sábado, 5 de março de 2011

Racha tucano: ‘caipiras’ x ‘cosmopolitas’

Reproduzo artigo de Rodrigo Vianna, publicado no blog Escrevinhador:

O racha tucano não vem de hoje. Documentos do Wikileaks, de 2006, indicam que o PSDB está em adiantado estado de desagregação há pelo menos 5 anos. O que se confirmaria em 2008, quando Alckmin (o “caipira”, o homem da Opus Dei – no entendimento dos “punhos de renda” que cercam Serra e FHC) foi rifado pelo serrismo. Os tucanos ligados a Serra apoiaram Kassab para a reeleição à Prefeitura de São Paulo – contra Alckmin, o candidato do partido.

ACTA: a ameaça ao conhecimento livre

Reproduzo matéria publicada no sítio do jornal Le Monde Diplomatique/Brasil:

Em 25 de março, o governo de Barack Obama tornou público o esboço de um acordo internacional espantoso. Eufemisticamente denominado ACTA – as iniciais em inglês de Acordo Comercial Anti-Falsificação [1] –, ele tem objetivos muito mais vastos. Incide sobre a circulação de bens simbólicos – a atividade que mais mobiliza a criatividade humana no presente, e também a que mais desperta expectativas de lucros. Mas o faz no sentido do controle. Ao invés de incentivar e qualificar a expansão das trocas livres, restringe e mercantiliza o intercâmbio de cultura, conhecimento, marcas e fórmulas necessárias ao combate das doenças.

Blogosfera: "A nudez não será castigada"

Reproduzo artigo de Miguel do Rosário, publicado no blog Gonzum:

Ontem à noite eu tirei o atraso na leitura de vários blogs que acompanho e fiquei impressionado com o nível de confusão a que chegou a nossa aguerrida blogosfera. Vamos tentar botar um pouco de ordem na casa, porque essas coisas começam a crescer demais e viram uma bola de neve. Coloquemos de lado, por enquanto, a relação da presidente com a mídia. Voltaremos a esse ponto depois. O ponto principal, a meu ver, é uma visão equivocada acerca da conjuntura econômica nacional. Vejo esse erro disseminado em toda parte. O amigo Maurício Caleiro, por exemplo, num desalentado post intitulado "Primavera digital chega ao fim", escreveu o seguinte:

O mundo, a mídia e nós

Reproduzo artigo de Emir Sader, publicado em seu blog no Carta Maior:

As editorias internacionais da imprensa brasileira estão, em geral, entre as piores de todas as publicações. É praticamente impossível seguir um tema mais além de momentos específicos, seja porque o espaço reservado é muito pequeno, seja porque a própria equipe de internacional costuma ser reduzida.