sexta-feira, 13 de junho de 2025

PF prende o ministro sanfoneiro de Bolsonaro

Por Altamiro Borges


A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (13) o “ministro-sanfoneiro” de Jair Bolsonaro, o bajulador Gilson Machado. Segundo a PF, o ex-ocupante da pasta do Turismo do covil fascista procurou o Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio passado, para obter a emissão de um passaporte para Mauro Cid, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente fujão que delatou os golpistas que agora estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda segundo a investigação da PF, Mauro Cid já teria tentado, em janeiro de 2023, obter a cidadania portuguesa. Para agravar as suspeitas, os seus pais, a esposa e as filhas deixaram o Brasil rumo a Los Angeles (EUA) no mês passado. Com base nesses indícios, a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao STF, na terça-feira (10), um pedido para investigar se Gilson Machado estaria agindo em conluio com Mauro Cid para viabilizar sua fuga do país.

Propostas para enfrentar a crise ambiental

Charge: Bored Panda
Por João Pedro Stedile

Todos os dias, os jornais noticiam crimes ambientais cometidos por empresas e pelo agronegócio, ávidos por lucro fácil. A apropriação privada de bens da natureza — como terras, água, florestas, biodiversidade e minérios - proporciona lucros extraordinários.

O uso de agrotóxicos, por exemplo, mata a biodiversidade, desequilibra a natureza, contamina o solo, as águas do lençol freático, os rios, os peixes e até as chuvas. Assim, prejudica toda a sociedade e provoca enfermidades comprovadas, como o câncer. A criação intensiva de gado bovino em grandes áreas, por sua vez, emite gases que contribuem para o efeito estufa, aumentando a temperatura do planeta.

Governo Lula solicita extradição de Zambelli

A baixaria de Nikolas Ferreira diante de Haddad

Infantaria de “moleques” ataca o governo Lula

Israel e Irã elevam tensão nuclear

Lula tira sarro de depoimento de Bolsonaro