terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Bolsonarista da Band xinga Ivete Sangalo

Zema, um governador sem brio

Reprodução do Facebook: Patos Hoje
Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

As chuvas que caem sobre Minas Gerais, com seu saldo de destruição, mortes e dezenas de milhares de desabrigados, não fez Romeu Zema (Novo) assumir suas responsabilidades. Quem acompanha as declarações recentes do governador do estado percebe que ele retoma seu conhecido repertório: a culpa é sempre do outro (por vezes até mesmo da vítima), enaltecimento das empresas privadas (mesmo as com passivo criminoso de destruição ambiental) e criação de comitês. Zema é o tarado dos comitês.

Na sua obsessão em se safar das responsabilidades do cargo, está sempre criando uma instância burocrática entre os problemas do mundo real e suas atribuições constitucionais. Assim, suas palavras prediletas em todas as crises são sempre monitorar, levantar danos, criar protocolos, solicitar ajuda do governo federal.

Os negacionistas estão por toda parte

Charge: Art Tropz | Facebook
Por Fernando Brito, em seu blog:


O sr. Marcelo Queiroga recebe da Folha um tratamento que só pode ser descrito como cumplicidade.

Ao dizer que ele “erra e diz que 4.000 morreram por vacina; vigilância relata 11 óbitos“, o jornal evita o termo correto, que implicaria escrever que o ministro mente e multiplica em 400 vezes o número de óbitos que estão relacionados – e sem comprovação científica – relacionados com a aplicação de 325 milhões de vacinas.

Ou uma morte com suspeita em cada quase 30 milhões de vacinas.

Pela taxa de mortes atual, em cada 15 milhões de pessoas, a que corresponderiam estas 30 milhões de doses, teríamos quase 46 mil mortes.

A economia e a reforma trabalhista

Charge: Thiago
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


A antecipação das articulações em torno das candidaturas que deverão disputar o pleito presidencial de outubro tem trazido à tona do debate político algumas questões estratégicas para as possibilidades de recuperação da economia a partir de 2023. E aqui me refiro apenas a alguma novidade positiva para o ano que vem, uma vez que as próprias previsões definidas pela nata do financismo tupiniquim já apontam para um crescimento irrisório do PIB ao longo de 2022. Os dirigentes das instituições financeiras agora chutam para um número inferior a 0,3%.

"Moro é a poupança de Bolsonaro"

Charge: Aroeira
Por Plinio Teodoro, na revista Fórum:


Ex-ministro da Justiça e um dos principais responsáveis pela eleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2018, Sergio Moro (Podemos) ainda é visto como um grande aliado entre governistas na esperança que o presidente possa vencer Lula (PT) nas eleições de 2022.

Em entrevista à Tribuna do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD-RN), afirmou que Moro é visto como uma “poupança” de votos para o segundo turno por Bolsonaro.

Internamente, a torcida é para que Moro rompa a barreira dos 10% das intenções de voto.

“Moro é a poupança de Bolsonaro para o segundo turno. Guarda os votos de Bolsonaro para o segundo turno. Torço para que Moro quebre esse teto que acho que ele tem, de 10% a 15%. Por mim, ele tem 20%. Se Moro tiver 20% no primeiro turno, 100% dos votos vão para Bolsonaro, nulo ou branco, nenhum vai pra Lula”, disse Faria, fazendo uma projeção própria sobre a votação.

Contra Lula segue valendo a luta de classes

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jair de Souza

Acabamos de saber que o Tribunal de Contas da União (TCU) tomou a decisão de abrir aos investigadores do Ministério Público as contas financeiras envolvendo o ex-juiz Sérgio Moro, declarado suspeito em suas atividades pelo próprio STF, e a empresa estadunidense Alvarez & Marsal, especializada em consultoria e gestão de empresas em situação de liquidação.

Antes de avançar em nosso texto, quero relembrar a todos que, na vida humana em sociedade, tudo depende de relações políticas. Por sua vez, as relações políticas dependem sempre, em última instância, dos embates da luta de classes.

Colonialismo hoje e ontem

Por César Locatelli, no site Carta Maior:

Com frequência, indagamo-nos sobre as razões por detrás de constantes intervenções das nações desenvolvidas nas outras, especialmente periféricas, que retardam o desenvolvimento dessas últimas e ampliam o hiato de bem-estar entre suas populações. Esse domínio é parte constitutiva do capitalismo e foi o que possibilitou o desenvolvimento diferenciado das nações ricas, defende Prabhat Patnaik, economista e professor emérito da Jawaharlal Nehru University, em Nova Delhi. As ideias aqui desenvolvidas e as citações que se seguem, buscam mostrar sua leitura do período colonial até os dias atuais, reveladas em entrevista recente.

Uma elite em busca de uma segunda via

Arte: Miguel Paiva
Por Maria Inês Nassif. no Diário do Centro do Mundo:

A entrada do ex-juiz Sérgio Moro na cena eleitoral está longe de ser uma simples articulação de uma terceira via numa disputa eleitoral polarizada entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. O que está em curso, e é nítido e cristalino, é uma conspiração para tirar Bolsonaro do páreo.

O ex-capitão não tem nenhuma chance de vitória pela via eleitoral. Até as pedrinhas da Esplanada dos Ministérios sabem disso. Seu governo foi o mais desastroso da história deste país e ele deixou uma boa parte da população brasileira mendigando comida nas esquinas das ruas da classe média e da elite que bateram panelas pedindo o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e a prisão de Lula, em 2019. Sobrevive apenas com o apoio de uma massa radicalizada e militarizada.

Djokovic, o número 1 do negacionismo

Charge e montagem: Christi
Por Simão Zygband, no site Construir Resistência:


Quando a gente pensa que a estupidez do negacionismo prosperava apenas em solo brasileiro, liderado pelo excrementíssimo senhor presidente da Repúblicas, não é que também vem de fora, desta vez incorporado em um atleta de projeção mundial, o sérvio Novak Djokovic, o número 1 do Tênis, um péssimo exemplo de alguém que se tornou símbolo na negação das vacinas contra a Covid-19?

Djokovic teve que encarar a humilhação de ser deportado da Austrália, país onde queria entrar sem ser vacinado, para participar do Australian Open, onde disputaria a oportunidade de obter seu 21° título de Grand Slam, e se tornar o maior campeão do Tênis de todos os tempos. O sérvio é o maior ganhador da competição de Melbourne, com 9 títulos. Se não se vacinar, poderá também ser impedido de participar do torneio de Roland Garros, na França.