sexta-feira, 31 de março de 2017

A partidarização do Poder Judiciário

Por Francisco Fonseca, no site Carta Maior:

O golpe parlamentar efetivado em 31 de agosto foi o resultado de diversos fatores conjugados voltados à desestabilização política, institucional, social, informativa, ideológica e moral do Governo Dilma. Abaixo alguns dos principais personagens, fatores e fenômenos desse longo processo de golpeamento da democracia e de incriminação fascista de um governo e de um partido político. A forma abaixo apresentada não é necessariamente hierárquica ou cronológica, uma vez que vários dos processos elencados ocorreram de forma simultânea:

Estadão cria tuíteiros para ajudar Doria

Por Renato Rovai, em seu blog:

Os jornais estão super preocupados com a tal da pós-verdade, mas não se incomodam com mentiras sem pé e nem cabeça para defender seus pupilos. Leia esta nota da Coluna do Estadão de hoje:



Isso mesmo, eles falam em 59 milhões de pessoas engajadas num tuíte de João Doria. Ou seja, pessoas que curtiram, comentaram ou replicaram a postagem. Sequer se perguntaram quantos usuários o Twitter tem no Brasil e quantos são ativos. Se fossem mais sérios teriam ido buscar qual a quantidade média de usuários/dia.

Golpe faz desemprego explodir para 13%!

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Observem o cronograma do mercado de trabalho nos últimos anos. O crescimento do desemprego tem início com a Lava Jato e com o processo de desestabilização política que levou ao impeachment.

O desemprego é a consequência mais direta e mais brutal do golpe!

*****

No site do IBGE

PNAD Contínua: taxa de desocupação chega a 13,2% no trimestre encerrado em fevereiro de 2017

A taxa de desocupação foi estimada em 13,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro de 2017, com altas de 1,3 ponto percentual frente ao trimestre móvel anterior (setembro a novembro de 2016 -11,9%) e de 2,9 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre móvel de 2016, quando a taxa foi estimada em 10,2%. Essa foi a maior taxa de desocupação da série histórica, iniciada em 2012.

A superioridade do voto em lista fechada

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                    
O debate sobre a conveniência do voto em lista fechada vem sendo turvado pela súbita adesão de oportunistas do PMDB e do PSDB. Como estão com a imagem na lama por conta de um turbilhão de denúncias de corrupção, eles querem fazer do voto em lista um mero biombo para se esconderem do eleitor. O medo de perder o foro privilegiado diante uma provável não reeleição explica o pânico que toma conta de boa parte das bancadas de parlamentares golpistas.

Reprovação de Temer vai de 46% para 55%

Da revista CartaCapital:

Em meio à tentativa de aprovar uma reforma da Previdência, Michel Temer (PMDB) viu sua reprovação dar um salto significativo nos primeiros três meses do ano. De acordo com pesquisa do Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira, 31, a quantidade de eleitores que avaliam o governo Temer como ruim ou péssimo foi de 46% em dezembro para 55% em março.

A alta na reprovação foi acompanhada de uma queda na aprovação de Temer. Em dezembro, 13% dos entrevistados avaliavam o governo como ótimo ou bom, mas agora são 10%. Do mesmo modo, 35% classificavam o governo como regular e agora são 31%.

Temer e a suprema esculhambação do TSE

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Finalmente começará na terça-feira o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Abusando do cinismo, o PSDB, que apresentou a ação antes de ter se aliado ao PMDB para derrubar Dilma, defendeu a não-responsabilização de Temer. Já o procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, acolhendo o parecer do relator Herman Benjamin, deve pedir a cassação do mandato de Temer e a inelegibilidade de Dilma.

Temer e o golpe para entregar a Petrobrás

Do site da Federação Única dos Petroleiros (FUP):

Os prejuízos consecutivos que a Petrobrás tem amargado, em função de políticas de gestão voltadas para a privatização da empresa, estão alimentando ainda mais o apetite do setor privado sobre a estatal. Na disputa pelo controle da petrolífera, o mercado vem defendendo a falsa polêmica em torno da Lei das S.A. (6.404/76), cujo um dos artigos dispõe sobre a possibilidade de acionistas sem direito a voto passarem a ter essa prerrogativa quando ficam sem receber dividendos por três exercícios seguidos.

Previdência: Jandira nocauteia Meirelles!

Temer determina cortes no 'Mais Médicos'

Por Altamiro Borges

Com a desculpa esfarrapada do ajuste fiscal – já que não mexe nos rendimentos dos rentistas, que abocanham quase 50% das receitas da União –, o Judas Michel Temer está decidido a golpear os tímidos avanços sociais dos últimos anos. Nesta quarta-feira (29), o ministro do Planejamento do covil golpista, Dyogo de Oliveira, publicou portaria no Diário Oficial que modifica a lei orçamentária e tira a obrigatoriedade da destinação de R$ 3,3 bilhões para custeio do Programa Mais Médicos. Ao tornar a despesa discricionária, o governo ilegítimo abre a possibilidade do contingenciamento (corte) de parte dos recursos previstos para pagar as bolsas dos profissionais selecionados para o programa.