segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fantástico desmascara deputado bolsonarista

Por Altamiro Borges

Nunca confie em politiqueiro que se autoproclama "homem do bem" e posa de paladino da ética. Geralmente, ele é um corrupto canalha. Esconde suas sujeiras com o falso moralismo. Neste domingo (14), o programa Fantástico da TV Globo revelou alguns podres do deputado estadual bolsonarista Ruy Irigaray (PSL-RS).

Segundo a longa reportagem, o parlamentar gaúcho usou funcionários do seu gabinete para trabalhos não relacionados à função de assessor – como reformar a casa da sogra e cuidar de suas filhas. O caso é investigado pelo Ministério Público (MP-RS) e pode até resultar na cassação do mandato do oportunista.

STF autoriza ações da PF contra Pazuello


Por Altamiro Borges

O cerco contra o general Eduardo Pazuello, o "craque da logística" do laranjal bolsonariano, vai se fechando por todos os lados. Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas da União (TCU) e até o Alto Comando (?) do Exército já estão no encalço do incompetente ministro da Saúde.

Nesta segunda-feira (15), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Polícia Federal faça diligências no inquérito que apura se houve omissão criminosa de Eduardo Pazuello na gravíssima crise sanitária que dizima o Amazonas.

Atraso na vacinação é culpa de Bolsonaro

Arte: Gladson Targa
Por Altamiro Borges

O atraso e até a suspensão da vacinação em alguns estados e municípios têm um culpado maior: o genocida Jair Messias Bolsonaro. Há várias provas desse crime. A mais recente foi publicada na Folha e mostra que o governo federal só gastou 9% da verba emergencial liberada para vacinas contra a Covid-19.

Segundo a matéria, três medidas provisórias (MPs) assinadas pelo presidente em agosto, setembro e dezembro abriram créditos extraordinários que somaram R$24,5 bilhões. Mas "o país chegou à metade de fevereiro com apenas R$ 2,2 bilhões efetivamente gastos" – segundo dados totalizados do próprio Ministério da Saúde até 10 de fevereiro.

O general Villas Bôas e a cobiça do Centrão

Solitária, pobre, sórdida, brutal e curta

Por Marcelo Zero

A grande façanha de Bolsonaro foi ter devolvido o Brasil ao que Hobbes chamava de “estado da natureza”.

Uma condição, sem regras, sem leis e sem Estado, na qual a vida humana é invariavelmente “solitária, pobre, sórdida, brutal e curta” (solitary, poor, nasty, brutish, and short). Uma guerra constante de todos contra todos (bellum omnium contra omnes).

De fato, sem auxílio emergencial, sem empregos e salários decentes, sem direitos, sem alimentos, sem perspectivas, sem vacina e até sem oxigênio a vida dos brasileiros se aproxima cada vez mais do pesadelo descrito por Hobbes.

No Brasil, o Estado parece ter sumido, principalmente quando se trata de defender a vida dos mais frágeis e pobres.

Furar a bolha ou cair numa armadilha?

Por Renata Mielli e Haroldo Ceravolo Sereza, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Vivemos em um país com praticamente nenhuma pluralidade e diversidade na radiodifusão. O modelo privado comercial - que tomou conta da prestação deste serviço público indispensável para a circulação de informações na sociedade - criou um ambiente de monopólio, no qual as emissoras são propriedades de um pequeno leque de agentes econômicos cujas posições editoriais revelam um discurso único sobre diferentes temas políticos, com viés neoliberal e de centro/direita.

A dura reconstrução depois da Lava-Jato

A pauta das centrais sindicais no Brasil

Bolsonaro quer jogar o país na guerra civil

Sai Maia, entra Lira e nada do impeachment

Huck e o fracasso da direita neoliberal

A indústria da delação premiada na Lava-Jato

Churrasco superfaturado das Forças Armadas?