sexta-feira, 14 de julho de 2023

Eduardo Bolsonaro deve responder por seu crime

Charge: Mor
Por Gilson Reis


“Você acha que os políticos não sabem como resolver o problema da violência? (…) O problema é que eles sabem que não serão reeleitos se fizerem isso. Sabem que isso exige um investimento em educação e políticas sociais que não têm retorno na urna, no curto prazo, mas que é algo para o médio prazo, para daqui a dez ou 15 anos.”

Essa declaração foi feita por Antônio Francisco Bonfim Lopes em março de 2018, em entrevista exclusiva ao El País Brasil, reportagem que ficou, aliás, entre os 100 textos jornalísticos mais lidos no mundo no ano da publicação. Não se trata de uma matéria sobre educação, mas o trecho revela que Antônio Francisco Bonfim Lopes, o entrevistado, expressa pleno reconhecimento sobre o valor da educação e a necessidade de investimento e de políticas públicas voltadas para seu fortalecimento e sua qualidade.

Arthur Lira move ação de censura contra o ICL

Democracia e política pública de comunicação

Para além da reunião do Copom

Charge: Miguel Paiva
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


Durante os dois primeiros dias do próximo mês será realizado um novo encontro ordinário do Conselho de Política Monetária, o Copom. As expectativas do chamado “mercado” para o resultado da reunião apontam para uma redução da Selic. Algumas avaliações indicam uma queda de 0,50%, outras mais cautelosas sugerem 0,25%. Mas o fato é que, muito provavelmente, a taxa referencial de juros a ser anunciada pontualmente às 18 hs da quarta-feira, dia 2 de agosto, será menor do que a atual.

Eduardo Bolsonaro e as drogas pesadas

Charge: Máximo
Por Táscia Souza

Drogas pesadas (ou Talvez ele tenha razão)

01.

Na semana em que o terceiro filho do ex-presidente (que acaba de ficar inelegível por conspirar contra a democracia brasileira) fez seu mais recente discurso, tentando criminalizar e, ao mesmo tempo incitando o ódio e a violência contra professores, Anísio Teixeira faria 123 anos. É gente como Anísio que o terceiro filho do ex-presidente comparou a traficantes.

Talvez ele tenha razão. Baiano de Caetité, o educador que hoje dá nome ao Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) esteve envolvido, na década de 1930, em todo o debate sobre a universalização da escola pública, laica, gratuita e obrigatória. Debate que, inclusive, levou ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932.

Lula e o desafio do atraso

Foto: Ricardo Stuckert
Por Roberto Amaral, em seu blog:


“Lembro a vocês que as eleições já ocorreram: os vitoriosos, como nós, estão no poder. O meu candidato, o candidato que apoiei, perdeu a eleição.”

Ouso afirmar que a característica nodal de nossa formação é o monolitismo do poder, impávido, insensível ao progresso social, arcaico e no entanto irremovível. Imune às transformações econômicas e sociais, às rebeliões, às insurreições massacradas, como às “revoluções” e aos golpes de Estado perpetrados pela classe dominante acionando seu braço armado. Assim, feitoria, colônia de exploração e extração (jamais projeto de povoamento), vice-reinado, império, república, passados 500 anos de tentativa de construção de uma nação, a cujo povo foi negado o papel de sujeito, permanecemos presos ao projeto da casa-grande, senhora de baraço e cutelo desde a colônia: do engenho de açúcar à Avenida Paulista, conhecemos um só mando.

Na era do streaming, greve abala Hollywood

Foto: reprodução do twitter SAG-AFTRA
Por Altamiro Borges


Em tempos de streaming e da chamada Inteligência Artificial (IA), a greve dos profissionais de Hollywood, nos EUA, ganha enorme relevância. Nesta quinta-feira (13), os 160 mil artistas associados ao Screen Actors Guild (SAG) decidiram aderir ao movimento, que teve início em maio passado com a paralisação dos roteiristas. “O sindicato aprovou a paralisação numa votação unânime... Os autores de texto para cinema e TV têm demandas semelhantes às dos atores, em especial em relação aos royalties advindos do streaming”, relata a Folha.