terça-feira, 23 de maio de 2023

Lula no G7 e a mídia com complexo de vira-lata

Presidentes Azali Assoumani, Joe Biden, Lula e o
primeiro-ministro Justin Trudeau em sessão de trabalho no G7
Por Altamiro Borges


A mídia hegemônica brasileira sempre teve complexo de vira-lata. Colonizada, ela repete acriticamente tudo o que a imprensa ianque publica. Até parece uma sucursal rastaquera do Departamento de Estado dos EUA em defesa dos interesses do império. Nos últimos dias, jornalões, revistonas e emissoras de tevê e rádio atacaram duramente o presidente Lula por sua postura soberana na Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão.

TRF-4 afasta juiz para salvar Moro-Dallagnol

Charge: Brum
Por Altamiro Borges


O jornalista Luis Nassif, do site GGN, revelou nesta terça-feira (22) que o sinistro Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou uma representação do desembargador Marcelo Malucelli e afastou o juiz Eduardo Appio, recém-designado para atuar na 13ª Vara de Curitiba, da sua jurisdição. A surpreendente decisão parece ter como objetivo blindar o senador Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol das investigações em curso sobre a midiática e abusiva Operação Lava-Jato, que estuprou a democracia brasileira e sabotou a economia.

Petrobrás e o povo diante de um novo desafio

Por Jair de Souza


O tema relacionado com a descoberta de imensas jazidas de petróleo no litoral marítimo do Amapá, ao norte da foz do Amazonas, trouxe-nos à tona um sério debate sobre a questão da matriz energética que nosso país deveria priorizar.

Em primeiro lugar, precisamos ter ciência de que uma das garantias para investir nas pesquisas com vistas a descobrir e viabilizar novas estruturas energéticas que permitam superar de modo ecologicamente viável ao modelo embasado no consumo de combustíveis fósseis predominante na atualidade é contar com suficiência daquilo que vigora no momento. Em outras palavras, para que uma nação possa investir na busca de alternativas que permitam que sua economia fuja da dependência do petróleo, ela precisa contar com suficiente disponibilidade desse mesmo petróleo enquanto se dedica à pesquisa em busca de algo que o possa suplantar eficientemente.

O fim da carreira politica de Deltan Dallagnol

TSE cassa Dallagnol e STF pune Collor