terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nem tudo é horror na TV

Por Nirlando Beirão, na revista CartaCapital:
 

Esta coluna é dedicada a todos aqueles que, ancorados nos anos 50, ainda combatem a invenção do demônio chamada televisão. São criaturas que deblateram contra tudo o que porventura venha a ser exibido na pequena tela, temerosos de ser confundidos com a audiência descerebrada do Ibope e convencidos por si mesmos, na condição de cultores da Grande Arte, da obrigação de guardar distância de um veículo tão medíocre.

A mídia e a destruição da infância

Por Vicenç Navarro, no sítio Carta Maior:  
            
Está acontecendo algo sobre o qual não se comenta muito nos fóruns midiáticos e políticos do país (Espanha), e que está causando impacto enorme na qualidade de vida em nosso presente e em nosso futuro. Estou me referindo à grande deterioração do meio cultural no qual a criança está submersa. Um indicador disso, entre outros, é o mundo midiático ao qual as crianças estão expostas. E não me refiro somente ao número de horas que passam diante da televisão ou de outras mídias de entretenimento, o que continua sendo um problema grave (nos Estados Unidos, onde este tipo de estudo é sistematicamente realizado, o tempo de exposição subiu de uma hora e meia nos anos 1970 para cerca de quatro horas atualmente). Estou me referindo, além do tempo de exposição, à evidente deterioração dos conteúdos de produção midiática. A destruição no conteúdo educativo dos programas televisivos ou dos videogames tem sido eminente, com um aumento notável da promoção do consumismo, do individualismo, da violência, do narcisismo, do egocentrismo e do erotismo como instrumentos de manipulação.

Joaquim Barbosa e a imprensa bandida

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os três principais diários brasileiros de circulação nacional registraram com zelo a mais recente manifestação do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que viaja pela Europa em férias oficiais, com direito a diárias e cobertura regular da imprensa. Desta vez, o ministro se queixa da Folha de S. Paulo, que publicou entrevista com o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que foi condenado na Ação Penal 470 mas não pode começar a cumprir sua pena porque o presidente do STF não deixou o mandado assinado. De quebra, atira para todo lado, ao se referir a uma tal “imprensa bandida”.

A “Chacina de Unaí” e a impunidade

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Em 28 de janeiro de 2004, quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego foram assassinados enquanto realizavam uma fiscalização rural de rotina na região de Unaí, Noroeste de Minas Gerais. O motorista Aílton Pereira de Oliveira, mesmo baleado, conseguiu fugir do local com o carro e chegar à estrada principal, onde foi socorrido. Levado até o Hospital de Base de Brasília, Oliveira não resistiu e faleceu no início da tarde. Antes de morrer, descreveu uma emboscada: um automóvel teria parado o carro da equipe e homens fortemente armados teriam descido e fuzilado os fiscais. Erastótenes de Almeida Gonçalves, Nelson José da Silva e João Batista Soares Lages morreram na hora. O caso ganhou repercussão na mídia nacional e internacional.

Celac e a agenda da América Latina

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate
Do sítio Opera Mundi:

No discurso de abertura da segunda cúpula da Celac (Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos), nesta terça-feira (28/01) em Havana, o presidente cubano Raúl Castro afirmou que a agenda do continente deve ser pautada pela erradicação da pobreza, universalização do acesso à educação de qualidade, e estabelecimento de uma zona de paz alheia à intervenção externa.

Brasil: a aposta da direita

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Antonio Martins, no sítio Outras Palavras:

Como 2014 promete emoções fortes… Em São Paulo, há riscos de que surja, nas próximas horas, a primeira vítima fatal das manifestações contra a Copa do Mundo. Fabrício Proteus Chaves, de apenas 22 anos, está em coma induzido numa UTI, depois de ser baleado sábado, de modo covarde e fútil - no peito e nos testículos - por policiais militares. O secretário de Segurança tenta proteger os que atiraram. De Lisboa, a presidente Dilma Rousseff convocou (para fevereiro) reunião de emergência… Porém, o silêncio, diante dos novos atos brutais cometidos pela polícia paulista leva a temer que o governo federal manterá, em relação aos protestos, a atitude de avestruz adotada a partir de outubro. A repressão concentra as atenções sobre o black-bloc. Mas será ele, de fato, um oponente da brutalidade do Estado? Ou, pelo contrário, contribui pra radicalizá-la, ao adotar a violência como arma política e tornar legítima, portanto, a lógica que sustenta a repressão policial? A seguir, três hipóteses sobre os últimos acontecimentos.

O poder absoluto do STF

Por Pedro Rafael Ferreira, no jornal Brasil de Fato:

Na última semana, o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de férias na Europa, recebeu 11 diárias para proferir dois dias de palestra na França e na Inglaterra. Segundo sua assessoria, o descanso seria interrompido para que ele cumprisse as agendas, além de outros encontros, o que justificaria o recebimento dos R$ 14 mil em auxílio-viagem. Somente após denúncia do fato nos meios de comunicação, a agenda oficial foi divulgada.

A natureza do escorpião da imprensa

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Até que ponto pode chegar a falta de assunto da imprensa grande? Depois de que Joaquim Barbosa foi pego com as calças na mão ao receber mais de R$ 14 mil em diárias para viajar para Europa estando em férias, a mídia resolveu tratar uma parada da viagem de Dilma da Suíça para Cuba em Portugal com se fosse a mesma coisa feita pelo supremo presidente do STF.

Mensalão tucano: aviso aos indignados

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

É preciso reconhecer que não há surpresa nenhuma diante dos primeiros resultados do mensalão PSDB-MG.

Em função da idade, um dos réus mais importantes acaba de ter sua pena prescrita. Em breve, o próprio tesoureiro também irá receber o mesmo benefício.

Trabalho escravo não dá cadeia!

Por Altamiro Borges

O Ministério Público Federal lança nesta terça-feira (28) uma campanha para exigir maior agilidade no julgamento dos empresários envolvidos na exploração de trabalho escravo. Segundo levantamento do MPF, nos últimos quatro anos, nenhum acusado de contratar trabalhadores em condições análogas à escravidão foi condenado. Nesse período, foram ajuizados 469 processos nos tribunais do país, mas nenhum resultou em punição. “Para o Ministério Público Federal, a impunidade está ligada à demora do Judiciário em resolver as causas”, relata o jornal O Globo. Os juízes nativos, que adoram os holofotes da mídia, evitam enfrentar os “modernos” escravocratas do campo e da cidade.

Guerras recrutam crianças na África

Por Altamiro Borges

Em Davos, nas aprazíveis montanhas dos Alpes suíços, alguns ricaços voltaram a manifestar a sua “profunda” indignação contra as injustiças sociais no planeta durante o Fórum Econômico Mundial. Na plateia, possivelmente, alguns executivos das trilionárias empresas de armamentos. Puro cinismo! Nesta semana, organismos internacionais voltaram a alertar que cresce o número de crianças recrutadas para as guerras no sofrido e descartado continente africano. A indústria de armas movimenta bilhões de dólares em lutas fratricidas por motivações econômicas e políticas. Somente na República Centro Africana, a Unicef calcula que mais de 6 mil crianças empunham fuzis e metralhadoras.

O “mensalão tucano” subiu no telhado

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Na semana passada, a Justiça de Minas Gerais – famosa por seus sólidos vínculos com o tucanato – confirmou a prescrição das acusações contra o ex-vice-governador e ex-ministro Walfrido dos Mares Guia pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Ele foi acusado de integrar o esquema de desvio de dinheiro de empresas públicas do Estado para financiar a reeleição do então governador Eduardo Azeredo (PSDB) em 1998. Mares Guia era vice do tucano na época. Segundo a juíza Neide Martins, os crimes previstos no processo do “mensalão tucano” – que a mídia insiste em chamar de “mensalão mineiro” – prescreveram após a velha raposa política completar 70 anos, em 2012.