domingo, 28 de maio de 2023

O fim melancólico do Faustão na Band

Foto: Reprodução/BandTV
Por Altamiro Borges


Terminou nesta terça-feira (23) a curta passagem de Fausto Silva pela Rede Bandeirantes. O programa “Faustão na Band” foi lançado em 17 de janeiro de 2022 e gerou grande expectativa após a saída do apresentador da TV Globo, onde reinou no “Domingão” por 32 anos. Os analistas de mídia avaliam que vários fatores levaram ao fiasco da iniciativa, mas o principal foi o erro de cálculo sobre o formato dos programas de auditório em uma televisão aberta que enfrenta grave crise do seu modelo de negócios, com perda de audiência e publicidade.

O golpista Luciano Hang terá sigilo quebrado?

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


No início dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas do 8 de janeiro, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) apresentou pedido de quebra de sigilo contra o ricaço Luciano Hang. Para ele, o patético “Véio da Havan” ajudou a criar o clima para as ações terroristas em Brasília, com a invasão e a depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

CPI contra o MST - I

Montagem: MST
Por Frei Betto, em seu site:


Fez bem a bancada direitista de deputados federais bolsonaristas de convocar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para tentar levar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra) ao banco dos réus. Assim, o tema da violência no campo volta a ocupar o centro das atenções e os crimes do latifúndio e do agronegócio serão lembrados e denunciados.

Nascida em uma família de classe média no mais rico país do mundo – os EUA, Dorothy Stang foi tocada pela proposta de Jesus e decidiu ingressar na vida religiosa. Enviada ao Brasil como missionária, conheci-a quando preguei o retiro das irmãs da Congregação de Notre Dame de Namur, no Maranhão.

Dorothy Stang fez opção pelos pobres e foi trabalhar com os sem-terra do Pará. Defendia o primeiro projeto de desenvolvimento sustentável do estado, o PDS Esperança; a regularização da terra para famílias de trabalhadores rurais; e combatia a violência praticada contra eles por grileiros, madeireiros e fazendeiros. Em 12 de fevereiro de 2005, foi assassinada com seis tiros à queima-roupa, emboscada numa estrada rural do município de Anapu, cerca de 700km distante de Belém.

O presidencialismo emparedado

Palácio do Planalto, Brasília
Por Roberto Amaral, em seu blog:


O mais famoso dos bardos ingleses valeu-se do disfarce da grande poesia para fazer ciência política. Em uma de suas peças mais lidas, recitadas, ouvidas e vistas (Rei Lear, de 1602), William Shakespeare conta-nos a história de um velho soberano que, descuidado das lições de Maquiavel (O príncipe, 1532), e desprotegido de virtù após ser abandonado pela fortuna, decide, na velhice, pretendendo salvá-lo, dividir seu vasto e poderoso império com suas filhas, igualmente herdeiras. A novela é conhecida: o poder se desconstitui, e o monarca, despido da coroa, conhece o mais vil opróbio, até salvar-se na loucura. A interpretação da saga é, claro, obra aberta. Uma delas pode ser esta: não faz a guerra (ou seja, não se defende), quem foge da adversidade.

A agressão à democracia na Venezuela

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Por Jair de Souza


Qualquer pessoa que se informa exclusivamente através dos órgãos da mídia corporativa deve ter a impressão de que na Venezuela existe uma feroz ditadura que cerceia todas as liberdades de seu povo e impede suas iniciativas.

Entretanto, desde que Hugo Chávez venceu pela primeira vez uma disputa eleitoral para a presidência em 1998, a Venezuela se tornou o país da América onde mais eleições são realizadas. Foram mais de vinte os pleitos eleitorais nacionais realizados para definir seus governantes, seus legisladores, assim como para reescrever sua Constituição, referendar a permanência dos dirigentes em seus cargos, etc.

O sistema eleitoral em vigor na Venezuela é considerado um dos mais seguros do mundo. A totalidade da votação ocorre de maneira duplicada: os eleitores expressam suas preferências por via digital na urna eletrônica; esta, por sua vez, emite uma papeleta confirmando as escolhas do eleitor; este, por fim, deposita a papeleta em outra urna física ao lado da eletrônica.

Congresso Nacional e o governo garroteado

Foto: Ricardo Stuckert
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O governo Lula está garroteado.

Uma poderosa articulação do establishment age coesa na estratégia de inviabilizar e asfixiar o governo Lula.

Nesta empreitada, a oposição ultradireitista e fascista anda de braços dados com certos partidos de direita que, pasme, inclusive comandam ministérios. Apesar disso, não só não apoiam, como votam contra o governo no Congresso.

O establishment faz uma única concessão: Lula até pode governar. Desde, no entanto, que seja com o programa anti-povo e anti-soberania derrotado em 30 de outubro.

A aprovação do regime fiscal com os votos de quase ¾ dos deputadocratas [372], apesar de celebrado pelo governo como êxito seu, na realidade é uma vitória do bloco dominante para preservar o brutal saqueio e pilhagem do Brasil, cujo padrão de espoliação tornou-se ainda mais indecente a partir da derrubada fraudulenta da Dilma em 2016.

Dedicação, empenho e liderança

Trabalhadores, 1955/Di Cavalcanti
Por João Guilherme Vargas Netto


A maior preocupação de um dirigente sindical deve ser o cotidiano dos trabalhadores e das trabalhadoras que ele representa.

A “subida” às bases e o relacionamento permanente e motivado com os representados esclarecendo-os, mobilizando-os e unindo-os ocupará quase todo o tempo do dirigente, fortalecendo, assim, a entidade.

Em situações especiais os dirigentes desenvolverão outras atividades compatíveis com seus cargos e responsabilidades.

Entre estas contarão o contato com seus colegas de direção nas entidades em que participam, a garantia de recursos financeiros, as negociações com o patronato, as relações com o Judiciário, com os meios de comunicação, com os movimentos sociais, com o governo e os políticos. São momentos especiais em que se revela e se torna mais efetiva a orientação da entidade, a sua “pegada”.