segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Na Europa, a extrema-direita dá apoio a Israel

Ilustração: Sabaaneh
Por Flávio Aguiar

A guerra no Oriente Médio está provocando uma maior inclinação do eixo de grande parte da extrema-direita europeia para o lado israelense do conflito.

O caso mais chamativo desta tendência é o da líder do Rassemblement National - Reunião Nacional - francês, Marine Le Pen. Em declarações à imprensa e no Parlamento Nacional ela manifestou seu apoio irrestrito à sobrevivência de Israel e o seu “direito à auto-defesa”.

Jordan Bardella, o presidente do Partido, complementou: “Para muitos judeus franceses o Reunião Nacional representa um escudo contra a ideologia islamista”.

Críticos da líder francesa veem neste seu movimento uma tentativa - que qualificam como “demagógica” - de apagar o passado antissemita do partido, quando se chamava “Frente Nacional” e era liderado por seu pai, Jean-Marie Le Pen, condenado em processos por minimizar o Holocausto. Apontam que ela está mirando a eleição presidencial de 2027, quando o atual presidente, Emmanuel Macron, não poderá concorrer, uma vez que a Constituição francesa proíbe o exercício de mais de dois mandatos presidenciais consecutivos. E lembram que de eleição em eleição os votos em Le Pen vem crescendo continuamente.

Bolsonaro chupim atrapalhou repatriações

Genocídio em Gaza. E agora, Lula?

Lula vai recepcionar brasileiros repatriados

Hora de endurecer com Israel