segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Gaviões da Fiel homenageia Lula

Por Altamiro Borges

Na madrugada de sábado (8), a escola de samba Gaviões da Fiel definiu o samba-enredo para o carnaval 2012. Ele fará uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como tema: "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula o retrato de uma nação". A elite paulistana e sua mídia venal não devem ter gostado muito da escolha e farão de tudo para desqualificar o samba-enredo.


Segundo o carnavalesco Igo Carneiro, "o enredo trata de uma figura com a qual a nação corintiana se identifica por ser corintiano e pela trajetória de superação". Quatro sambas chegaram à final, depois de cinco semanas de seleção. Ainda segundo o carnavalesco, foi a disputa mais acirrada dos últimos anos. A decisão, por volta das 5 horas da madrugada, coube à diretoria, em voto de Minerva.

Confira letra do samba-enredo

A escola espera que Lula participe da festa de lançamento das fantasias, com data ainda indefinida. O primeiro ensaio do samba-enredo vai ocorrer no próximo fim de semana. Em 2012, o samba que a Gaviões da Fiel levará à passarela do Anhembi, no centro da capital paulista, terá a assinatura dos autores: Grandão, Batata, Netinho, Max, Dentinho, Luciano, Mariano Araújo e Magrão R1. Confira abaixo a letra:


Vai meu gavião...

Cantando a saga do menino sonhador

Um filho do sertão, cabra da peste... Irmão

Que deus pai iluminou!

Trouxe no sangue a coragem, a fé

O poder regendo seu destino!

Na cidade grande a esperança... O futuro promissor!

Traçou seu o caminho

Cresceu foi à luta... Prá vencer

E o sonho se torna real

Luiz Inácio o operário nacional!

Companheiro fiel... Por liberdade

Na corrente do bem... Contra a maldade!

Elo forte da democracia

A luz da nossa estrela guia!

Viu... No coração do Brasil

Tanta desigualdade

O retrato da realidade

A utopia buscando a dignidade!

Solta o grito da garganta e vem comemorar

A soberania popular

Felicidade...

O povo unido venceu

A cidadania resplandeceu

Uma nova era aconteceu!

Sou da nação, sou valente e festeiro

Corinthiano loucamente apaixonado!

Em oração a São Jorge guerreiro

Peço que o brasileiro seja sempre abençoado!

10 comentários:

Solange Cunha disse...

Um samba enredo é pouco ...
Sou petista, muito antes da Fiel gostar do Lula... o Neto q foi ídolo corintiano, quando falaram p/ele q o Lula gostava muito dele;a resposta "Um torcedor como outro qualquer" não me lembro de algum torcedor comentar... agora o Lula é maravilhoso, raça fingida.,
Maravilhoso ele sempre foi aqui no est.do Rio .. eu votei em Lula, nas quatro vezes q ele se candidatou, e votaremos sempre com ele...Apesar do grande erro de agora, usar seu prestigio p/DAR um estádio ao Corinthians, é um absurdo gov.Federal, Est, municipal, construir um campo, seria legal q fosse um Estádio q nem o Maracanã... sem dono DE TIME nenhum... agora a torcida gostando do LULA... aqui a gente ama o Lula sempre...

Gilson Raslan disse...

Fico alegre pela justa homenagem prestada ao grande presidente Lula.

Todavia, por outro lado, fico muito triste pela perda iminente do ex-presidente FHC, que, com certeza, desta vez, vai cortar os pulsos.

Solange Cunha disse...

não comento mais ... é justa a Homenagem a Lula não pelo motivo de dar um ESTÁDIO AO CORINTHIANS, mas pelo q fez no governo.. o mundo inteiro elogia Lula, mas SP sempre foi PSDB, FHC nunca só exise ainda pelo est de SP.
gosto de blogs onde o dono responde o q é comentado.
Aqui não volto mais....FIM

Fernando Romano disse...

Solange, me desculpe, mas acho que isso que você disse é pura intolerância. "Raça fingida", que é isso? Quem separa os outros em raça é um tal de Bornhausen, já ouviu falar? Que "monopólio" é esse de maravilha do Lula só do Rio? Se o RJ é tão Lula assim, então porque até hoje nenhuma escola de samba carioca fez o que a Gaviões está fazendo??? Repense seus (pré)conceitos, OK!! Não julgue uma torcida inteira por algo que aquele boçal do Neto falou ou deixou de falar. Pra uma petista, que supostamente seria livre de todo tipo de discriminação e antenada com a igualdade, é estranho. Parece mais coisa de reaça daqui de SP, que acha aceitável piadas de classe contra Corinthianos, pobres, pretos, nordestinos...

Quanto à "estádio dado", seria o único "presente" em que o "presenteado" pagaria pelo recebido. Agora se há má vontade da sua parte, não adianta o SCCP mostrar e demonstrar pra quem quiser ver que isenção fiscal não é o mesmo que alguém dar cheque, que a Odebrecht cobrará pela obra e o clube, através de mais de 30 formas de arrecadação (a maior dela sendo os naming rights do estádio) pagará de volta cada centavo investido pela obra, porque você só vê o que quer. Além disso, há um estudo feito por uma fundação alemã, se não me engano, que já deixou claro os benefícios que o estádio poderá trazer para uma das regiões mais carentes da cidade. Isso que você diz é coisa do PIG, não entre nessa, falou!

Solange Cunha disse...

Voltei, gostei da "resposta"....só um problema, vc escreve bem, se expressa melhor do q eu..
vamos lá.. não sou intolerante, vc já ouviu falar "NA RAÇA RUBRO NEGRA", eu sou dessa raça.As escolas de samba do Rio não tem nada q homenagear politico nenhum, não misturam politica c/samba, tbm infelismente quem manda são os BICHEIROS, a excessão é a Mangueira..veja, olhe bem os resultados das eleições, e me diga onde LULA teve + votos, agora com a Dilma...não faço discriminação, aqui todos se dão bem, não saiu daqui nada contra nordestino, procure na Internet quem fez isso...moço eu sou Flamenguista, queira ou não a maior torcida do BR.. pesquisa feita... verifique, temos de tudo na nossa torcida como vcs,,, se olhar bem, nossas torcidas são parecidas e isso deve nos orgulhar. Eu não tenho nada contra os governos "ajudarem" a construir um estádio em SP... mas como disse antes, pertecendo a cidade ou ao estado... Amigo, qual a finalidade do estádio, copa do mundo CERTO ??? agora pense cmg qual o estado BR... q não tem seu estádio OFICIAL... ai já não entendo o Est mais rico não ter um oficial ... Amigo, gosto do Corinthianas, tenho nada contra a fiel, pôoooo a gente é das torcidas maiores do BR... tenho 76 anos, já vi e ouvi muita coisa, mas fico imaginando se o Fla querer um estádio, o Lula não vai ajudar aqui no Rio ele é Vascaino, q tem seu campo...se de alguma forma eu ofendi o sr me desculpe, não tenho nada parecido com o PIG,tenho um blog http://colagemcomarte.blogspot.com/
se vc permitir, vou colocar entre os q leio, acho q vc gostará das cias... Se mais uma vez, não estou agradando DESCULPA, acho q apesar da minha opinião poderemos ser amigos... amigos não são aqueles q só dizem SIM...
Solange
Não esqueça de ver resultados de eleições... desde a primeira vez q o LULA foi candidato... e ai quando ele na ditadura foi presidente dos metalurgicos, a coisa era tão terrivel, q os admiradores daquele homem mandava mantimentos p/os metalurgicos... mal perguntando vc ou sua família contribuiram... acho q vc não viveu na ditadura... pôoo a gente ama o LULA desde esse tempo e daqui de longe... Um abraço Solange, rindo não mexa com gente velha !!!!

Solange Cunha disse...

esqueci: aqui não tem escolas de samba de TIMES... eu sou MANGUEIRA.
outro abraço

Anônimo disse...

E?

Anônimo disse...

A verdade é uma só, Carioca não gosta de Paulista. Eu sou corinthiana fanática e na última vez que fui de caravana para o Rio de Janeiro para assistir uma partida entre o Corinthians e Botafogo no Engenhão, ficamos mais de 1 hora e meia parados na rodovia com a polícia EXIGINDO dinheiro para liberar os nossos ônibus. Cada ônibus deu 300 reais. Chegamos no segundo tempo e pasmem, no final do jogo, além de segurar toda a torcida dentro do estádio, a polícia nos agredia e a todo mmomento gritavam "Estão pensando oque? Aqui não é SP, onde a polícia usa escudinho e capacete, aqui é porrada!" Ah, só para não deixar passar em branco: Solange, a torcida do Flamengo se diz a maior do Brasil,mas aí no RJ não é a maior, pois vcs tem uma ajuda muito forte dos nordestinos. A Fiel é a maior torcida, mas atuante e vibrante! Aqui em SP quando tem jogo do flamengo, poucos do RJ vem para cá, diferente da Fiel, que sai em caravana, onde nosso time for...

Solange Cunha disse...

Eu costumo dá a minha cara a tapa, traduzindo : tenho nome email, blog e não sou anônima.
Em anônimos a gente não costuma acreditar.. mas enfim vc ainda não deve ter tido tempo p/fazer um endereço POSTAL.. se tudo isso aconteceu PEÇO DESCULPAS,a nossa policia não é das melhores, mesmo assim conseguiu tirar os traficantes das favelas... Essa bobeira de carioca não gosta de SP, é tão ultrapassado assim como SP não gosta do Rio...moça repare, leia de NOVO, eu não ofendi SP ora nenhuma, eu respeito todos os povos, não entro em lugar nenhum falando mal de vcs... agora ANÔNIMO de vc falo, faltou educação, ou falta de saber ler.. o q disse : REPITO gov.fed, est e pref. deram um ESTÁDIO ao Corinthians, deveria ser um estádio OFICIAL DE SP, de Lula não canso de falar (eu agora rezo p/ele ficar bom depressa, e como ele diz não quer ficar careca p/poder desfilar pela Fiel) e vc já está rezando...

Solange Cunha disse...

Uma informação OFICIAL...
FIFA DIVULGA RANKING DAS MAIORES TORCIDAS DO PLANETA


Maiores Torcidas do Mundo
A lista está atualizada, contém as maiores torcidas de clubes do planeta, confira:
1 – Flamengo (BRA) – 33 milhões
2 – Chivas (MEX) – 30,8 milhões
3 – América (MEX) – 26,4 milhões
4 – Corinthians (BRA) – 24 milhões
5 – Boca Juniors (ARG)- 16,4 milhões
6 – Juventus (ITA) – 16,3 milhões
7 – São Paulo (BRA) – 15,3 milhões
8 – Milan (ITA) – 13,4 milhões
9 – Cruz Azul (MEX)- 13,2 milhões


Maiores Torcidas do Brasil
Confira agora a lista com as maiores torcidas de times brasileiros:
1 – Flamengo – 33 milhões
2 – Corinthians – 24 milhões
3 – São Paulo – 15 milhões
4 – Palmeiras – 11,8 milhões
5 – Vasco – 10 milhões
6 – Cruzeiro – 6,7 milhões
7 – Grêmio – 6,4 milhões
8 – Santos – 4,9 milhões
9 – Internacional – 4,7 milhões
10 – Atlético MG – 3,6 milhões