domingo, 8 de abril de 2018

A prisão de Lula na imprensa internacional

Foto: Francisco Proner
Por Altamiro Borges

Durante a ditadura militar, a única forma de se informar sobre as monstruosidades no Brasil era através da imprensa estrangeira. O jornalismo nativo sofria censura externa, dos generais, e interna – dos próprios barões da mídia, que tinham apoiado o golpe e se locupletavam com os carrascos. A TV Globo, por exemplo, construiu o seu império neste triste período da nossa história. Na fase atual, o mesmo está ocorrendo. No golpe dos corruptos que depôs Dilma Rousseff e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer, o noticiário internacional foi bem mais honesto do que o nacional, totalmente partidarizado. Agora, com a injusta prisão de Lula, a situação se repete – para desgosto do “imortal” Merval Pereira e de outros “calunistas” da mídia golpista.

Lula e a frustração dos fascistas

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Os fascistas celebraram antes do tempo - e, ao final, ficaram frustrados. Eles imaginavam que a prisão ilegal e arbitrária do Lula produziria impotência, melancolia e abatimento total do Lula e da militância partidária e social.

Os fascistas se excitavam com o momento finalmente chegado, planejado para ser de suprema humilhação de um Lula prisioneiro e cabisbaixo sendo levado ao cárcere por verdugos vestidos de preto, empunhando armamento militar e usando gorros tipo ninja.

A Globo e a Lava Jato ansiavam ardentemente o término do prazo estipulado por Sérgio Moro para Lula se apresentar em Curitiba para exibir no Jornal Nacional da noite de sexta-feira, 6 de abril, o grande troféu, a verdadeira razão de ser do golpe e da Lava Jato: a caça finalmente enjaulada.

Inocente, Lula virou preso político

Por Dilma Rousseff, em seu site:

O Brasil assistiu neste sábado, 7 de abril, a um dos mais tristes episódios de sua história: a injusta e cruel prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, o mais importante líder político brasileiro desde a redemocratização do país, reconhecido mundialmente pela sua imensa capacidade de promover inclusão social e fazer política em benefício dos mais necessitados.

Lula tornou-se um preso político, vítima de uma perseguição implacável de adversários, que lançam mão do lawfare para calá-lo e destruí-lo, no esforço de desqualificar seu papel perante a história e o povo brasileiro.

Jornalismo da Globo e tropa de choque no PR

Curitiba, 07/4/18. Foto: Ricardo Stuckert
Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Há mais semelhanças do que se imagina entre a jornalista da Globonews Cristiana Lobo, que estranhou a falta de esculacho na prisão do ex-presidente Lula, e a violenta repressão da PM do Paraná a uma manifestação pacífica em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

A todos eles, falta uma boa dose de civilidade.

Cristiana postou no Twitter comentário sobre o comportamento dos policiais que levaram Lula a Curitiba sob custódia.

A mídia se transformou no maior dos poderes

Da Rede Brasil Atual:

A filósofa Marcia Tiburi estava na manhã de hoje (6) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, segundo ela mesma, em defesa da democracia.

De acordo com ela, o pedido de prisão do juiz Sérgio Moro se relaciona com "um roteiro espetacularizado" de todo o processo que envolve o tríplex do Guarujá, e faz parte do elemento midiático desse cenário. "A mídia, na verdade, se transformou entre nós no maior de todos os poderes. O Legislativo, Executivo e o Judiciário não são nada mais perto do poder da mídia. É ela que manda", disse, em entrevista a Marilu Cabañas, Glauco Faria e Emerson Ramos, na Rádio Brasil Atual.

Amplitude e luta pela liberdade de Lula

Do site Vermelho:

Em nota divulgada na noite deste sábado (7), o PCdoB avaliou que Lula está sendo preso porque “governou para os pobres”, “lançou as bases de um ciclo de desenvolvimento soberano, democrático e de progresso social” e está à frente nas pesquisas. Para o partido, o ex-presidente é um preso político e estão em jogo a democracia, a soberania e os direitos sociais. Nesse sentido, os comunistas defendem amplitude, mobilização e luta pela liberdade de Lula.

Confira a íntegra da nota:

Globo e Lava-Jato não destruíram Lula

Por Paulo Pimenta, no blog Cafezinho:

A Rede Globo, Sérgio Moro e a Lava Jato destruíram o país na tentativa de acabar com o Presidente Lula. Não conseguiram.

O conluio midiático-jurídico assassinou D. Marisa Letícia. Acreditavam, finalmente, que conseguiriam parar Lula. Mas ele seguiu em frente.

Agora, prendem Lula, e fracassam mais uma vez em seus objetivos.

Como vimos hoje – nos braços do povo – Lula está em plena forma e mais firme do que nunca.

A interdição da via democrática no Brasil

Por Atilio Boron, no site Carta Maior:

A decisão do Superior Tribunal Federal (STF) rechaçando o pedido de habeas corpus apresentado pelos advogados de Lula o impede definitivamente de concorrer à presidência e permite a sua detenção, que foi decretada com impressionante celeridade pelo juiz Sérgio Moro.

O que antes requeria a intervenção das Forças Armadas hoje se pode fazer com novos protagonistas, convenientemente doutrinados e treinados pelas diversas agências do governo dos Estados Unidos com seus programas de “boas práticas”. Eles selecionam juízes, promotores, legisladores e jornalistas e oferecem cursos especializados sobre os temas de sua incumbência.

Moro ama os EUA, mas desconhece suas leis

Em discurso, Lula desafia seus carrascos

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Ele foi aconselhado a se calar. Seus carrascos ameaçaram lhe tirar até banheiro privado que lhe tinha sido oferecido para que baixasse a cabeça.

Mas Lula é um revolucionário. Revolucionou o Brasil. Reduziu a pobreza e a miséria, fez pobres chegarem à universidade e organizou a economia. Por isso não se rendeu. Por isso disse o que estava entalado nas nossas gargantas.

Porque ele é feito de milhões de nós e nós somos milhões dele…

Moro envergonha o Brasil aos olhos do mundo

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Hoje o juiz de primeira instância Sérgio Moro conseguiu realizar o que seus patrocinadores na mídia comercial perseguiam há tempos: prender o maior líder político do Brasil. Lula se entregou e agora é mais um petista nas masmorras de Curitiba, a cereja do bolo, o grande prêmio da caça à esquerda travestida de luta contra a corrupção.

O mundo inteiro olha no que a Lava-Jato e o golpe contra uma presidenta eleita transformaram nosso país em poucos anos. De nação emergente, viramos uma república de bananas governada por um presidente ilegítimo, onde líderes opositores são encarcerados para que não disputem eleição. Um país mergulhado na ignorância do conservadorismo que censura até exposições de arte, que assassina líderes de movimentos sociais e entrega suas empresas públicas a preço de banana a estatais estrangeiras. Com Lula no poder, viramos protagonistas; com Lula preso, viramos o cocô do cavalo do bandido.

Rebelião é um direito

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Diante da opressão, até a ONU reconhece como legítimo o direito à rebelião. Não há como tratar situações excepcionais dentro da normalidade democrática. Escrevo no momento em que a imprensa anuncia que Lula decidiu não se entregar em Curitiba ao juiz fascista Sérgio Moro e resistir à prisão protegido por uma multidão. Enquanto isso, seus advogados tentam encontrar um instrumento jurídico que impeça seu encarceramento.

Independentemente do desfecho da resistência popular na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, percebe- se o movimento das placas tectônicas sob os pés dos lutadores políticos e sociais.

Lula e a desmoralização do Judiciário

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Apenas num país onde a credibilidade do Judiciário atingiu um nível impensável em qualquer nação civilizada exibe a cena que os brasileiros assistiram nesta tarde de sábado, quando algumas centenas de manifestantes tentaram impedir que Lula se apresentasse a Polícia Federal.

Enquanto Lula fazia o possível para cumprir uma pena de 12 anos e um mês, algumas centenas de manifestantes decidiram barrar seu caminho e impedir que ele fosse conduzido à prisão.

Se a experiência humana ensina que a maioria dos condenados passa a existência fazendo planos para escapar da prisão, a situação de Lula era inversa: tentava cumprir a sentença que o TRF-4 lhe deu mas não conseguia.

A prisão de Lula é política

Foto: Ricardo Stuckert
Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

Na véspera do julgamento do habeas corpus de Lula, o chefe das Forças Armadas usou o Twitter para colocar a faca no pescoço dos ministros do STF. O recado foi claro: ou os juízes pavimentavam o caminho para a prisão de Lula ou o homem que está sentado sobre o arsenal bélico da nação tomaria alguma atitude. A intimidação à democracia foi aplaudida publicamente por políticos, generais e até pelo juiz Marcelo Bretas. O perfil do TRF-4 no Twitter, o tribunal de segunda instância que condenou Lula sem provas, também curtiu o tweet que continha a ameaça golpista do comandante do Exército.