quarta-feira, 4 de julho de 2012

José Serra e os grampos falsos

Por Luis Nassif, em seu blog:

Alguns elementos para algum historiador que, no futuro, se debruce sobre a biografia de José Serra.

A comunicação falsa de grampos telefônicos contra autoridades do Judiciário tem sido um dos principais instrumentos de comoção política no país.

Há três casos expressivos:

Grande mídia perde mais uma na Justiça

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

O confronto emblemático em torno da legalidade de regras históricas da agência reguladora FCC (Federal Communications Commission), relativas à propriedade cruzada (cross ownership) dos meios de comunicação (jornais, emissoras de rádio e televisão) em mercados locais, teve seu lance mais recente na Suprema Corte dos Estados Unidos, na sexta feira (29/6).

Menos superávit e mais investimento

Por José Dirceu, em seu blog:

Roberto Messenberg, coordenador do Grupo de Análise e Previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão ligado à Presidência da República, disse ontem em entrevista à imprensa, durante apresentação da 19ª edição do Boletim Conjuntura em Foco, no Rio, exatamente o que temos dito e repetido à exaustão neste blog: mais investimentos e menos superávit é a linha que o governo precisa adotar se quiser voltar a ver a atividade econômica acelerando.

Foro São Paulo e a revolução bolivariana

Editorial do sítio Vermelho:

Assume grande significado para as esquerdas latino-americanas e de todo o mundo a realização, a partir desta quarta-feira (4), em Caracas, até a sexta-feira (6), do 18º Encontro do Foro de São Paulo.

O cenário de hoje é muito diferente daquele em que esta articulação de forças de esquerda foi criada, há 22 anos. Naquela altura, tinha lugar a contrarrevolução que levou de vencida a primeira experiência de construção do socialismo no mundo e abriu caminho para a hegemonia neoliberal e conservadora no plano mundial, ao estabelecimento de uma ordem unipolar, em que o imperialismo, nomeadamente o estadunidense, pôs em prática uma política ainda mais agressiva, truculenta, militarista e belicista.

"Uma Suiça" dentro do Brasil

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Como dizia aquela famosa atriz, a Kate Lira, “brasileiro é tão bonzinho”…

Vende de forma descontrolada o melhor minério de ferro do mundo.

Permite a montadoras que remetam um Bolsa Família e meio para as matrizes (U$ 14,6 bi) em pouco mais de três anos.

Autoriza um estrangeiro endinheirado a montar um enclave em território brasileiro do tamanho de uma Suiça.

"Aloprados": armação do PSDB e da mídia

http://oterra.blogspot.com.br
Por Antônio Mello, em seu blog:

Em setembro de 2006, no auge do escândalo dos ditos aloprados, quando ainda não havia acontecido o acidente da Gol e o delegado Bruno não havia passado imagens da bolada de dinheiro para a Globo, escrevi aqui no blog uma postagem, que me rendeu inúmeras críticas, em que eu afirmava que toda a história poderia ser uma armação do PSDB.

Demóstenes e o conceito da honra

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O patético discurso que o senador Demóstenes Torres dirigiu a um plenário vazio, levado ao público pela emissora do Senado, talvez tenha sido o mais emblemático episódio do caso de corrupção que tem como centro o homem de negócios Carlos Augusto Ramos. O texto do pronunciamento, bem redigido, mas chocho de credibilidade, é uma peça de acusação à Polícia Federal. Os federais - conforme a defesa-acusação do senador goiano - teriam editado as suas frases, gravadas das conversas interceptadas com o suspeito, de forma a comprometê-lo. Aceitando-se, como se deve, que os acusados têm o pleno direito a defender-se, é difícil que alguém, dotado de fiapos de lucidez, duvide da societas sceleris, formada em Goiânia e Anápolis, para a ocupação do poder público pelo que se convencionou chamar crime organizado.

Publicidade infantil: proibir ou não?

Por Beatriz Mendes, na CartaCapital:

Entre um bloco e outro de um programa de tevê, exércitos de bonecos, ursinhos e super-heróis não medem esforços para vender para as crianças o mais novo brinquedo do mercado. Na internet, aquele que conseguir fazer o personagem comer uma maior quantidade de sanduíches é o vencedor do jogo criado especialmente para uma rede de fast food. Pequenas reproduções de logomarcas de empresas deixam os jogos de tabuleiro com uma cara mais próxima à realidade.

Mujica encerra polêmica sobre Venezuela

Da Rede Brasil Atual:

O presidente do Uruguai, José Mujica, deu fim hoje (4) à polêmica sobre o papel do Brasil na entrada da Venezuela no Mercosul afirmando que concordou com a posição de Dilma Rousseff durante a reunião de chefes de Estado realizada na semana passada em Mendoza, na Argentina.

O Conselho de Comunicação no RS

Do sítio Carta Maior:

A proposta de criação do Conselho Estadual de Comunicação Social (CECS) do Rio Grande do Sul foi finalizada segunda-feira. A minuta do Projeto de Lei foi apresentada e debatida ponto a ponto no grupo de trabalho responsável pela formulação da redação. Agora, o documento será encaminhado ao governador Tarso Genro, que deve avaliar o conteúdo antes de encaminhá-lo à Assembleia Legislativa.

Golpe no Paraguai: 3 motivos, 1 indício

Por Silvia Beatriz Adoue, no jornal Brasil de Fato:

Motivos
1. Em setembro de 2009, o presidente paraguaio Fernando Lugo rompeu o convênio que mantinha 500 militares de EUA desde 2006, numa base militar em território do país com imunidade semelhante à dos diplomatas. Emagosto de 2011 houve uma reunião entre 21 generais estadunidenses e a Comissão de Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara dos Deputados. E o presidente da Comissão, o deputado José López Chávez, se manifestou públicamente a favor da instalação de uma base militar na região do Chaco paraguaio. O argumento do parlamentar é que Bolívia ameaçaria a segurança de Paraguai “com sua carreira armamentista”.

Fanáticos do mercado perdem na Islândia

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

Há dois motivos para se prestar atenção à política da Islândia mas a maioria das pessoas só costuma prestar atenção num deles.

A primeira ministra é Jóhanna Sigorarddóttir, primeira chefe de governo assumidamente homossexual do planeta. Mãe de dois filhos, divorciada, quando a união entre pessoas do mesmo sexo foi legalizada a primeira ministra oficializou o casamento com uma escritora.

O outro motivo para se prestar atenção na Islândia é político. Seu presidente, o socialista Olafur Ragnar Grimsson, que foi reeleito ontem com mais de 52,7% dos votos, é uma das personalidades mais relevantes da crise econômica mundial.

A praga do imperialismo midiático

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Quem exprimiu a premissa que intitula este texto, ainda que em outros termos, não foi qualquer um. Seu autor é o presidente do Equador, Rafael Correa. Foi dita em visita recente que o mandatário fez ao Brasil durante entrevista que concedeu ao jornalista Kennedy Alencar em programa que este mantém na televisão aberta.

Mídia demotucana instiga racha PT-PSB

Por Altamiro Borges

As eleições municipais sempre foram o terreno propício para as escaramuças políticas. Os partidos tentam se firmar, ganhar mais espaço no campo institucional, cacifar-se para as próximas contendas estaduais e nacional. O pragmatismo nas alianças vira regra. Faz parte do jogo na democracia liberal. Neste sentido, a recente disputa entre PT e PSB, ambos da base de apoio do governo Dilma Rousseff, é natural. O que chama atenção, porém, é a postura da mídia demotucana, que tenta atiçar ao máximo esta divisão.

"Aloprados", Cachoeira e a TV Globo

Por Altamiro Borges

Saiu ontem na coluna Informe JB, do jornalista Marcelo Auler:

*****

Cachoeira & Aloprados

Em um dos vídeos apreendidos na casa de Adriano Aprígio, ex-cunhado do bicheiro Carlinhos Cachoeira, o ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, comemora o envolvimento de petistas no chamado Escândalo dos Aloprados.