domingo, 22 de outubro de 2023

Damares Alves espalha fake news sobre Gaza

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Damares Alves, a ex-ministra do fascista Jair Bolsonaro eleita senadora do Republicanos pelo Distrito Federal, é uma difusora obsessiva de fake news. Na semana passada, ela postou em suas redes digitais que a delegação brasileira no Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, teria virado as costas quando a embaixadora dos EUA, Michele Taylor, utilizou a palavra para se rejeitar a proposta de paz e de ajuda humanitária em Gaza.

Secretária de Tarcísio intimida na TV Cultura

Por Altamiro Borges


A Folha revelou neste sábado (21) que “a secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Marilia Marton, tentou intimidar os conselheiros da Fundação Padre Anchieta, que mantém a TV Cultura, em reunião no último mês de junho. As informações constam da ata do encontro, registrada em cartório e divulgada pelo órgão em seu site”.

Segundo o jornal, a serviçal do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ficou irritada com uma notinha publicada pelo Painel da Folha, “revelando a tentativa dela de indicar para o órgão o cineasta conservador Josias Teófilo, autor de filme sobre o escritor Olavo de Carvalho, que tinha despertado forte reação entre conselheiros”.

Marco Temporal: apesar de tudo, um avanço

Foto: Sofia Lisboa/Tucum
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Ao enfrentar o Marco Temporal, na primeira decisão de extrema gravidade que lhe coube definir no terceiro mandato, Lula tomou a decisão acertada.

Produto de uma sequencia de lutas sociais e conflitos de interesse de gigantesca dimensão, este debate envolve um ponto sem retorno da história de nosso país.

Com a precisão de quem é capaz de conservar os compromissos fundamentais assumidos perante a maioria dos brasileiros e brasileiros e, ao mesmo tempo, mostrar-se leal a uma Constituição que serve de amparo final ao regime democrático, Lula tomou uma decisão política com a precisão cirúrgica de quem se move pelas entranhas da História. Conservou todos os elementos positivos que representam o processo constituinte - retrato menos imperfeito da vontade de uma nação com um reconhecido passivo de domínio e submissão dos mais fracos e menos protegidos.

Israel assassina 150 crianças por dia em Gaza

Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 22/10/23. Foto: Said Khatib/AFP
Por Jeferson Miola, em seu blog:


O 11º dia da ofensiva genocida de Israel na Faixa de Gaza contabiliza resultados tétricos.

Segundo relatórios das autoridades sanitárias de Gaza publicados pela imprensa internacional, 13.162 palestinos ficaram feridos e 4.127 foram mortos até esta 6ª feira, 20/10.

Isso representa 15 palestinos mortos por hora – a maioria crianças, mulheres e idosos.

A quantidade de vítimas palestinas já corresponde a praticamente três vezes o número de israelenses mortos nos atentados do Hamas no 7 de outubro.

Revisando a história para impedir desgraças

Por Jair de Souza


Neste exato momento em que o processo de expulsão e extermínio do povo palestino pelas forças armadas do Estado de Israel está em vias de concluir, considero de fundamental importância rever (ou ver pela primeira vez) um documentário preparado há mais de 15 anos por Renen Berelovich, um ex-soldado do exército israelense.

Em A História Sionista, o autor faz uma profunda meditação e análise sobre as causas que provocaram o surgimento e acirramento de um sangrento conflito, em cujo estágio de máximo horror nos encontramos agora.

Sob a influência da perversidade de vários dirigentes de algumas igrejas falsamente cristãs, muita gente inocente tem sido induzida a aceitar, e até mesmo a apoiar, o massacre de todo um povo, acreditando que, desta maneira, estariam atendendo os desígnios de Deus. Como se Deus pudesse ser tão cruel e monstruoso a este ponto!

As raízes bíblicas do sionismo de Israel

Gaza. Foto: EFE
Por Frei Betto, em seu site:

Sionistas são aqueles que advogam a supremacia do Estado de Israel e impedem que os palestinos tenham um Estado independente, inclusive com direito a terem, como todo Estado constituído, Forças Armadas.

O atual conflito entre israelenses e palestinos deita raízes na Bíblia, em especial no Livro de Josué, que teria sido escrito no século XII a.C. Nem tudo nele possui base histórica. Segundo o relato, Deus teria assumido postura de colonizador e dito a Josué, herdeiro de Moisés, quando o povo hebreu terminava a travessia do deserto após se libertar do Egito: “Atravessa o rio Jordão e entra na terra que dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta dos pés de vocês, darei a vocês conforme prometi a Moisés” (1,2-3).