segunda-feira, 22 de junho de 2020

Queiroz teme ser descartado e assassinado

Por Altamiro Borges

A revista Época postou neste final de semana uma notinha que instiga a cizânia no laranjal de Jair Bolsonaro: "Fabrício Queiroz teme ser assassinado desde o começo da investigação da rachadinha no gabinete de Flávio Bolsonaro, medo que aumentou depois da execução de Adriano da Nóbrega sob circunstâncias até agora não totalmente claras".

Segundo a matéria, "ainda em dezembro de 2018, nas primeiras semanas em que o seu nome passou a fazer parte do noticiário nacional, Queiroz desabafou sobre o temor a uma pessoa de sua confiança... Disse não se preocupar com queima de arquivo", mas que temia os "opositores de Bolsonaro". Baita paranoia!

Generais vão deixar laranjal de Bolsonaro?

Regina Duarte faz apologia da ditadura

Senado vota a pior lei de internet do mundo

Da Coalizão Direitos na Rede:

Está na pauta do Senado Federal para esta semana o Projeto de Lei 2.630/2020, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). Apresentado como “Lei da Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet” e proposto como uma forma de combater as chamadas “fake news”, o projeto ganhou relatório do senador Ângelo Coronel (PSD-BA) indo num caminho totalmente inverso: promovendo a vigilância massiva, abrindo espaço para criminalizar usuários de Internet e podendo se transformar, se aprovado, na pior lei sobre discursos na Internet do mundo. Saiba por que:

Encurralado, bolsonarismo vive de bravatas

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

Depois que o STF decidiu colocar freios no projeto bolsonarista de destruição da democracia, o golpismo do Planalto, que já vinha numa escalada, chegou ao degrau mais alto.

Na manhã da última terça-feira, 16 de junho, o ministro Alexandre de Moraes determinou o cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão e a quebra de sigilo bancário de 10 deputados e um senador bolsonaristas.

À noite, Bolsonaro escreveu nas redes sociais um comunicado cifrado, repleto de mentiras delirantes, mas que deixa claro que a opção do golpe de estado está sobre a sua mesa.

No texto, cria-se um cenário em que o conservadorismo, representado pelo bolsonarismo, está sendo brutalmente perseguido pelas forças do sistema, que foi dominado por muitos anos por governos socialistas.

Bolsonaro está perto da degradação máxima

Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Só um presidente sem respeito pelo decoro exigido no exercício do cargo (lei 1079, conhecida como lei do impeachment) poderia permitir uma operação vergonhosa como viagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para Miami.

Alegando que temia ir para a prisão, ("cadeião", em suas palavras), na 6a. feira, 19, Weintraub embarcou às pressas para os Estados Unidos, onde espera sentar-se numa cadeira de diretor do Banco Mundial (salário equivalente a R$ 115 000 mensais).

O problema é que Weintraub não queria submeter-se a quarentena de 14 dias para atravessar a fronteira norte-americana, exigência cobrada de todo estrangeiro que visita o país, havendo exceção apenas para autoridades estrangeiras.

O insuportável peso das estátuas

Estátua derrubada por manifestantes em St. Paul, Minnesota (EUA)
Por Flávio Aguiar, no site Carta Maior:

Essa questão das estátuas, memoriais e monumentos é demais de complicada.

É tão perigoso erguê-los como destruí-los, pois este último gesto pode significar também uma tentativa de apagar o passado.

Além disto, a gente começa derrubando estátuas de escravistas e pode terminar destruindo Budas milenares, como fizeram os Talibãs e os adeptos da Revolução Cultural na China e no Tibete, décadas atrás.

Até a sua não realização pode ser problemática. Por exemplo: a cidade de São Paulo não tem um logradouro importante com o nome de Getúlio Vargas.

Uma homenagem calada à democracia? Nada disso.

Queiroz, Sara e Weintraub: aquele abraço!

A fuga de Weintraub e a sinuca de Bolsonaro

A ocupação militar do Ministério da Saúde

As narrativas contra o bolsonarismo

Democracia, política e partidos

Prisão de Queiroz fragiliza Bolsonaro