quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Demissão na Siemens apavora tucanos

Por Altamiro Borges

Sem manchetes nos jornalões ou estardalhaço da TV, a mídia demotucana noticia hoje que a multinacional alemã Siemens demitiu Adilson Primo, que desde 2001 era o presidente-executivo da sua subsidiaria brasileira. Segundo a lacônica nota da empresa, “por meio de investigação interna, foi descoberta uma grave contravenção das diretivas da Siemens na sede nacional”.

Armação dos EUA ou loucura do Irã?

Por Antonio Luiz M. C. Costa, na CartaCapital:

Ontem, 11 de outubro, o governo de Barack Obama anunciou ruidosamente a desarticulação de uma suposta conspiração de uma facção do governo iraniano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita nos EUA e cometer outros atentados contra embaixadas sauditas e israelenses. Em represália, anunciou novas sanções contra Teerã.

Rotatividade no emprego: "moer gente"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

"Dá dez mil réis e manda embora".

O ditado aí de cima é uma terrível realidade do mundo do trabalho no Brasil.

Infraero: a privatização em marcha

Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

As surpresas desconfortáveis que a História nos apresenta, depois da chegada de governos supostamente mais à esquerda ao poder, são bem antigas. Dentre os muitos casos conhecidos, há dois que podemos considerar como paradigmáticos e que passaram a ser referência para esse tipo de dificuldade política, derivada de um abandono dos programas para os quais os governos haviam sido eleitos. Refiro-me às vitórias encabeçadas pelos socialistas na França com François Mitterrand e na Espanha com Felipe Gonzalez, lá no longínquo início da década de 80 do século e do milênio passados.

CNTU debate democracia e mídia

Por Rita Casaro

Porto Alegre sedia, no dia 21 de outubro, o 4º Encontro Regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), com o tema "Democracia, comunicação e cultura”. O evento reunirá intelectuais, artistas, escritores e cineastas para debater políticas que assegurem direitos e acesso à comunicação e à cultura, a exemplo da expansão da infraestrutura para universalização da banda larga, do envolvimento da sociedade na regulação das telecomunicações, do estímulo à produção nacional e também da sua difusão nas regiões brasileiras, envolvendo inclusive incentivos à ampliação das salas de cinema no País.

Cooperifa completa 10 anos

Neste final de semana, a Cooperifa completará 10 anos de existência. Ao longo desse período, foram mais de 500 Saraus na periferia de São Paulo!

Confiram abaixo a programação completa da Mostra Cultural Especial dos 10 Anos e bora reforçar a divulgação, noticiar, cobrir, etc!

Mais informações: http://colecionadordepedras1.blogspot.com / poetavaz@ig.com.br / (11) 78348731 / 9342-8687 / 9391-3503 / 6599-5499.

4ª Mostra Cultural da Cooperifa

A Cooperifa é um movimento que transformou o Bar do Zé Batidão, na periferia de São Paulo, em um centro cultural. São dez anos de realização de saraus e valorização da literatura, por meio do incentivo à leitura e à criação poética.

Gisele Bündchen: Onde está a censura?

Por Venício A. de Lima, no Observatório da Imprensa:

No recente episódio envolvendo a posição da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) em relação a uma campanha da Hope Lingerie, estrelada pela modelo Gisele Bündchen, um dos aspectos que deve merecer nossa atenção é a reação unânime de repúdio da grande mídia à iniciativa da SPM-PR, acusada de cercear a liberdade de expressão.

Em defesa do caráter público da EBC

Criada há pouco menos de 4 anos, a EBC – Empresa Brasil de Comunicação – está concluindo a primeira fase de uma longa caminhada no sentido da consolidação e fortalecimento da comunicação pública brasileira. Diversos atores sociais, tanto da sociedade civil como dos poderes públicos, envolveram-se nos debates iniciais que deram origem à criação da empresa, em particular durante o I Fórum Nacional de TVs Públicas, o que deu uma grande legitimidade ao processo de criação da EBC, embora ela continue sofrendo críticas por parte da mídia comercial privada e de setores da oposição, que ainda não compreendem a relevância e a necessidade de se garantir a complementaridade entre os sistemas público, privado e estatal, prevista em nossa Constituição, para o fortalecimento de nossa democracia.