quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A primeira baixa no bordel de Bolsonaro

Por Altamiro Borges

Em apenas 10 dias de existência, o governo Jair Bolsonaro já se mostra uma verdadeira bagunça – uma zona. Ele reúne o que há de pior na política: milicos rancorosos, corruptos velhacos, fanáticos religiosos e malucos fascistas. Nesta quarta categoria encontra-se Ernesto Araújo, o novo ministro das Relações Exteriores. Da cota do astrólogo-lunático Olavo de Carvalho, ele só obra besteiras – sempre em nome de Deus. Com suas declarações raivosas, o chanceler isola o Brasil no mundo e prejudica inclusive suas relações comerciais – com suas “guerras santas” à China, ao Mercosul e aos países árabes. Ele também é um incompetente, segundo boatos que circulam no Itamaraty. De concreto, Ernesto Araújo já é o responsável pela primeira baixa no bordel de Jair Bolsonaro.

Filho de Mourão e o irmão de José Alencar

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Cada grupo de interesse pegou um pedaço, uma teta, sempre perguntando o que podia tirar. Nosso grupo tem outra mentalidade” (Paulo Guedes, ministro da Economia, ao dar posse a presidentes de bancos públicos no Palácio do Planalto).

No mesmo dia, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, promoveu e triplicou o salário do funcionário Antônio Hamilton Rossell Mourão, que passou a ganhar R$ 36,3 mil por mês.

Rossell Mourão vem a ser filho do general Hamilton Mourão, que tomou posse na vice-presidência da República oito dias antes.

YouTube virou um celeiro da direita radical

Por Yasodara Córdova, no site The Intercept-Brasil:

Resolvi fazer um experimento. Com um navegador recém instalado, abri o YouTube e cliquei em um vídeo sobre as máquinas de forjamento de martelo mais rápidas e pesadas que existem. Deixei o sistema rodar mais 13 vídeos na sequência, assistindo aos vídeos, sem deixar likes ou fazer login. A ideia era ver quais eram as sugestões que o YouTube recomendava depois do primeiro.

Após passar por vídeos de halterofilismo, corte de árvores e muitos anúncios de ferramentas pesadas, equipamentos e carne para churrasco e outros, o YouTube me recomendou um vídeo sobre como fazer munição para uma arma semi-automática.


A Venezuela e sua batalha por soberania

Por Elaine Tavares, no site Jornalistas Livres:

Nicolás Maduro começa hoje seu segundo mandato na presidência na Venezuela, depois de vencer as eleições gerais em maio do ano passado com 70% dos votos. A mídia brasileira tem dado destaque ao discurso da oposição venezuelana, que alega não ser legítima essa posse. Ora, e por que não é legítima? Porque os Estados Unidos assim decidiram e os seus aliados dentro da Venezuela seguem a receita.

Os jornalistas lacradores de Twitter

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

É curioso esse novo mercado que se desenvolveu com as redes sociais. Criou-se uma nova linguagem, especialmente para os embates pelo Twitter. Consiste em frases curtas, taxativas, geralmente agressivas, utilizando os mitos das redes sociais, sem nenhuma preocupação com a veracidade ou com a interpretação dos fatos. Visa exclusivamente “lacrar” – o termo que a rapaziada dá aos posts que “liquidam” com adversários.

A perseguição às rádios comunitárias

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

No apagar das luzes, Michel Temer assinou um decreto extinguindo e suspendendo cerca de 130 rádios comunitárias de diversas partes do Brasil. Entidades que defendem essas rádios julgam o decreto uma arbitrariedade e um retrocesso na democratização da mídia. "Tomar a decisão de publicar uma portaria, no último dia do ano, extinguindo e cassando a concessão de 130 rádios em todo o Brasil, sem nenhum diálogo, demonstra que o tratamento que o Estado dá às rádios comunitárias e às rádios comerciais é totalmente diferente", afirma Renata Mielli, Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em entrevista à TVT.

Bolsonaro corre atrás de médicos cubanos

Da Rede Brasil Atual:

Após declarações ofensivas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que levaram o governo de Cuba a chamar de volta mais de 8 mil médicos que atuavam no Brasil pelo programa Mais Médicos, o governo decidiu pedir ajuda aos cubanos. A pediatra Mayra Pinheiro, que atua na pasta da Saúde de Bolsonaro, enviou mensagens amigáveis aos cubanos que ficaram no Brasil orientando que preencham formulários e participem de cursos preparatórios para submetê-los a uma prova, o Revalida. Na mensagem, Mayra – que ficou famosa depois de uma foto sua hostilizando cubanos ganhar as redes e vai coordenar o programa que substituirá o Mais Médicos – chama os cubanos de "colegas" e "irmãos" e afirma que o programa continuará com outro nome: "Mais Saúde".

O time de Bolsonaro está em campo

Por Joaquim Ernesto Palhares, no site Carta Maior:

Com as energias renovadas, Carta Maior retoma suas atividades neste 2019, um dos mais imprevisíveis anos da nossa história recente. Na tentativa de desvendar o improvável, nada melhor do que analisar a escalação do time do presidente recém empossado, do seu esquema de jogo e objetivos em campo.

De forma geral, o Brasil terá vinte e poucos ministérios, bem além dos 15 prometidos em campanha, em torno de quatro forças principais: a militar, a de Moro, a de Guedes e a dos parlamentares de direita e extrema-direita, incluindo também, os filhos do presidente empossado.


Bolsonaro fará Lula ganhar Nobel da Paz

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Avança a votação para que Lula seja indicado ao Prêmio Nobel em razão de sua luta contra a fome, a miséria e a desigualdade. Nenhum concorrente ao Prêmio tem petição de apoio com meio milhão de assinaturas. Mas, acredite quem quiser, as loucuras de Bolsonaro podem fazer Lula ganhar o prêmio porque esse idiota pode desencadear uma GUERRA MUNDIAL.

O Prêmio Nobel da Paz é, basicamente, um prêmio político que busca promover a paz no mundo laureando àqueles que trabalham por essa causa e que detêm simbolismo para fomentá-la. E há razões concretas, no atual momento pelo qual passa o mundo, para que o ex-presidente seja indicado e até vença a disputa.

Brasil regride à condição de colônia

Do jornal Brasil de Fato:

O programa "No Jardim da Política" desta semana recebeu em estúdio o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC) e jornalista Igor Fuser. Ele falou sobre políticas internacionais do governo Bolsonaro e afirmou que o Brasil está vivendo o maior processo de desnacionalização da economia em toda história. “Estamos regredindo à condição de colônia. Estamos desistindo da industrialização, do desenvolvimento tecnológico e essa conta vai ser cobrada lá na frente”, alerta. 

Bolsonaro recebeu o “encrencado” Nardes

Por Jeferson Miola, em seu blog:           

Na coluna de hoje [9/1] na FSP, Mônica Bergamo anotou que “o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes se reuniu na segunda (7) com o presidente Jair Bolsonaro para falar de governança pública - série de práticas para otimizar a administração, como o corte de custos e o combate ao desperdício”.

Apesar de registrar que “o TCU diz que órgãos do governo já procuraram a Corte para realizar treinamentos sobre governança”, estranhamente quem representou o Tribunal na audiência não foi nem o presidente nem a vice-presidente do TCU, mas o “encrencado ministro do TCU Augusto Nardes”, como escreveu o jornalista Lauro Jardim [ler aqui].