terça-feira, 3 de outubro de 2023

Mais 5 bagrinhos golpistas são condenados

Marco temporal prova força da extrema direita

Entenda como a Lava-Jato seduziu a imprensa

Greve contra as privatizações paralisa SP

Os problemas da segurança pública no Brasil

Os desafios da reconstrução da Caixa

Canal do Barão
Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

A presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, será entrevistada por jornalistas das mídias alternativas nesta quarta-feira (4/10), às 17h. A atividade é promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e terá transmissão ao vivo no canal do YouTube da entidade e de veículos parceiros.

Em pauta, os desafios para reconstruir a Caixa, os obstáculos e os avanços neste início de mandato e a importância estratégica dos bancos públicos para as amplas maiorias do povo brasileiro.

Sindicatos são instituições democráticas

Charge: Gilmar
Por Neiva Ribeiro, no site do Sindicato dos Bancários de São Paulo


Quando me perguntam como é a atuação do nosso Sindicato e como funciona uma Campanha Nacional ou uma negociação específica com os bancos, eu destaco a atuação histórica da entidade. Trabalhadores organizados em torno de suas entidades representativas ajudam a fortalecer o país e defender os direitos trabalhistas, ampliar a democracia e aumentar a inclusão social.

Nosso papel é regular, interferir, melhorar as condições de trabalho de seus representados e, ainda num plano mais geral, auxiliar na construção de um modelo de desenvolvimento econômico que favoreça o conjunto dos trabalhadores.

Petrobras, uma estatal indispensável

Trajetória da Petrobras
Por Adilson Araújo, no site da CTB:

A Petrobras completa nesta terça-feira (3) 70 anos de existência, o que é motivo de celebração e mobilização não só para a combativa categoria dos petroleiros e petroleiras como também para o conjunto da classe trabalhadora e do povo brasileiro. Alvo da sanha privatista da extrema direita e da direita brasileira, a estatal sempre teve e mantém um papel estratégico no desenvolvimento nacional.

A empresa foi criada no dia 3 de outubro de 1953, data em que o então presidente Getúlio Vargas sancionou a lei que criou a Petróleo Brasileiro S/A, a Petrobras, e instituiu o monopólio estatal da exploração, extração, refino e transporte de óleo bruto.