ciclo de democracia, ela permanece como esteio do ideal republicano, alicerce da soberania nacional e dos direitos políticos e civis, a base do progresso social e dos fundamentos da nação.

Bolsonaro ataca a liberdade de expressão

Destruição da política: fome e milhões

Teto de Gastos reduz investimento público

Petrobras está sendo desmontada

Explosão do desemprego alarma jornalões

Por Altamiro Borges


Até o oligárquico Estadão está preocupado com o aumento do desemprego no país. Teme, talvez, que essa alta venha acompanhada de explosões sociais. Em editorial na segunda-feira (5), o jornal soou o alarme: "Desocupação chegou a 13,8% da força de trabalho, no trimestre maio-julho, com 13,1 milhões de pessoas procurando vaga".

O jornalão acrescenta: "Se a esse grupo se juntarem os afastados por desalento e os muitos trabalhadores subutilizados, chega-se a um total de 32,9 milhões. É um contingente maior que a população do Peru, 32,5 milhões, incluídos velhinhos e criancinhas". O caos social estará bem mais visível e alarmante.