segunda-feira, 2 de maio de 2022

Bolsonaristas hostilizam até equipe da Record

Charge: Machado
Por Altamiro Borges

Nem as emissoras amigas do "capetão", como a fundada pelo "bispo" Edir Macedo, escapam da fúria e da insanidade dos bolsonaristas. O site Notícias da TV informa que "uma equipe de reportagem da TV Vitória, afiliada da Record no Espírito Santo, foi hostilizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro neste domingo, 1º de Maio".

Os profissionais tiveram que deixar o protesto dos fascistas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e por intervenção militar, realizado em Vitória (ES). "Os jornalistas precisaram ser escoltados pela Guarda Municipal para não sofrer agressões físicas de quem estava no local", descreve o site. Os bolsonaristas são realmente doentes, violentos e perigosos!

O Brasil e seus vizinhos

Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Volto a falar um pouco do futuro. Queria dizer hoje algumas palavras sobre a integração do Brasil com a América Latina e o Caribe. É importante retomá-la, desfazendo os estragos produzidos nos governos Temer e Bolsonaro e indo além do que conseguimos nesse tema em períodos anteriores.

A importância da integração do Brasil com a sua vizinhança cresceu com a chamada “desglobalização”, na esteira da pandemia da Covid 19 e das consequências da guerra na Ucrânia. Depois desses dois choques monumentais, os países que prezam a sua autonomia e segurança se deram conta de que não podem continuar na dependência de cadeias produtivas longas, de uma ponta a outra do planeta. Iniciou-se assim um movimento de nacionalização ou regionalização da produção de bens e insumos estratégicos. Reshoring ou nearshoring são as expressões em inglês. (Faço questão de incluir os termos em inglês porque isso sempre ajuda um pouco a vencer as resistências do vira-latismo nacional).

2013 e a vacina contra o golpe anunciado

Charge: Aroeira
Por Luiz Eduardo Soares

Vocês me desculpem voltar a 2013, pela enésima vez, mas essa minha obsessão cumprirá o papel de nos conduzir ao tema inescapável: o golpe que Bolsonaro está montando - e anunciando -, peça a peça, passo a passo.

Qual a versão predominante nas esquerdas sobre 2013 (embora, felizmente, haja outras)?

As ruas foram tomadas por fascistas e despolitizados, liderados por interesses internacionais, que visavam a derrocada do governo Dilma e a estigmatização do PT.

Vocês sabem o que me impressiona nessa leitura simplificadora?

A rapidez com que uma interpretação se consagra quando confirma convicções anteriores e reforça os próprios valores. É muito difícil reconhecer contradições e lidar com a complexidade.

Dizer que 2013 revelaria suas verdadeiras intenções no golpe parlamentar do impeachment é mais ou menos como afirmar que a Igreja Católica medieval teria desvelado as intenções verdadeiras do cristianismo primitivo, ou que o stalinismo teria desnudado a verdadeira essência do marxismo, ou que a mercantilização das calças rasgadas e dos demais itens associados ao mundo hippie teriam demonstrado o caráter intrinsecamente (pequeno) burguês e capitalista do movimento libertário dos anos 1960, etc.

O fiasco dos atos bolsonaristas do 1° de maio

Artista expressa insatisfação da sociedade

Por que Chico Pinheiro deixou a Globo

A vitória de Lula contra Moro na ONU

Quem vai segurar o golpismo de Bolsonaro?

Decisão na ONU desmoraliza Sergio Moro

Não há perspectiva de cessar-fogo na Ucrânia