domingo, 6 de março de 2016

Sem retorno! Globo radicalizará o golpe!

Por Altamiro Borges

A Rede Globo, da bilionária famiglia Marinho, chegou a um ponto de não-retorno! Com a “condução coercitiva” do ex-presidente Lula na sexta-feira (4), forjada pelo fascista que “faz a diferença” Sergio Moro, ela decidiu apostar todas as suas fichas no golpe. Ela segue com a tática de “sangrar” Dilma e “matar” Lula, mas não descarta a própria tese da derrubada do governo eleito democraticamente em outubro de 2014. Na TV aberta, a Globo alterou a grade de programação para criar o clima de terror na sociedade. Na TV fechada, ela escalou o seu time de jornalistas-jagunços para exibir argumentos favoráveis à conspiração. Já a rádio CBN, que toca mentiras, verte veneno a todo segundo. E no jornal O Globo e no seu site, os “calunistas” já pregam abertamente a volta dos militares.

Brasil perde 23 bilionários. Que pena!

Por Altamiro Borges

O Brasil perdeu 23 bilionários neste ano em relação a 2015, segundo o ranking mundial divulgado na semana passada pela revista estadunidense Forbes. O número de brasileiros entre os maiores ricaços do planeta passou de 54 para 31. Na 19º posição encontra-se o empresário Jorge Paulo Lemann, o melhor colocado do país, com uma fortuna estimada em US$ 27,8 bilhões. Jorge Lemann subiu sete posições em relação ao ano passado. Ele é dono, entre outras propriedades, da maior cervejaria do mundo, a Anheuser-Busch InBev, e das marcas como Heinz e Burger King. Em segundo lugar entre os brasileiros está o banqueiro Joseph Safra (42º no ranking mundial). "Ele é o banqueiro mais rico do mundo", afirma a revista. Sua fortuna é avaliada em US$ 17,2 bilhões.

Galvão engole protesto do Corinthians



Por Altamiro Borges

Desta vez, a TV Globo não teve como esconder o protesto da torcida Gaviões da Fiel. Durante o jogo Corinthians e Santa Fé, realizado na quarta-feira (2) pela Libertadores da América, uma faixa enorme foi erguida com os dizeres "Futebol é refém da Globo". Desconcertado, o narrador Galvão Bueno foi forçado a comentar a crítica dos torcedores. Na maior caradura, o eterno serviçal da famiglia Marinho afirmou que "a Globo é a única que transmite [a Libertadores] gratuitamente em TV aberta, como também fazemos com o futebol brasileiro há 40 anos. Mas protestar é sempre um direito".

Lava-Jato e Globo agora miram nos blogs

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

Todo brasileiro medianamente informado sabe que a Lava-Jato (além de atuar só de um lado, poupando sempre o PSDB) é um festival de vazamentos. Vazam depoimentos, vazam delações e documentos sigilosos… Em geral, vazam para as mãos de aliados dos tucanos na mídia: Veja, Estadão, Globo, Folha.

"FHC é dono mesmo do apartamento de Paris"

Alberico, ex diretor da Globo (esq.), em leilão de gado promovido
por Jonas Barcellos, amigo de FHC que “empregou” Mirian Dutra no exterior
Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

No pronunciamento que fez na sexta, dia 5, no Diretório Nacional do PT em São Paulo, Lula disse que usa a chácara de um amigo porque “os inimigos não me oferecem. Quem tem casa em Nova York, Paris, nunca me ofereceu. Se oferecesse, eu ia”.

Na entrevista que me concedeu, a jornalista Mirian Dutra contou que Fernando Henrique Cardoso tem um apartamento em Nova York - segundo ela, no Trump Tower - e outro em Paris.

Lula e o fantasma de 2018

Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Nestes 126 anos da história republicana do País há pouca coisa no mundo político comparável à reação conservadora de agora, marcada pela campanha contra o ex-presidente Lula. Sustentada pela mídia, a onda é movida principalmente por razões eleitorais. Essa perseguição foi comparada recentemente por Eva Vilma, talentosa e corajosa atriz, como uma “caça às bruxas”. Implacável.

A Lava Jato atravessou o Rubicão

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A Lava Jato atravessou definitivamente o Rubicão, com a história da condução coercitiva de Lula para prestar depoimento.

A nota de Moro – transferindo a responsabilidade do pedido ao Ministério Público Federal, conclamando por tolerância e compreensão “em relação ao outro lado” – mostra o risco de se colocar a estabilidade política do país na dependência de um grupo de investigadores provincianos, conduzidos pelas cenouras do Jornal Nacional.

Globo e Moro não desistirão do golpe

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Flavio Aguiar, da Cidade México, na Rede Brasil Atual:

Interrompo momentaneamente minhas séries de outros comentários, diante da estripulia que foi a operação de 4 de março contra o ex-presidente Lula, seus familiares e auxiliares. Dá para perceber um roteiro na ação projetada e em sua falha.

O roteiro começa, a longo prazo, com aquilo que Eric Nepomuceno definiu muito bem: já temos o criminoso, agora precisamos encontrar o crime, coisa que cabe muito bem nas tradições inquisitórias, nazistas, estalinistas, macartistas, pinochetistas etc.

"MPF e Moro deveriam ser punidos"

Foto: Nathalia Gregory/Mídia NINJA
Por Rute Pina, no jornal Brasil de Fato:

"Foi cometida uma ilegalidade grosseira. Não se conduz coercitivamente alguém se não quando este alguém se recusa a depor". Com esse esclarecimento, o jurista e professor emérito da PUC-SP, Celso Antônio Bandeira de Mello, afirma que o juiz Sérgio Moro e o Ministério Público Federal do Paraná deveriam ser punidos por autorizar a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira (4).

Contra Lula, Moro superou a ditadura

Por Marcelo Auler, em seu blog:

Em 1965, ainda faltavam sete anos para o futuro juiz Sérgio Moro vir à luz. Ele nasceu em 1972, portanto, não vivenciou a Ditadura Militar que terminou quando o menino completava 13 anos. Certamente, na escola, ainda sob influência dos currículos traçados pelo governo ditatorial, não se aprofundou nesse período da História Contemporâneas. Mas, a literatura em torno desse período arbitrário é farta, suficiente para que descobrisse que seu despacho autorizando a 24ª fase da Operação Lava Jato – Aletheia, a “busca da verdade” – permitiu aos policiais federais algo que nem os militares fizeram com adversários como Juscelino Kubitschek.

O autoritarismo do 'partido do judiciário'

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A nota da Força Tarefa (o nome, de origem bélica, já bem denota a sua natureza) chamando de “cortina de fumaça” às inúmeras críticas à condução coercitiva de Lula a uma sala do Aeroporto de Congonhas – críticas vindas de todas as partes, inclusive de um Ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello – é só uma patética demonstração do autoritarismo que impera do que, sob a inação de seus órgãos superiores, transformou-se o “Partido do Judiciário e Arredores”, porque a ele também se filiam o Ministério Público e a Polícia Federal.

O manifestante que 'invadiu' a GloboNews

Por Ivan Longo, na revista Fórum:

Uma imagem ganhou as redes sociais na tarde desta sexta-feira (4) em meio à exaustiva cobertura da imprensa da nova fase da operação Lava Jato, que aplicou a condução coercitiva para que o ex-presidente Lula prestasse depoimento à Polícia Federal. Em um dos boletins ao vivo do canal a cabo GloboNews sobre o assunto, um homem aparece no vídeo segurando uma placa com os dizeres: “Mansão Marinho em Paraty”. Só a placa já causou constrangimento na repórter da emissora dos Marinhos, que ainda foi surpreendida com um sussurro do jovem que ecoou em rede nacional: “Globo golpista”.

Grafite reverte ataque ao Instituto Lula

Pesquisa explica pressa para deter Lula

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O espectro de um Lula eleitoralmente competitivo, que assombra os dias e atormenta as noites do conservadorismo, ganhou números sugestivos esta semana.

E são eles que explicam a sofreguidão conservadora nas últimas horas, a uivar pela única forma segura de afastar o perigo de vez: deter Lula de uma vez por todas.

A pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada esta semana, espeta em torno do ex-presidente e de sua liderança três percentuais cuja sedimentação definirá o futuro eleitoral do ex-presidente e o do projeto de restauração neoliberal no Brasil.

Che Guevara entrou clandestino no Brasil

Por Raul Varassin

Ernesto Che Guevara esteve no Paraná em l966, antes de seguir para a Bolívia onde foi executado. Em l961 também esteve no Brasil, em Brasília, onde recebeu a Ordem Cruzeiro do Sul do então presidente Jânio Quadros.

A filha do major Cerveira, Neusa Romanzini Pires Cerveira, conta em seu depoimento à Comissão da Verdade do Paraná que as reminiscências de infância a levam até o bairro Água Verde em Curitiba, onde moravam. O pai, defensor da revolução democrática cubana, recebe Ernesto Che Guevara para um pernoite em l966. “Não houve reunião com nenhuma organização. Ele apenas estava em trânsito”.