segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gaviões da Fiel homenageia Lula

Por Altamiro Borges

Na madrugada de sábado (8), a escola de samba Gaviões da Fiel definiu o samba-enredo para o carnaval 2012. Ele fará uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como tema: "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula o retrato de uma nação". A elite paulistana e sua mídia venal não devem ter gostado muito da escolha e farão de tudo para desqualificar o samba-enredo.

Jornalista agredido no Chile. E a SIP?

Por Altamiro Borges

Na quinta-feira passada (6), mais um ato de violência foi registrado no Chile. O filhote de Pinochet e barão da mídia Sebastián Piñera, presidente do país vizinho, ordenou a feroz repressão contra mais uma manifestação estudantil em defesa da educação gratuita e de qualidade. A brutalidade do neoliberal não poupou ninguém. Novamente, jornalistas foram agredidos e presos, impedidos de realizar seu trabalho.

William Waack despenca na audiência

Por Altamiro Borges

A coluna "Outro Canal", da Folha, informa hoje que o "Jornal da Globo", apresentado no final da noite pela decadente emissora, teve queda de 30% de audiência nos últimos dez anos. Estima-se que, desde 2000, o telejornal perdeu um em cada três telespectadores, e apresentou quedas no Ibope todos os anos. Cada ponto perdido no Ibope representa 58 mil domicílios a menos na Grande São Paulo.

Até tu, Miriam Leitão!

Por Mário Augusto Jakobskind, no sítio Direto da Redação:

Há vários indicadores de que a crise econômica que assola a Europa e os Estados Unidos é mesmo grave e pode levar ao início de uma nova etapa no modo de produção capitalista. Este diagnóstico já foi admitido até pela insuspeita Miriam Leitão em sua coluna de O Globo.

Governador tucano em briga de rua



Do sítio Brasil-247:

Um vídeo na internet mostra uma cena lamentável. O governador de Goiás, Marconi Perillo, bate boca com um cidadão numa cidade do interior do Estado. O fato ocorreu na noite deste domingo, 9, logo depois de uma missa em Ação de Graças, na tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão. O agredido foi o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno.

Bueno, ao discursar no final da missa para agradecer todos que teriam ajudado na realização da festa, omitiu o nome de Marconi, que doou R$ 100 mil do próprio bolso. Marconi não gostou e foi tirar satisfação. De acordo com a assessoria do governador, Marconi quis saber se os recursos chegariam de fato aos "capitães de terno", tradicionais personagens de uma das mais belas congadas que se realizam no Brasil. O governador goiano também considerou uma deselegância não ter sido lembrado. Leonardo Bueno disse que não devia satisfações a ele. E Marconi retrucou: "Deve sim". Foi então que começou o empurra-empurra.

Catalão é um campo aberto na guerra entre os tucanos e os peemedebistas em Goiás. O presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba (PSDB), e o presidente do PMDB goiano e ex-prefeito local, Adib Elias (PMDB), vivem às turras. E as brigas são normalmente de baixo nível, alimentando o anedotário estadual

O vídeo foi divulgado por Adib, e Jardel logo em seguida colocou nas redes sociais – em especial o Twitter – pessoal ligado a ele e ao governador para combater os peemedebistas, que passaram a deitar e rolar nas críticas ao tucano. Os ataques e contra-ataques apenas começaram.

O significado do "Ocupar Wall Street"

Editorial do sítio Vermelho:

Os protestos populares contra a crise econômica, a ganância da especulação financeira e o servilismo dos governos ante o grande capital e os banqueiros, desembarcaram em Nova York (EUA) em 17 de setembro, ganhando visibilidade depois da “ajuda” da polícia local que, em 1º de outubro, prendeu 700 manifestantes, acendendo o pavio nacional da indignação.

Freire dá abrigo a Serra no PPS

Por Altamiro Borges

O portal IG publicou ontem entrevista exclusiva com Roberto Freire, presidente nacional do PPS. Sem abordar a grave crise da sua legenda, que já perdeu quatro deputados federais e vários prefeitos para o recém-criado PSD de Kassab, o ex-senador finge otimismo e afirma que “está aberto à candidatura de Marina Silva em 2014 e até à filiação de José Serra”. Leia alguns trechos da divertida entrevista:

*****

A chacina da Otan na Líbia



* Do sítio CubaDebate.

Gisele Bündchen e o Tea Party nativo

Por Marcos Coimbra, no blog Viomundo:

No dia a dia, existem coisas importantes que são tratadas como insignificantes e coisas desimportantes que se tornam relevantes. Uma dessas acontece neste momento e diz respeito a uma simples campanha publicitária.

Simples? Será mesmo que os comerciais sobre roupa íntima feminina estrelados por Gisele Bündchen, atualmente no ar, nada são além do que é normal na propaganda, uma empresa tentando vender seu produto?

Rafinha Bastos: o humor do coronel

Por Rosane Pavam, na CartaCapital:

Rafinha Bastos alcançou a unanimidade. Depois de proferir na bancada de Custe o Que Custar, dia 19, uma sequência de palavras sobre a gravidez da cantora Wanessa Camargo, “Eu comeria ela e o bebê, não tô nem aí”, todos já sabem que um dos mais destacados integrantes do programa televisivo não é um comediante. Ele exercitaria, em lugar disso, a grosseria simples ou, por muita consideração, um humor bunga-bunga, inspirado no temperamento dos sultões. Talvez, ainda, para inseri-lo na história brasileira, agiria como um latifundiário diante do martírio sexual das escravas negras. E como alguém riria disso, a não ser os próprios coronéis e seus simpatizantes?

O beco sem saída do PSDB

Por Luis Nassif, em seu blog:

Dilma vai para a Europa e faz recomendações aos governos nacionais. Em editorial, o Estadão critica sua postura professoral. Aí o senador Álvaro Dias ecoa as críticas no Senado, em mencionar a fonte. E o mesmo faz José Serra no Twitter. Na entrevista de Aécio Neves ao Estadão, a falta absoluta de ideias.

E só. Consultem os jornais, rádios, as últimas declarações de políticos e lideranças tucanas. Resumem-se a isso, críticas pontuais, em geral pautadas pela mídia.