domingo, 8 de março de 2015

As vaias golpistas. Acorda Dilma!

Por Altamiro Borges

Durante o pronunciamento da presidenta Dilma Rousseff em rede nacional de rádio e televisão, neste domingo (8), vaias e panelaços foram ouvidos em alguns bairros da capital paulista. Pela internet foi possível notar que os protestos, aos berros de "Fora Dilma", "Fora PT" e de alguns adjetivos mais raivosos, partiram de regiões da chamada classe média paulistana. De qualquer forma, o barulho deve servir para acordar a presidenta recém-eleita pela maioria do povo brasileiro. Envenenada pela mídia tucana, a direita está excitada com a possibilidade de derrubar governo. Ou Dilma parte para a ofensiva política ou o seu mandato poderá ser encurtado pelas manobras golpistas.

Chefão da ‘Veja’ é defenestrado

Por Altamiro Borges

Depois de fazer o trabalho sujo no Grupo Abril – demissões de funcionários, fechamento de publicações, venda de parte da corporação midiática e inúmeras capas criminosas da revista ‘Veja’ –, o executivo Fábio Barbosa foi defenestrado na semana passada. Segundo o site “Comunique-se”, ele “pediu desligamento”, mas há quem garanta que ele foi enxotado porque não conseguiu salvar o império familiar – que corre sério risco de falência. O ex-banqueiro, que comandou a Abril Mídia por três anos e meio, agora terá um cargo decorativo. Com a sua saída, Giancarlo Civita, herdeiro de Roberto Civita e presidente do conselho da AbrilPar, reassume a presidência-executiva da empresa.

Vitória da neutralidade na rede nos EUA

Por Altamiro Borges

Após vários anos de acirrados debates, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) aprovou, no final de fevereiro, as novas regras para o uso da internet no EUA. Seguindo os passos do Brasil, o primeiro a definir normas que garantem a neutralidade e a liberdade na rede, o órgão derrotou as poderosas empresas do setor, que pretendiam limitar o acesso ao conteúdo para viabilizar maiores lucros. “É um dia muito importante para a internet e seus usuários. A FCC tem finalmente regras para assegurar a neutralidade da net”, comemorou Erik Stalman, diretor do Open Internet Project, em entrevista ao jornal francês Le Monde.

Crise da água e as demissões na Sabesp

Por Altamiro Borges

Na maior crise hídrica da história de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda comete o crime de demitir centenas de funcionários da companhia responsável pelo setor, a Sabesp. Segundo balanço do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sintaema), desde janeiro já ocorreram 320 cortes e a empresa prevê mais 160 dispensas – a maioria de operários das áreas operacionais. A Sabesp emprega em torno de 15 mil funcionários. Em assembleia agendada para a próxima terça-feira (10), o sindicato deverá propor a deflagração de greve por tempo indeterminado contra as demissões. A redução do quadro funcional é uma das principais causas da crise de abastecimento no Estado.

Alexandre Frota “estuprou” Aécio Neves

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o pornô-ator Alexandre Frota se jactou na TV Bandeirantes – emissora privada que explora uma concessão pública – de ter forçado relações sexuais com uma mãe de santo há alguns anos atrás. A história chocante foi contada pelo bufão no talk-show “Agora é Tarde”, comandado por Rafinha Bastos. De imediato, houve reação nas redes sociais e entidades que lutam pela democratização da mídia ingressaram com ação no Ministério Público Federal (MPF) contra a Band por exibir cenas de apologia ao estupro. No meio dos protestos, poucos lembraram de que o artista decadente e patético apoiou ativamente o cambaleante Aécio Neves (PSDB) nas eleições presidenciais do ano passado.

Globo: três meses sem anúncio do governo

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

O Conversa Afiada não é como essas suaves – e feiíssimas – repórteres e colonistas da Fel-lha, que sustentam as reportagens em fontes anônimas.

Em cima de fonte anônima se constrói a verdade – e a mentira – que se quiser.

É anônima, dane-se, leitor!

General no Estadão. Prontos pra batalha?

Por Thiago Cassis

Sete de Março de 2015. Pouco mais de quatro meses depois da sétima eleição para presidência do Brasil após a redemocratização.

O jornal O Estado de S.Paulo traz um artigo em sua primeira página, assinada por Rômulo Bini Pereira, General do exército e ex-chefe do Estado Maior da Defesa (2004), intitulado '“Vamos à guerra!'”.

A história do Dia Mundial da Mulher

Por Vito Giannotti

Quando começou a ser comemorado o Dia Internacional da Mulher? Quando começou a luta das mulheres por sua libertação? Qual é a influência do movimento socialista na luta das mulheres? E o 8 de Março, como nasceu? A data teve origem a partir do quê? Onde? Estas e outras questões mereceram uma atenção especial em 2003, quando nos jornais e na Internet apareceram repetidamente versões diferentes. Todas, no entanto, esqueceram a palavra-chave, que está na luta da mulher por sua libertação: mulher “socialista”.

8 de Março: as mulheres revolucionárias

Por Silvio Costa

Neste momento em que as mulheres, mesmo que ainda de forma insuficiente, passam a desempenhar importantes cargos em diversos níveis – como professoras, cientistas, parlamentares, ministras, etc. – e avançar rumo a ocupação de significativo espaço público, é oportuno destacar a participação das mulheres revolucionárias, denominadas pejorativamente pelas forças reacionárias e aristocrático-burguesas, de les pétroleuses, ou seja, as incendiárias.

Lava Jato: Estadão desmente Folha

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Como sempre, a Folha de São Paulo faz o “jornalismo” mais desonesto, ainda que a concorrência não seja muito melhor. Há dias que o jornal vem sustentando que a lista de quarenta e poucos políticos e 34 parlamentares remetida pelo procurador-geral da República atinge, de alguma maneira, Dilma Rousseff.

Ao contrário de Aécio Neves, porém, não existe nada, absolutamente nada na lista de Janot, ou no despacho do relator do caso, o ministro do STF Teori Zavascki, que implique Dilma no caso. Ainda assim, neste sábado (7) a Folha reincidiu no crime: envolveu “a campanha de Dilma” só porque o ex-ministro Antonio Palocci, que atuou na campanha dela em 2010, foi citado por delatores.

FHC repele diálogo. Múmias não falam!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

No dia 19 de agosto de 2002, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu-se com Lula, com Ciro Gomes, com Anthony Garotinho e com seu pupilo José Serra.

O Brasil tinha quebrado – já era a terceira vez, no seu governo – e o príncipe cardosiano queria apoio para um desesperado pedido de empréstimo de US$ 37 bilhões – 25% disso, cash – junto ao FMI, ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Lista do Janot: Montanha pariu um golpe?

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

É incrível que após tantos meses de suspense, de terrorismo político, de manipulação de vazamentos para interferir nas eleições, a famigerada Lista do Janot seja um apanhadão baseado quase que exclusivamente em delações premiadas de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa.

E delações baseadas, na maioria das vezes, num “ouvi falar” altamente questionável.

Temos a impressão que os promotores e os delegados da Polícia Federal simplesmente não trabalharam.

"Lista de Furnas" segue engavetada

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Em setembro de 1998, o Ministério Público Federal do Paraná recebeu denúncia sobre desvios de US$ 228 mil na agência de Nova York do Banestado. O caso ficou a cargo do Procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, atual integrante da força tarefa da operação Lava Jato.

Em dezembro de 1998, Santos Lima chegou a tomar depoimento do ex-gerente de câmbio de uma das agências do Banestado em Curitiba, Eraldo Ferreira, e pediu informações a alguns órgãos. Poré,. só em 21 de março de 2003 deu andamento às investigações, pedindo novas diligências à Polícia Federal.

PT, PSDB e a arte de cevar os urubus

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Se houve um erro recorrente, que pode ser trágico em suas consequências, cometido pela geração que participou da luta pela redemocratização do Brasil, foi permitir que a flor da liberdade e da democracia, germinada naqueles tempos memoráveis, fosse abandonada, à sua própria sorte, no coração do povo, relegada a segundo plano pela batalha, encarniçada e imediatista, das suas diferentes facções, pelo poder.

Mainardi incita "comandante" Lobão


Da revista Fórum:

Em vídeo publicado no YouTube, na última terça-feira (3), o jornalista Diogo Mainardi convoca o músico Lobão para inflamar a participação do público em um protesto marcado para o próximo dia 15, que deve defender o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Na conversa, o apresentador da GloboNews busca o tempo inteiro inflar o ego do cantor, chamando-o de “comandante” e “corajoso”. “Você é nosso líder”, sentencia.

Band e o "estupro" de Alexandre Frota

Por Bruno Pavan, no jornal Brasil de Fato:

Organizações em defesa da democratização da comunicação entraram com uma representação no Ministério Público Federal para responsabilizar a Rede Bandeirantes pela veiculação de uma entrevista em que o ator Alexandre Frota descreve um suposto estupro contra uma mãe de santo.

A entrevista foi ao ar pela primeira vez em maio de 2014, no programa “Agora é Tarde”, do apresentador Rafinha Bastos, e foi reprisada no último dia 25 de fevereiro. Para o coordenador do Coletivo Intervozes, Pedro Ekman, o fato do programa ser gravado e de ter havido a possibilidade de edição, que, no entanto, não ocorreu, torna a emissora responsável pela sua veiculação.

Janot e Aécio Neves, "o protegido"

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Deve-se reconhecer que até agora o procurador geral Rodrigo Janot tem demonstrado uma postura de equilíbrio que contrasta com seus antecessores, responsáveis pela Ação Penal 470.

O PGR Antonio Carlos Fernando - que hoje é advogado do deputado Eduardo Cunha - criou o termo “organização criminosa” para designar 40 acusados. Seu sucessor imediato, Roberto Gurgel, lançou a teoria do domínio do fato, sob medida para atingir o principal alvo político da investigação, José Dirceu, contra quem não havia prova alguma.

Em defesa da Petrobras e da democracia

Por Thiago José, no site da UJS:

Ainda conseguimos observar no Brasil os resquícios da dura batalha eleitoral do último outubro. Adesivos e propagandas dos candidatos do segundo-turno persistem espalhados pelas paredes, carros e pelas barracas de camelôs, refletindo a polarização que se deu nessas eleições entre aqueles que, nos últimos anos, melhoraram suas vidas com mais possibilidades de emprego e crescimento da renda, e entre aqueles que historicamente tiveram privilégios por concentrarem a riqueza dos brasileiros em poucas mãos.