sábado, 25 de julho de 2015

“Financial Times”, um jornal vendido

Por Altamiro Borges

O jornal britânico “Financial Times”, considerado a bíblia do capitalismo, acaba de ser vendido ao grupo japonês Nikkei, o maior conglomerado de mídia da Ásia. A Editora Pearson, responsável pela publicação, há muito tempo já dava sinais da decadência do diário econômico. A transação comercial, anunciada na quinta-feira (23), foi efetuada por £ 844 milhões (R$ 4,32 bilhões). O negócio também envolve o site "FT.com" e a revista “The Banker”, mas não inclui a luxuosa sede do Financial Times na beira do Tâmisa, em Londres, nem os 50% de ações que a editora tem no Economist Group, que edita a revista “The Economist”. O futuro dos jornalistas do diário ainda é uma incógnita.

Vito Giannotti, que puta sacanagem!

Por Altamiro Borges

Faleceu na noite desta sexta-feira (24) o carinhoso amigo Vito Giannotti. "Caralho, puta sacanagem" – possivelmente esta seria a reação dele, sempre desbocado e irreverente, diante desta triste notícia. Conheci Vito Giannotti no final dos anos 1970, quando ele era um dos principais líderes da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo – que lutava contra a ditadura e o peleguismo. Estive com ele em várias panfletagens e piquetes nos portões da Ford, Arno, Lorenzetti, Continental e outras fábricas da Mooca, na zona leste da capital paulista. Depois, como editor de "sindicalismo e trabalho" do jornal Tribuna Operária, várias vezes o entrevistei. Algumas vezes divergimos, mas sempre o admirei.


CPI do Futebol investigará a TV Globo?

Por Altamiro Borges

Em matéria postada nesta quarta-feira (22), o Jornal do Brasil deu a notícia alvissareira de que a CPI do Futebol decidiu investigar os milionários contratos dos clubes com as emissoras de televisão para a transmissão dos jogos. Este é um dos capítulos mais nebulosos do futebol nativo, responsável em boa medida pela decadência desta paixão brasileira. As transações comerciais, com base em patrocínios e publicidade, rendem fortunas para a TV Globo – que tem o direito quase exclusivo das exibições das partidas. Esse processo sem qualquer transparência penaliza os clubes, sabota a concorrência entre as próprias emissoras e prejudica, principalmente, os amantes de futebol. Mexer neste terreno não será nada fácil. A conferir a coragem da CPI!

McDonald's punido por explorar menores

Por Altamiro Borges

A Vara do Trabalho de Curitiba (PR) emitiu nesta segunda-feira (20) uma sentença que proíbe a rede estadunidense McDonald's de explorar menores de 18 anos nos trabalhos com chapas, fritadeiras e na limpeza. A decisão da Justiça do Trabalho vale para todo o país e visa proteger os adolescentes dos trabalhos insalubres e perigosos. Segundo o juiz Paulo José Oliveira de Nadai, "inúmeras violações foram constatadas, dentre elas a exposição de menores a riscos decorrentes de contato com agentes biológicos e a queimaduras". A sentença inédita infelizmente não teve qualquer repercussão na mídia privada, em especial nas emissoras de tevê, que ganham fortunas com os anúncios do McDonald's.

Serra 'candidatíssimo'. Aécio de ressaca!

Por Altamiro Borges

Saiu no site de fofoca da revista Época nesta sexta-feira (24):

*****

Serra diz que é “candidatíssimo” à Presidência da República em 2018

Revelação foi feita no Rio de Janeiro em conversa com vice-governador e secretários estaduais

Por Nonato Viegas

Na quarta-feira (22), em viagem ao Rio de Janeiro e após reunião com o secretariado do governador Luiz Fernando Pezão, o senador José Serra (PSDB-SP) admitiu, a um grupo no qual estavam o vice-governador Francisco Dornelles e alguns secretários, que é “candidatíssimo” à Presidência da República. Quem ouviu diz duvidar que Serra seguirá para o PMDB.


Vito Giannotti, um grande abraço!

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

“A ausência de cores é completa em todos os instantes de separação”. Vinicius de Moraes

O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé presta sua homenagem à vida de Vito Giannotti. Sua partida, na última sexta-feira, 24/07, deixa uma tristeza profunda em todos nós.

Vito era um homem incansavelmente dedicado à luta pela emancipação da classe trabalhadora, pela construção de uma sociedade mais justa e mais democrática. Nasceu na Itália, mas veio cedo para o Brasil, com 21 anos. Aqui, tornou-se um dos homens mais ativos na defesa do país e dos brasileiros.

China, Brasil e a crise global

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

Iniciada há sete anos, a crise de dimensão global não oferece tréguas aos países. Desde 2014 avança sobre as economias consideradas emergentes como Rússia, Brasil e China, que até então acreditava-se estarem imunes frente ao êxito das políticas anticíclicas adotadas desde 2008.

O movimento de queda nas bolsas de valores de Xangai e Shenzen podem estar enunciando problemas mais graves instalados nos mercados imobiliários na China, a segunda mais importante economia do mundo. Isso, talvez, possa estar expressando uma certa ressaca frente ao esforço do governo chinês de evitar a contaminação da crise externa sobre a sua economia e, em especial, o seu povo.

A mídia e a cultura do silêncio


A Grécia e os testes fatais na Europa

Por Boaventura de Sousa Santos, no site Carta Maior:

A Europa transformou-se num laboratório do futuro. O que nele se experimenta deve causar preocupação a qualquer democrata e, muito mais, a qualquer pessoa de esquerda. Duas experiências estão em curso em ambiente laboratorial, isto é, supostamente controlado. A primeira experiência é um teste de stress à democracia. A hipótese que orienta o teste é a seguinte: a deliberação democrática de um país forte pode sobrepor-se antidemocraticamente à deliberação democrática de um país fraco sem que tal altere a normalidade da vida política europeia.

Odebrecht, Serra e o escritório da filha

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
No Jornal GGN:

O leitor André Nunes passou a dica para contornar as tarjas pretas no relatório da Polícia Federal sobre as anotações no telefone de Marcelo Odebrecht. O GGN publicou então a informação de que as iniciais JS referiam-se a José Serra. Outros trechos do relatório continuavam ocultos (leia aqui).

Dois outros leitores, Edson Marcon e Domingos Matos seguiram a dica e completaram a limpeza do relatório.

E as "delações premiadas" da Fifa?

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

A grande maioria dos brasileiros apoia a Operação Lava Jato, dizem as pesquisas. De fato, as empreiteiras, algumas das quais enriqueceram sob a ditadura militar, sempre pairaram impunes nos bastidores de nossa política.

Demonstraram seu poder na Justiça, com a anulação da Operação Castelo de Areia, restrita à Camargo Corrêa. Comprometia gente de praticamente todos os partidos, mas tinha ênfase nas obras paulistas do Rodoanel e do Metrô. Neste caso, a PF teve acesso simplesmente ao livro da contabilidade paralela da empresa! Sobre o assunto, Conceição Lemes escreveu Mídia concentra foco na Lava Jato, mas ignora empreiteiras na Castelo de Areia e no trensalão.

Papa condena o 'novo colonialismo'

Por Frei Betto, no site da Adital:

Na semana passada, o papa Francisco visitou Equador, Bolívia e Paraguai. Em seu estilo profético, deixou clara a opção pelos mais pobres.

Na periferia de Assunção, esteve com as 23 mil famílias que ocupam a área de Bañado Norte e, há 30 anos, lutam pelo título de propriedade. Francisco se declarou feliz por estar "em sua terra”, em explícito apoio à reivindicação dos ocupantes.