quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Bolsonaro “passa boiada” com PL da Grilagem

Por Altamiro Borges


Para a alegria dos ruralistas, Jair Bolsonaro segue "passando a boiada". Nesta terça-feira (3), a Câmara Federal aprovou, por 296 a 136 votos, o texto-base do projeto de lei que amplia a "regularização fundiária" de terras públicas sem vistoria presencial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É o famigerado PL da Grilagem.

Como registra até o oligárquico jornal Estadão, “para os críticos, a proposta – uma das prioridades do governo – abre caminho à regularização de áreas da União ocupadas ilegalmente por grileiros e desmatadores, permitindo dar a criminosos ambientais o título das propriedades. Por isso, o projeto foi apelidado de ‘PL da Grilagem’”.

Câmara Federal empareda general Braga Netto

Por Altamiro Borges


Embora ainda tímido, o cerco aos fascistas vai se fechando. Nesta terça-feira (3), a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou a convocação do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, para dar explicações sobre suas ameaças às eleições de 2022 caso o voto impresso não seja aprovado pelo Congresso Nacional.

O requerimento de convocação do milico arrogante foi apresentado pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) e o depoimento foi marcado para 17 de agosto. Segundo revelou o jornal Estadão em 22 de julho, o general Braga Netto, conhecido capacho do capitão Jair Bolsonaro, teria afirmado a interlocutores que não haveria eleições no próximo ano sem a adoção do volto impresso auditável.

Brasil vira protetorado dos EUA

Por Jeferson Miola, em seu blog:


Agentes do governo dos EUA já nem disfarçam a intromissão direta no Brasil. Eles agem à luz do dia, sem nenhuma discrição e cerimônia, e nem se preocupam em serem vistos operando. Sob o governo vassalo e servil dos militares, o Brasil se parece um protetorado da potência imperial na América do Sul.

No início de julho o diretor da CIA William Burns teve encontros com Bolsonaro, com os generais do “comitê central” Luís Eduardo Ramos [então na Casa Civil], Augusto Heleno [GSI], Braga Netto [Defesa], com o diretor da ABIN e outras autoridades.

O governo revelou as fotografias, mas não o conteúdo dos encontros. É incomum, para não dizer muito raro, ver-se publicidade de encontro do diretor da CIA com governantes estrangeiros. A atuação da agência estadunidense, mais que discreta, costuma ser secreta nas conspirações para desestabilizar democracias, derrubar governos considerados “inimigos” e instalar ditaduras aliadas.

Sai dessa, Braga Netto

Por Moisés Mendes, em seu blog:


A convocação do general Braga Netto, para depor na Câmara sobre as ameaças de golpe, terá resultados previsíveis. Não foi nada disso, as Forças Armadas são guardiãs da democracia e nosso compromisso é com a normalidade.

É quase certo que a linha de defesa será a da negação categórica, porque não há outra saída e porque o próprio Braga Netto já saltou fora da ameaça e abandonou o emissário do aviso de que, sem voto impresso, não haveria eleição.

Com o governo acossado pelo Supremo e pelo Tribunal Superior Eleitoral, o general não irá à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, no próximo dia 17, para reafirmar o blefe que já negou.

A irracionalidade também tem limites.

Quem é o novo ministro da Casa Civil?

O SUS foi reconhecido. E agora?

Bolsonaro perde força entre os evangélicos

Bolsonaro e a anatomia da mentira

Para onde caminha a CPI do Genocídio?