domingo, 28 de novembro de 2021

Jornalistas da EBC/TV Brasil entram em greve

Reprodução do Twitter: Fica EBC
Por Altamiro Borges


Diante do assédio moral, do arrocho salarial e da intransigência do governo nas negociações coletivas, os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que mantém a Agência Brasil e coloca no ar a TV Brasil e sete rádios públicas – incluindo a Nacional e a MEC do Rio de Janeiro –, entraram em greve na madrugada de sexta-feira (26). A paralisação envolve os jornalistas e radialistas das três praças em que a EBC opera: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Confiança dos consumidores segue em queda

Charge: Genildo
Por Altamiro Borges


As bravatas do ministro Paulo “Offshore” Guedes não convencem ninguém. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getúlio Vargas registrou em novembro queda de 1,4 ponto, a 74,9 pontos, o seu menor patamar desde abril último (72,5). A maioria dos consumidores brasileiros acha que a economia está afundando e só vai piorar!

"Apesar do avanço da vacinação, de suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes por Covid-19 e da flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, da política monetária restritiva e do maior endividamento das famílias de baixa renda torna a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças", explica Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem da FGV.

O fim do jornal Agora São Paulo

Charge: Laerte
Por Altamiro Borges

A crise na mídia impressa segue em ritmo acelerado. Após 22 anos de circulação, o jornal Agora São Paulo anuncia que deixará de ir às bancas nesta segunda-feira (29). O Grupo Folha, dono do veículo, informa que “a decisão seguiu critérios econômicos baseados em circulação e publicidade" – em outras palavras, o jornal despencou em tiragem e em anúncios. O decadente império midiático também garante que “será facultado aos jornalistas se transferirem para a redação da Folha”. Será?

Amazon é alvo de protestos na Black Friday

O Rio de Janeiro não aguenta mais chacinas!

Como se proteger de ataques e ameaças online

Maria Bonita e as mulheres no cangaço

Um balanço da viagem de Lula à Europa