terça-feira, 23 de maio de 2023

TRF-4 afasta juiz para salvar Moro-Dallagnol

Charge: Brum
Por Altamiro Borges


O jornalista Luis Nassif, do site GGN, revelou nesta terça-feira (22) que o sinistro Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) acatou uma representação do desembargador Marcelo Malucelli e afastou o juiz Eduardo Appio, recém-designado para atuar na 13ª Vara de Curitiba, da sua jurisdição. A surpreendente decisão parece ter como objetivo blindar o senador Sergio Moro e o ex-deputado Deltan Dallagnol das investigações em curso sobre a midiática e abusiva Operação Lava-Jato, que estuprou a democracia brasileira e sabotou a economia.

Como lembra Luis Nassif, o suspeitíssimo desembargador Marcelo Malucelli é membro da 8ª Turma do TRF-4 e “é pai de um sócio do escritório do ex-juiz Sergio Moro". Ele já havia tentado impedir o depoimento de Tacla Duran – advogado que denunciou vários casos de extorsão da “República de Curitiba” –, chegando a ordenar a sua prisão com base em processos antigos. Após a revelação das suas ligações familiares, ele se afastou das decisões envolvendo a Lava-Jato, mas continuou atuando em defesa da operação e de seus jagunços.

Um ato claramente político

O afastamento do juiz Eduardo Appio, que estava investigando os abusos de Sergio Moro e Deltan Dallagnol, gerou imediata repulsa. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, reagiu perplexo afirmando que “a Lava-Jato ainda não acabou”. Já o jornalista Luis Nassif considerou a medida como “um ato claramente político” e um absurdo completo: “O motivo alegado é que Appio teria ligado para o filho de Malucelli fora do horário de expediente, ao meio-dia, apenas para confirmar se era realmente filho do desembargador". Para ele, o episódio compromete ainda mais a já desgastada imagem do TRF-4.

Eduardo Appio terá 15 dias para apresentar sua defesa prévia e deverá devolver o desktop, notebook e celular funcionais usados durante a sua atuação como juiz. “Após a apresentação da defesa preliminar pelo referido magistrado, se, ainda assim, for eventualmente proposta pela Corregedoria Regional a abertura de processo administrativo disciplinar em seu desfavor, deverá ser designada nova sessão extraordinária desta Corte Especial Administrativa para deliberar sobre o tema, com a brevidade que o caso impõe”, afirma a sentença.

O cinismo dos jagunços da Lava-Jato

Informado sobre a sinistra decisão do TRF-4, o senador Sergio Moro – que corre o risco de perder seu mandato por crimes eleitorais em processo aberto a pedido do próprio PL de Jair Bolsonaro – festejou aliviado. “Nunca tinha ouvido falar, na história judiciária brasileira, de um caso no qual o juiz de um processo teria ligado ao filho de um desembargador, que revisava suas sentenças, fingindo ser uma terceira pessoa para colher dados pessoais e fazer ameaças veladas. Realmente…”, tuitou o cínico, que cometeu inúmeros abusos judiciais.

Já o deputado federal cassado Deltan Dallagnol postou: “TRF4 acaba de afastar o juiz militante ‘LUL22’ da Lava Jato. O Tribunal descobriu que a ligação com ameaças feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli foi feita por Appio – conduta absolutamente inacreditável por parte de um juiz federal, capaz de gerar demissão”. O procurador do powerpoint é realmente patético. Vale lembrar que o então juiz Eduardo Appio havia marcado para 19 de junho um depoimento de Deltan Dallagnol sobre as denúncias de extorsão de Tacla Duran.

0 comentários: